sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Viagem Musical : Astros Alegres

Única espécie animal dotada de razão , a espécie desde seus primórdios sempre teve interesse em encontrar explicações para tudo e quando a razão não podia explicar algo recorria-se à mitologia , aos rituais religiosos e à símbolos . U grande exemplo disso é a ASTROLOGIA , que usa de figuras mitológicas . O signo de SAGITÁRIO , por exemplo , é representado por uma figura da mitologia grega , o CENTAURO , um arqueiro com corpo de cavalo . As pessoas desse signo são descritas como alegres , bem humoradas , otimistas e corajosas . Se essa descrição é verdadeira ou não , vai do comportamento e do julgamento de cada um . Mas para quem viveu a década de 70 , especialmente a época da chamada DISCO MUSIC , e ainda se lembra deles o signo de Sagitário lembra inovação , criatividade e uma música contagiante e alegre . Você ainda não entendeu ? Pois já explicaremos : tudo começou com um jovem músico norte-americano nascido em Menphis e radicado em Chicago . Durante certo tempo MAURICE WHITE trabalhou coo músico de estúdio da gravadora CHESS RECORDS e cansado da rotina sem emoção dos estúdios resolveu fazer parte de uma banda , RAMSEY LEWIS TRIO , que teve vida curtíssima . Em 1969 , juntamente com os amigos WADE FLEMMONS e DON WHITEHEAD , formou uma nova banda chamada SALTY PEPPERS , fortemente influenciada pela música negra norte-americana . O nome da banda era um tanto infantil e sem sentido e Maurice resolveu mudá-lo para EARTH , WIND AND FIRE  . Os três elementos - água , terra e fogo - estão relacionados ao seu signo : Sagitário . Pouco tempo mais 7 músicos se juntariam ao trio , entre eles VERDINE , irmão de Maurice . Após o lançamento do disco THE NEED IS LOVE , de 1971 , a formação original da banda acabou sendo desfeita  e em 1972 , já com nova formação ,  foi lançado o disco LAST DAYS AND TIME , cujo grande destaque foi a música POWER , sendo que nela foi usado um instrumento africano chamado KALIMBA  e que seria usado em todos os demais discos da banda . Mas o Earth , Wind and Fire só se tornaria uma banda de sucesso a partir de 1973 , quando foi lançado o disco HEAD IN TO THE SKY e que trazia como destaques as músicas EVIL e  KEEP YOUR HEAD TO  THE SKY  , sendo que essas duas músicas estão incluídas entre as 30 melhores de todos os tempos  do gênero RITHM AND BLUES .

 O ano de 1975 acabou sendo movimentado : a banda acabou gravando a trilha sonora do filme THAT´S THE WAY OF THE WORLD . Se o filme esteve longe de fazer sucesso e esquecido até por quem é cinéfilo inveterado , a trilha sonora acabou rendendo à banda um prêmio Grammy na categoria música funk . Lançado naquele mesmo ano , o disco GRATITUDE rendeu à banda um disco de platina . O ano de 1976 , data do lançamento do disco SPIRIT , marca um divisor de águas na história da banda : a banda acabou se rendendo a um gênero que estava se tornando uma febre e conquistando o mundo , a DISCO MUSIC . Além de um som mais disco  a banda passou a se preocupara com o lado visual em suas apresentações , fazendo uso de efeitos especiais , raios laser , violinistas e até  uma gigantesca pirâmide voadora ! Outra característica marcante a a partir  de então foi o uso de roupas coloridas e exóticas . O período entre 1976 e 1983 , data do lançamento do disco POWERLIGHT  , marca o auge da banda e uma extensa lista de sucessos : músicas como JÚPITER , IMAGINATION , FANTASY , GO TO GET YOU INTO MY LIFE ( música-tema do filme SARGENT PEPPERS LONELY HEART ´S CLUB BAND  , de 1978 ) , LOVE MUSIC , LET ´S GROOVE  e , especialmente ,  a dançante SEPTEMBER  . Dessa época também é um memorável show realizado no ginásio do Maracanãzinho , no Rio de Janeiro , em 1980 e que contou com a participação de GILBERTO GIL . 

 Após uma década de 70 de sucessos e uma década de 80 um tanto apagada , a década de 90 foi de reconhecimento : em 1995  o nome da banda foi incluído na CALÇADA DA FAMA DE HOLLYWOOD  e em 2000 no HALL DA FAMA DO ROCK  . Em 11 de dezembro de 2007 a banda teve a honra de se apresentar no cerimonial de entrega do PRÊMIO NOBEL DA PAZ , tradicionalmente  realizado na capital da Noruega , Oslo  . Em 2013 , após 8 anos sem gravar um disco , foi lançado o seu mais recente trabalho : NOW , THEN AND FOREVER  . Em 45 anos de existência a banda  vendeu cerca de 80 milhões de discos e recebeu 7 prêmios Grammy . O clipe do dia é da música SEPTEMBER , gravada em 1979 para uma campanha da UNICEF ( órgão da ONU ligado à infância e juventude ) e que no Brasil foi a música-tema de Don Pedro I , interpretado pelo ator MARCOS PASQUIN  na polêmica minissérie história NO QUINTO DOS INFERNOS  , exibida pela  TV Globo em 2002 .OUÇA O SOM ALTO ASTRAL DE EARTH , WIND AND FIRE !

Nenhum comentário:

Postar um comentário