quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Meus Livros Infantis

Por acaso você já ouviu falar de um sujeito chamado CHARLES PERRAULT ? Agora vamos refazer a pergunta : Você já ouviu falar nessas histórias infantis : CINDERELA , O GATO DE BOTAS , BARBA AZUL , A BELA ADORMECIDA e CHAPEUZINHO VERMELHO ? É impossível que não ouvido ou lido alguma delas  , não é mesmo ? Pois todas elas surgiram da mente criativa e genial desse francês nascido em 1628 e membro de uma aristocrática família . Desde muito cedo demonstrava uma inteligência incomum ( tinha facilidade em aprender línguas já extintas ) e ao mesmo tempo um gênio forte ( concluiu seus estudos sozinho por ter se desentendido com um professor ) , formando em Direito com apenas 23 anos de idade . Logo tornou-se um dos assessores do poderoso COLBERT , principal conselheiro do rei LUIZ XIV , e em 1665 tornou-se superintendente de obras públicas  ; paralelamente seguiu a carreira literária , sendo autor de 18 livros e também poeta . Mas foi já no fim da vida que saiu sua grande obra prima : em 11 de janeiro de 1697 foi lançado o livro HISTÓRIAS E CONTOS DOS TEMPOS PASSADOS COM MORALIDADES e que com o tempo tornou-se mais conhecido pelo seu subtítulo , CONTOS DA MAMÃE GANSA  . Tratava-se de uma coletânea de 11 histórias , que como o longo título do livro já indicava , traziam em seus desfechos alguma lição  de moral  e que também foram baseados em histórias ouvidas por Perrault  durante sua infância e contadas por mulheres da alta sociedade parisiense . Costuma-se dizer que a vida começa aos 40 anos e no caso da literatura infantil , pode-se dizer que ela começou com um senhor de 68 anos : o livro citado é considerado por muitos o marco inicial desse gênero literário e Perrault juntamente com os irmãos alemães GRIMM e o dinamarquês HANS CHRISTIAN ANDERSEN  forma a grande "trindade sagrada " da literatura infantil mundial . Na crônica de hoje HILTON GORRESEN não apenas lembra de Perrault  como também histórias de outros autores do gênero e que marcaram a sua infância , nos convidando para uma viagem pelo fantástico mundo da literatura infantil . Quer embarcar ? CONFIRA :

"Os primeiros livros a gente nunca esquece . Não posso garantir quando se começou a escrever livros para crianças . Mas um livro escrito no século 17 por Charles Perrault , ( GRAVURA ABAIXO )



 uma adaptação politicamente correta de contos populares , colocou na vitrine essas histórias , para deleite da juventude .

 Guardo em minha biblioteca uma obra preciosa : é a edição ( não original ) do livro ' história da Baratinha ' ,



 uma tradução de contos europeus , realizada por Figueiredo Pimentel em 1896 . Trata-se do primeiro projeto organizado pela Editora Quaresma , de uma coleção de livros para a juventude em nosso país . Eu costumava ganhar livros em meus aniversários . Lembro de um deles , totalmente ilustrado : um príncipe com vistosos trajes medievais ,



 gorro de bico tipo Robin Hood , saiu a caçar munido de arco e flechas , quando deu de cara com maravilhosa ave de cores faiscantes , uma mistura de arara com pavão . Como o leitor pode ( ou não ) imaginar , a estranha ave era nada menos do que uma bela  princesa encantada .



 Em contos de fadas as princesas são sempre belas e boazinhas . Não bebem , não fazem escândalos , nem se casam com seus guarda-costas .( ABAIXO , CENA DO FILME O GUARDA -COSTA , DE 1992 , ESTRELADO POR KEVIN COSTNER  E A CANTORA WHITNEY HOSUTON )



 Outro livro , ganho de minha madrinha , chamava-se ' A Cobrinha Encantada ' . Desse me lembro melhor : o pai de Jorginho , um menino cigano , ia ser enforcado por suspeita do rapto da filha do rei . Para salvar o pai daquela morte inglória , o menino saiu em busca do paradeiro da princesa . Chegou à casa de uma velha bruxa , que mantinha dentro de um vidro de conserva uma cobrinha .



Adivinhou : a cobrinha era a princesa . A bruxa a encantara como vingança pelos malfeitos do rei .

 Descoberto pela bruxa , o menino começou a tremer , imaginando-se transformado em coisas piores do que uma cobra . Mas a velha ,



 que não era assim tão má , descobriu que Jorginho era seu neto ( nessa parte , eu me emocionava ) ,  portanto era seu filho que estava em perigo de vida ( ou será perigo de morte ? ) . No final tudo deu certo . Essa história me impressionava : será que existiam mesmo bruxas capazes de transformar gente em uma cobrinha ?



 Conservo até hoje um livro ganho em minha comunhão ( não o original , mas um volume encontrado no sebo )  : 'As aventuras de Bertoldo , Bertoldinho e Cacasseno , um clássico italiano . Bertoldo era um aldeão esperto que aterrisou na corte do rei dos lombardos , mas seu filho e neto eram de uma burrice que doía .



Era um livro divertidíssimo aos meus olhos de criança .

 E você , leitor , duvido , que não tenha lembrança dos livros que adicionaram fantasia em sua infância . "


Um comentário:

  1. Luciano, eu também me lembro de ler as aventuras de Bertoldo, Bertoldinho e Cacasseno, mas infelizmente o meu livro desapareceu. Queria digitalizá-lo e compartilhar o livro pela internet. Procurei pela casa toda, mas não o encontrei. Então faço uma sugestão a você: digitalize o livro e compartilhe em vários sites de compartilhamento (daqueles que não fazem exigências para o sujeito fazer o download). Será uma obra de "caridade cultural"....

    ResponderExcluir