quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Marvada Pinga

Essa é a imagem que se faz do Brasil , e que muitos estrangeiros de passagem aqui por terras tupiniquins reforçam : mulheres bonitas , futebol , belas praias , carnaval , alegria e simpatia e muita mas , mas muita bebida........pelo menos em relação a esse último item o Brasil não é bem assim........segundo dados divulgados em maio de 2014 o Brasil aparece num modestíssimo quinquagésimo terceiro lugar no ranking dos países que mais consomem bebidas , com uma média de 8,7 litros consumidos por habitante , já o líder é , surpreendentemente , a pequena BIELORÚSSIA , um dos países que formavam a extinta União Soviética  , com uma média de 17,8 litros ( o dados levam em conta todas as pessoas a partir de 15 anos de idade , inclusive as que não bebem )  . Já considerando somente as pessoas que bebem , a situação muda e o líder passa a ser o CHADE , uma ex-colônia francesa situada quase no centro da África  e com uma média de 33,9 litros  ; já a média brasileira sobre para 15,1 litros . Estima-se que 58 % da população brasileira consuma algum tipo de bebida alcoólica e destes , 60 % preferem a velha e boa cerveja . Aliás , o Brasil é o quarto maior mercado consumidor de cerveja do mundo e embora o mercado brasileiro seja quase que totalmente monopolizado por grandes e tradicionais marcas como BRAHMA , ANTÁRCTICA , SKOL , KAISER e SCHINCARIOL  , nos últimos anos tem crescido o consumo de cervejas artesanais ,  a maioria delas fabricadas em cidades de colonização ou de forte presença alemã , como Curitiba , Porto Alegre , Joinville , Blumenau , Pomerode , Brusque  e Canoinhas , embora representam apenas 1,8 % do mercado brasileiro de cerveja  . Após este aperitivo de dados , agora vem a "rodada " do dia , com histórias servidas pelo "garçom" HILTON GORRESEN . Aprecie sem moderação ! CONFIRA :

"Os brasileiros sempre tiveram um relacionamento afetivo com a bebida . A bebida , como um cãozinho engarrafado , é amiga fiel em todos os momentos da vida das pessoas .



 Está nas horas felizes , casamento , batizado , vitória do time ; e está nos piores momentos : perdas , depressão , solidão . pé na bunda Não se pode imaginar uma reunião de amigos sem uma rodada de bebida .



 O melhor amigo para se fazer 'amigos de infância ' é no balcão de um boteco .



 Por isso , sempre esteve representada nas manifestações de nossa música popular .

 Não sou tão entendido no assunto , mas pelo que sei a primeiro manifestação marcante dessa parceria foi a canção ' O Ébrio ' , cantada por Vicente Celestino , ( FOTO ABAIXO )



 música que é quase uma ópera completa . História triste de um cantor famoso que caiu em desgraça e perde quase tudo , virando pinguço .

 Dos tempos de garoto , lembro da divertida 'Moda de Pinga ' , mais conhecida por 'marvada pinga ' , na interpretação impagável de Inezita Barroso . ( FOTO ABAIXO )



 Nela , o 'pau d´ água ' não se posiciona como vítima das tristes circunstâncias , mas tem os porres como um jeito de levar a vida . Nelson Gonçalves , ( FOTO ABAIXO )



 que já levava jeito de pinguço , tinha em seu repertório duas pérolas  da safra etílica : ' A Volta do Boêmio ' e a desanimadora ' Hoje Quem Paga a Conta Sou Eu '  , uma reedição de 'O Ébrio ' . Francisco Alves , o chamado ' Rei da Voz ' , ( FOTO ABAIXO )



apresentava a hoje esquecida melodia : ' A Mulher que Ficou na Taça ' . Taça de bebida , lógico .

 Durante muitos anos as alegres marchinhas reinaram em nosso carnaval . Tocadas insistentemente nas rádios antes da festa de Momo , quando esta chegava , todos já sabiam cantá-las de cor . E nelas a pinga era apresentada com as cores da alegria e do prazer . Quem ( com exceção da juventude pós sambódromo ) não se lembra dessas joias : 'Turma do Funil ' , ' Você Pensa Que Cachaça é Água ? ' , ' As Águas Vão Rolar ' , ' Por Que Bebes Tanto Assim Rapaz  ? ' e ' Eu Bebo Sim ' .



 Mas no meu entender ninguém conseguiu fazer uma música de pinguço melhor como os mexicanos , em sua velha época de ouro . A rainha dessas músicas 'dor-de-corno' chama-se ' Ella ' , mais conhecida como ' Me Cansé de Rogarle ' . Ali o cantor desprezado pela mulher ergue-lhe um último brinde ' de um boêmio por una  reina ' . E provavelmente desaba coma cara na mesa . Outra , mais trágica , é denominada ' Tu Solo Tu ' . O cantor coloca a culpa na mulher amada por te se tornado um 'borracho ' ........



 Sim , leitor , o porre - como o futebol e o carnaval - não é exclusividade nossa , mas com certeza é uma categoria em que os brasileiros se destacam . "




Nenhum comentário:

Postar um comentário