sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Agende-se : Babel

Diz uma das tantas histórias da Bíblia que um grupo com com melhores pedreiras e arquitetos queria chegar ao céu e ara isso construiu uma grandiosa torre , só que de repente começaram a falar línguas completamente diferentes e não mais se entenderam .........Arquiteto por profissão , orquidófilo por paixão e  artista plástico por diversão , PEDRO HOLDERBAUN  não veio para confundir e na quinta-feira 9 15 de janeiro ) teria início a exposição de seus quadros . A seguir , mais informações :

"Na quinta-feira (15) às 19h30 no espaço expositivo do Teatro Juarez Machado, estreará a segunda exposição individual do artista visual Pedro Holderbaum.

Pedro estreou com grande sucesso em março de 2014 com a primeira parte da exposição Torre de Babel no Joinville Garten Shopping, consolidando seu amadurecimento enquanto artista.
A exposição Torre de Babel Segmento Homo Sapiens

 dá continuidade a primeira fase de inquietação do artista e segue entrando no contexto como uma figura de linguagem, escancarando a série de incertezas que acompanham nossos dias. O contemporâneo e o efêmero fazem parte da individual, mostrando de um lado a tecnologia, a política, do outro a total vulnerabilidade do homem diante das grandes questões que estão colocadas à nossa frente. Serão 19 telas apresentados na mostra, em técnica mista. A exposição  terá o texto de apresentação escrito pelo jornalista Joel  Gehlen . ( FOTO ABAIXO )


Diferente da Babel mítica, onde línguas se multiplicam para confundir, a Torre de Holderbaum se exprime com clareza, numa profusão de linguagens que celebram o entendimento. Pinceladas, jatos de tinta, colagens e estampas se articulam em camadas que compartilham o espaço sem sobrepujarem-se, vertendo paralelismos e complementaridades, num jogo ao mesmo tempo austero e delicado. Não se trata apenas de variar nos modos de dizer, mas de contar distintas narrativas sobre a superfície dos sentidos. A diversidade de conteúdos se harmoniza numa arquitetura de signos e escritas encravadas no seio da estampa, onde convergem estética e racionalidade. Pedro Holderbaum ( FOTO ABAIXO )

 é gaúcho, nascido na cidade de Porto Alegre (RS), formado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, possui em seu currículo, mais de 100 obras construídas. Além da arquitetura, outra grande paixão do artista são as orquídeas , 

como orquidófilo e enquanto presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), Pedro foi o responsável pelo projeto arquitetônico, montagem e desmontagem da Festa das Flores de Joinville por 10 anos consecutivos de 1995 a 2004.
Por fim, o próprio tempo flui em flagrantes simultaneidades que incorporam fatos e fantasias, feito o diário de bordo da grande viagem. Afinal, imagens e desenhos são linhas e curvas que se enredam na mescla sutil da sombra e luz que dá vazão à forma. O que Pedro Holderbaum propõe em sua Torre de Babel ( GRAVURA ABAIXO )

 é a arte de escavar o olhar em busca da camada particular que o observador imprime na superfície que se expõe.

Serviço
O QUÊ : EXPOSIÇÃO TORRE DE BABEL _ Segmento Homo  Sapiens
ONDE : Espaço Expositivo do Teatro Juarez Machado ( FOTO ABAIXO 0 - Av. José Vieira, 315 – Centro
QUANDO : Estreia no dia 15 de Janeiro de 2015 (quinta-feira) até o dia 2 de março (segunda-feira)
HORÁRIO : das 8 às 17 horas
QUANTO : Gratuito "
FONTE : Site PORTAL JOINVILLE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário