quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Musicoterapia

Ela nasceu em 1942 na cidade Menphis , no Estado norte-americano do Tennesse , filha de um pastor da Igreja Batista e com 4 anos mudou-se com a família para Detroit . Começou a cantar com 10 anos , na igreja de seu pai e , típico talento precoce ,  com apenas 14 anos gravou seu primeiro disco , só de música gospel . Logo passou  a cantar músicas profanas e já aos 19 anos era apontada como uma possível sucessora de BILLIE HOLLIDAY ( 1915-1959 ) , uma das maiores cantoras norte-americanas de todos os tempos . A música RESPECT  , de 1967 , tornou-se um hino dos movimentos feminista e pela defesa dos direitos humanos  . Considerada também um símbolo do movimento negro norte-americano , ela recebeu em 2005 , das mãos do então presidente GEORGE W . BUSH , de horrível lembrança , a MEDALHA  PRESIDENCIAL  DA LIBERDADE . Em quase 60 anos de carreira gravou 39 discos e recebeu 21 prêmios GRAMMY , sendo 3 deles honorários . Tornou-se , com sua música dançante , um dos grandes nomes do soul e do rhythm and blues , "namorando" também com ritmos como pop , rock e até ópera ........Teve o seu nome incluído na calçada  da fama de Hollywood em 1979  e do hall do rock ´n roll em 1987 . Uma cantora com o currículo de ARETHA FRANKLIN só pode trazer grandes inspirações e o escritor DONALD MALSCHITZKY  que o diga.......junto com o suingue de Aretha Franklin vem todo o lirismo da dupla ART GARFUNKL - PAUL SIMON  e o tradicionalismo da música do homem do campo de WILLIE NELSON . Esta é a receita da musicoterapia de sua musicoterapia para encarar mais um estressante trânsito , como ele nos relata na crônica de hoje . CONFIRA :

"Trânsito estressado de fim de tarde,



 relógio a se mover mais rápido do que o tempo que resta para o compromisso. Ditado chinês: 'Se vai dar certo,  dará certo, então, para que se preocupar? Se vai dar errado, dará errado, então, para que se preocupar?'. Não funciona: olhos e relógio e buzinas se misturam. Ligo o rádio e levo certo tempo para reconhecer a  canção. Aumento o volume e identifico 'Bridge over troubled water' com arranjos de blues e 'spirituals' , como chamávamos as canções religiosas cantadas com ginga, banzo ou alegria pelos negros norte-americanos. Abro as janelas e coloco o volume no máximo que aguenta meu pobre som. Vingança do pipoqueiro: aqueles escutadores daquelas coisas que chamam de música ( ABAIXO , À DIREITA , A FUNKEIRA VALESCA POPOZUDA )



 me olham com ar assustado. Estão acostumados a invadir com seu mau gosto e, de repente, serem invadidos por uma voz poderosa, linda, limpa – depois descobri o óbvio: tinha de ser Aretha Franklin - ( FOTO ABAIXO )



 a cantar uma canção lapidada pelo bom gosto não é, decididamente, o que esperam no crepúsculo. Os chineses estavam certos: esqueço o relógio.




Há canções que grudam em nós, e nem sempre são as melhores; há aquelas que se aconchegam em nossos corações e não saem nem se escovadas com escovas de aço, mas há as que queremos guardar nos embornais da alma para usá-las sempre que quisermos  um pouco de alegria, um tanto de tristeza, um afago de ternura. 'Bridge over troubled water', há muitas e muitas luas, se apossou de grande espaço de meu embornal, e anda comigo; desafino-a sozinho até sem notar.


Conhecemo-nos num LP chamado, simplesmente, de Simon & Garfunkel. Nunca mais ficamos longe. Anos depois,  na TV, 'Concert in Central Park' , da mesma dupla . ( FOTO ABAIXO )

 Verdade, já gastei os CDs do álbum desse evento. A partir daí, carreguei a maior das certezas: 'Bridge' fora feita apenas para ser cantada por  Art Garfunkel.( FOTO ABAIXO )

 Até ouvir Elvis Presley ( FOTO ABAIXO ) encantar,

 pronunciando cada fonema, fazendo mágicas com o som, Willie Nelson , ( FOTO ABAIXO )

 com sua voz de vaqueiro, numa interpretação linear, doída de tão tocante, e Aretha  abusando do talento. Não fora composta apenas para uma pessoa, mas só para quem descobrisse seus segredos.

Embornal repleto, uma ponte no caminho. Cruzo-a. A tarde adormece . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário