terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A Mortalha D ´ Alma de Osório

A origem daquele conjunto de ilhas perdidas no oceano Atlântico é um tanto nebulosa : uns afirmam que os cartagineses teriam estado lá cerca de 400 anos antes de Cristo e mapas genoveses de 1351 fazem referência ao que seria o arquipélago . O certo é que a ocupação oficial do arquipélago dos AÇORES ( o nome vem de AÇOR , uma ave comum naquele arquipélago )  começou em 1431 , quando o navegador português GONÇALO VELHO chegou por lá e o seu povoamento definitivo só foi iniciado no ano seguinte . Um caldeirão de povos o ocuparam : portugueses , principalmente de regiões como Algarve e Alentejo , europeus de várias regiões ( principalmente belgas e holandeses ) , africanos do norte e muitos judeus , que escapavam de perseguições religiosas . O resultado desse caldo foi um povo alegre , gozador e ao mesmo tempo desconfiado .........Vivendo em um local onde a terra , além de escassa , era concentrada nas mãos de alguns poucos ( tanto nos Açores  quanto nos arquipélagos da Madeira e Cabo Verde tiveram início a divisão das terras em CAPITANIAS HEREDITÁRIAS e o cultivo de cana-de-açúcar  e que mais tarde seriam praticados no Brasil )  e onde ainda havia uma super população e fenômenos naturais como abalos sísmicos , não restava outra alternativa senão emigrar e os destinos mais procurados foram Canadá , Estados Unidos ( o ator TOM HANKS e a cantora KATIE PERRY  são de origem açoriana ) e , é claro , Brasil . Engana-se quem pensa que a colonização açoriana limitou-se ao litoral catarinense : os açorianos estiveram presentes em quase todas as regiões do Brasil ( o político mineiro TANCREDO NEVES e a poetisa carioca CECÍLIA MEIRELLES  também eram de origem açoriana ) e no século 18 , época em que eles chegaram aqui em terras barriga-verdes , representavam cerca de 20 % dos portugueses que se estabeleceram no Brasil  , em uma época mais recente - entre 1911 e 1930 - 6.141 açorianos desembarcaram no Brasil . Além de ajudar a ocupar e dar o atual formato territorial do Brasil , fundaram cidades como Pelotas , Porto Alegre , São José  e Tijucas e deixaram uma enorme contribuição nas mais diversas áreas : econômica ( especialmente na pesca e construção naval ) , gastronômica , danças , folclores , canções , sotaque , gírias , etc........Uma dessas contribuições está em uma estranha tradição , até hoje seguida no litoral gaúcho . É o que nos conta o escritor JURA ARRUDA na crônica de hoje . CONFIRA :

"- Pra que comprar roupa nova pro menino , Jurema ? Ele não vai viver

- É pra coberta d ´alma .

  Valtinho estava doente e o médico noticiara que restavam poucos dias de vida ao menino .



 Jurema , muito religiosa , não queria que a a alma do filho ficasse vagando pela cidade , perdida , decidiu cumprir o ritual  que o livrasse disso .



  Milênios depois , o ser humano ainda luta contra a morte e ,a cada derrota , encontra um meio , um ritual  que amenize a dor , um modo de justificar o que não se entende . Segundo Nereu do Valle Pereira , ( HISTORIADOR DE FLORIANÓPOLIS , FOTO ABAIXO , COM MICROFONE )



 ' o home é o único animal que sabe que vai morrer e enterra seus mortos . Daí veem surgir a variedade de ritos fúnebres , que evoluem de acordo não só com os costumes  regionais , mas também com as diversas situações sociais , religiosas e culturais de um povo . Na época do homem Neandertal ( GRAVURA ABAIXO )



, o morto era posto em posição fetal , como no instante de seu nascimento  . '

  A mortalha d ´alma ( ou cobertura d ´alma ) é um ritual de tradição açoriana pouco conhecido . Na cidade gaúcha de Osório ( FOTO ABAIXO )



o costume fúnebre é mantido ainda nos dias de hoje ( há um documentário a respeito no youtube ) . O ritual consiste em entregar a uma pessoa próxima  , que pode ser um amigo ou um parente , uma muda de roupa do falecido , que será usada na missa de sétimo dia .



 Ser escolhido para usar a mortalha d ´alma é uma honraria .

  Um dos pontos interessantes desse ritual é que o amigo ,



 durante os sete dias que antecedem a missa , é acolhido pela família e passa a ser chamado  com o nome do ausente , que é uma maneira do defunto entender o que aconteceu e não ficar vagando perdido pelo mundo . Há casos em que a pessoa que usou a mortalha d ´alma  acaba por ficar na casa do falecido definitivamente , passando a ser um membro da família .



   O imaginário popular , a fé e certas tradições sempre geram ótimas histórias , algumas com beleza singela  , outras estranhas , ou risíveis , ou insólitas . Contudo todas elas apresentam o que de mais humano há em si , a fragilidade diante da morte e a vã resistência .



  Há de haver um dia solução para irremediável desfecho , ou vida além . Por enquanto , repouso minha esperança na sorte e nos desvios que me afastaram dessa indesejável senhora , mas temendo virar assombração , já considero a compra de uma muda de roupas novas e a mudança para Osório . "( FOTO ABAIXO )


Nenhum comentário:

Postar um comentário