sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Mãe África

A primeira referência a escravidão negra no Brasil data de 1533 : naquele ano o capitão-mor ( cargo equivalente hoje ao de governador ) PERO DE GÓIS  pediu o envio de 17 escravos para a então capitania de SÃO TOMÉ ( equivalente hoje ao norte do Rio de Janeiro e ao sul do Espírito Santo ) . Estima-se que até 1855 , data do último desembarque registrado de escravos africanos , cerca de 3 milhões de africanos tenham sido desembarcados . O legado deixado por eles foi enorme : música , dança , gastronomia , vocabulário , religião , composição étnica da população brasileira.........e entre esse enorme legado está a CAPOEIRA . Mistura , de luta , música e dança , a sua provável origem está em uma luta de iniciação de meninos na fase adulta , praticada em tribos de pastores que viviam na região sul de Angola . Tal luta era chamada de N ´GOLO ( que no dialeto quimbundo , falado naquela região , quer dizer ZEBRA  ) , era realizada ao som de atabaques e vencia quem conseguia encostar  o pé na cabeça do oponente  . O vencedor escolhia para noiva uma menina , que também iniciava-se na vida adulta , e sem pagar dote . De uma luta ritual ela passou uma luta de defesa dos escravos e a origem de seu nome é um tanto incerta : segundo alguns teria origem nos cestos com os quais os escravos carregavam as aves para serem vendidas nos mercados , parando no meio do caminho para lutar  entre eles ; já segundo outros o nome tem origem na vegetações rasteiras aonde os escravos se escondiam da perseguição feita pelos capitães-do-mato  . A luta durante certo tempo também tornou-se sinônimo de marginalidade : grupos de capoeiristas , especialmente na cidade do Rio de Janeiro , formavam bandos que intimidavam e impunham medo ( durante a época da monarquia e em no início da república brasileira , bandos de capoeiristas invadiam os locais de votação em épocas de eleições e ao final da monarquia comícios realizados em favor da república eram violentamente encerrados pela ação desses grupos ) e só em 1940 , época do ditador GETÚLIO VARGAS ( 1882-1954 ) , a capoeira deixou de ser crime .

  Engana-se quem pensa que não houve escravidão em Joinville : muito antes da fundação oficial de Joinville , em regiões como BOA VISTA , ITAUM , PARANAGUÁMIRIM  , BUCAREIN , CUBATÃO e até mesmo em locais do atual distrito de Pirabeiraba  , já viviam dezenas de famílias , sendo fazendeiros ou pequeno sitiantes  e quase todas elas tendo escravos . Mais tarde ,  a partir de 1877 , com o desenvolvimento gerado pelo beneficiamento e comércio da erva-mate , várias famílias de brasileiros  , oriundos da localidades vizinhas como Paraty ( atual Araquari )  e de cidades paranaenses antigas como Paranaguá , Antonina e Morretes  , se dirigiram para Joinville e também possuíam escravos . Vale lembrar que as canoas que transportavam os imigrantes de São Francisco para a então recém fundada colônia eram conduzidas por escravos . A presença de escravos foi relatada pelos próprios imigrantes europeus e por jornais locais como GAZETA DE JOINVILLE , TRIBUNA , REFORM e KOLONIE ZEITUNG ( em suas edições de 30 de março de 1887 e 28 de fevereiro de 1888 o Kolonie Zeitung noticiou 4 cerimônias de libertação , ou alforria , de escravos ) . Consta também que em março de 1887 ,a um ano e 2 meses do fim da escravidão , existiam em Joinville 96 escravos e 24 alforriados .........Um dos vídeos postados há pouco traz  um show  da banda joinvilense DONA CHICA ( FOTO ABAIXO )  , realizado em fevereiro de 2009 , e no qual houve  uma apresentação de capoeira , o que não deixa de ser uma homenagem a um dos povos que ajudaram a fundar a cidade . VALE A PENA CONFERIR !


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