"Trânsito estressado de fim de tarde,
relógio a se mover mais rápido do que o tempo que resta para o compromisso. Ditado chinês: 'Se vai dar certo, dará certo, então, para que se preocupar? Se vai dar errado, dará errado, então, para que se preocupar?'. Não funciona: olhos e relógio e buzinas se misturam. Ligo o rádio e levo certo tempo para reconhecer a canção. Aumento o volume e identifico 'Bridge over troubled water' com arranjos de blues e 'spirituals' , como chamávamos as canções religiosas cantadas com ginga, banzo ou alegria pelos negros norte-americanos. Abro as janelas e coloco o volume no máximo que aguenta meu pobre som. Vingança do pipoqueiro: aqueles escutadores daquelas coisas que chamam de música ( ABAIXO , À DIREITA , A FUNKEIRA VALESCA POPOZUDA )
me olham com ar assustado. Estão acostumados a invadir com seu mau gosto e, de repente, serem invadidos por uma voz poderosa, linda, limpa – depois descobri o óbvio: tinha de ser Aretha Franklin - ( FOTO ABAIXO )
a cantar uma canção lapidada pelo bom gosto não é, decididamente, o que esperam no crepúsculo. Os chineses estavam certos: esqueço o relógio.
Há canções que grudam em nós, e nem sempre são as melhores; há aquelas que se aconchegam em nossos corações e não saem nem se escovadas com escovas de aço, mas há as que queremos guardar nos embornais da alma para usá-las sempre que quisermos um pouco de alegria, um tanto de tristeza, um afago de ternura. 'Bridge over troubled water', há muitas e muitas luas, se apossou de grande espaço de meu embornal, e anda comigo; desafino-a sozinho até sem notar.
Conhecemo-nos num LP chamado, simplesmente, de Simon & Garfunkel. Nunca mais ficamos longe. Anos depois, na TV, 'Concert in Central Park' , da mesma dupla . ( FOTO ABAIXO )
Verdade, já gastei os CDs do álbum desse evento. A partir daí, carreguei a maior das certezas: 'Bridge' fora feita apenas para ser cantada por Art Garfunkel.( FOTO ABAIXO )
Até ouvir Elvis Presley ( FOTO ABAIXO ) encantar,
pronunciando cada fonema, fazendo mágicas com o som, Willie Nelson , ( FOTO ABAIXO )
com sua voz de vaqueiro, numa interpretação linear, doída de tão tocante, e Aretha abusando do talento. Não fora composta apenas para uma pessoa, mas só para quem descobrisse seus segredos.
Embornal repleto, uma ponte no caminho. Cruzo-a. A tarde adormece . "
Embornal repleto, uma ponte no caminho. Cruzo-a. A tarde adormece . "
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