terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Que Tal Um Cafezinho ?

Quem recusa o pedido que dá nome a este texto , especialmente em dias frios ou de temperatura agradável ? ( que saudade do inverno .........) Pois esse gesto tão trivial e gostoso começou lá no século 9 , quando nas terras altas da Etiópia , mais especificamente nas proximidades da cidade da KAFFA , surgiram a primeiras referências a pés de café . Em uma dessas histórias que não se sabe serem verdades ou lendas , um pastor de carneiros chamado KALDI teria percebido  que alguns de seus animais teriam ficado mais dispostos ao mastigarem as folhas de uma estranha árvore .........um monge ao saber disso começado a fazer infusões com folhas dessa árvore desconhecida para não dormir enquanto orava . Existem indícios de que muito antes disso o café já fosse conhecido por muitas tribos africanas e que fosse preparada uma pasta de seus frutos moídos tanto para alimentar os animais quanto para dar mais energia aos guerreiros antes de guerras ou lutas rituais . O café teria chegado na península arábica através de prisoneiros de guerra africanos e, embora a princípio reticentes , os árabes acabaram adotando a nova bebida , em substituição às bebidas alcoólicas  , proibidas pelo islamismo , daí também o nome CAFÉ , que vem do árabe QUAWA  , ou vinho (o café era tão importante para os árabes quanto o vinho para os europeus )  . Em função da expansão do islamismo o costume de beber café acabou se difundindo e em 1570 o café chegou na Europa , mais especificamente na cidade de italiana de Veneza ; visto como uma bebida dos mouros ( como os muçulmanos eram chamados pelos europeus ) , ele só passou aos poucos a se tornar popular depois que o papa CLEMENTE VIII o tomou . Muito antes disso , em 1475 , surgiu em Constantinopla ( atual Istambul cidade situada na parte europeia da Turquia ) a primeira loja de café e a partir de 1652 elas começaram a surgir a se tornarem comuns nas principais cidades europeias , como Londres , Lisboa e Paris e também logo se tornaram pontos de encontro de políticos ,artistas e intelectuais  . Em suas "andanças" pelo mundo , o café chegou à ilha de JAVA , uma das ilhas que forma o arquipélago da Indonésia , então uma colônia holandesa  , e foram os holandeses que levaram o café para a América , sendo a princípio cultivado em ilhas da região do Caribe e nas Guianas ( atuais Suriname , Guiana e Guiana Francesa ) .
     A história do café no Brasil começa com um contrabando : o sargento-mor FRANCISCO DE MELO PALHETA  tinha a missão de trazer mudas do já valorizado  café da Guina Francesa , inciando o seu cultivo no Brasil em 1727 , a princípio no Pará . Sem se adaptar aos climas do Maranhão e da Bahia , o café acabou se adaptando aos climas do Rio de Janeiro , Minas Gerais e , principalmente , São Paulo . Aliás , foi graças ao café que a então pacata , modorrenta e pobre vila de São Paulo se tornou a megalópole que é  hoje e o Estado tem todo esse poderia econômico e político ( entre 1894 e 1930 vários presidentes da república eram paulistas e cafeicultores ) . O café , além de  ter sido a principal fonte de riqueza do Brasil durante mais de 100 anos , ainda foi responsável pela transição do Brasil de país agrário e rural para urbano e industrial : o dinheiro antes investido na compra de escravos passou a ser utilizado em ferrovias , telégrafos , serviços públicos iluminação e esgoto ,comércio , indústria , bancos e na vinda imigrantes europeus . O Brasil ainda é o maior produtor mundial , sendo responsável por 35 % da produção mundial ( o segundo colocado , Vietnã , aparece com 12 % ) . O café , além de ser estimulante , traz benefícios como impedir doenças como diabetes , depressão e Mal de Alzheimer e , quando consumido em excesso , pode , entre outros , provocar diminuição na taxa de oxigenação do cérebro e enfraquecimento dos ossos . Tomar um café também pode representar um gesto de solidariedade ............é o que nos mostra , na crônica de hoje , o escritor DONALD  MALSCHITZKY . CONFIRA :
"Cercada de reportagens sobre as tristezas da humanidade - milhões de crianças famintas no Iêmen , conflitos religiosos na Índia , viciados em heroína em Cabul que viraram atração turística - uma notícia de Nápoles , na Itália , ( FOTO ABAIXO )

 dá um alento de civilidade , de sopro de esperança pela solidariedade ; fala do ' café suspenso ' . ( FOTO ABAIXO )

 Não é tão novidade assim , mas  uma revitalização de um costume surgido na cidade durante a Segunda Guerra Mundial , em que a carência deu origem a um ato de solidariedade anônima : ao tomar um café na cafeteria , - 'Uma desculpa para bater papo e contar histórias ' , segundo um frequentador atual - a pessoa que tivesse condições deixava outro pago para quem não tivesse como pagá-lo . Em tempos bicudos para a economia italiana , o costume voltou .

 Divulgado boca a boca , possivelmente em muitos intervalos para cafezinho , e pela Internet , a ideia a ideia passou a ser usada em várias partes do mundo , inclusive no Brasil , e não só para café ,mas também para pizzas , sanduíches e até livros .
 Em tempos de egoísmo glorificado como a chave do sucesso - ao menos esse é o resumo de muitos livros de formação de executivos - 

ações simples assim parecem fadadas ao fracasso , mas esta funcionou . Parece que o segredo está justamente na simplicidade em tocar o coração de quem tem um pouco para compartilhar . Talvez o próprio anonimato , uma vez que quem recebe nunca saberá quem foi o doador , também seja um fator decisivo , pois todos estamos cansados da caridade de sorrisos forçados para aparecer em fotografias que pululam na mídia . ( ABAIXO , FOTO DA SOCIALITE NARCIZA TAMBORIDEGuY )

Nesse contexto , um suspiro de caridade desinteressada , ajuda a desopilar a alma e o cérebro . 

 Pizzas distribuídas aos pobres , 

livros á disposição de leitores ávidos e sem dinheiro , sanduíches para quem tem fome ou simplesmente com vontade de comer com prazer , um cafezinho em bom ambiente , com direito a encostar-se ao balcão , puxar conversa ou ficar por ali  , ouvindo os papos mais diversos e as teorias de salvação do mundo , pois é nesses ambientes que eles florescem  ,

tudo ao alcance , dependendo apenas de um pedido  , pois o principal já foi feito : resgatar as centelhas de bondade que ainda carregamos dentro de nós , apesar de tudo . 

 Vai um cafezinho ? "

Nenhum comentário:

Postar um comentário