terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Todos Somos Artistas

Manhã de segunda-feira , 8 de dezembro  de 2014 , CÁSSIO CORREIA ( presidente da AJOTE-Associação Joinvilense de Teatro ) e CLARICE STEIL SIEWERT  ( atriz e diretora da Companhia Dionísios de Teatro ) , com a presença da imprensa , tornam público um manifesto chamado ESTADO DE GREVE . Assinado por muitos artista de Joinville e contando com o apoio de 20 companhias teatrais associadas à AJOTE , o manifesto não é a declaração de uma greve propriamente  dita mas sim uma preparação para uma possível greve e  tem a intenção de fazer refletir e rever suas posições o poder público , a sociedade joinvilense e principalmente , a classe empresarial da cidade . Motivo : uma tradicional mostra de teatro que ocorria desde 2004 , sempre com casa cheia e no mês de agosto , no galpão da AJOTE ( localizado dentro da CIDADELA CULTURAL ANTÁRCTICA ) este não pôde ser realizado por falta de apoio e patrocínio . Tentou-se transferir a mostra para agosto e posteriormente para  o período entre 9 e 13 de dezembro , mas não houve jeito .........o manifesto foi encaminhado para entidades e órgãos públicos  como a Câmara de Vereadores e Fundação Cultural , entidades privadas como o CDL (Câmara de Diretores Lojistas ) e associações artísticas como a AAPLAJ ( Associação dos Artistas Plásticos de Joinville ) . No dia seguinte realizou-se um outro encontro , com a presença de 40 pessoas  , entre eles o presidente da Fundação Cultural , GUILHERME GRASSENFERTH  e na manhã do último dia 19 de dezembro realizou-se um evento chamado OCUPA CIDADELA , para que aquele espaço seja ocupado por associações artísticas , como aliás determina uma lei de 2012 e era a intenção na época em que le foi adquirido pela prefeitura , em 2000 . Agora vamos a outros fatos :  surgida a partir de uma fazenda pertencente a um certo Paulino Nogueira , o hoje município paulista de PAULÍNIA  foi durante muito tempo um distrito de Campinas e só conquistou sua emancipação política em 1964 . Sede de um dos maiores complexos petroquímicos da América Latina , inaugurado em 1972 ,  e sem grandes atrativos naturais e  culturais , teria tudo  para ser mais uma daquelas modorrentas cidades do interior e à sombra da famosa e progressista vizinha Campinas  , até que em 2005 houve uma revolução..........

 A prefeitura da cidade não apenas construiu um teatro municipal como também um complexo de cinema e também uma escola de cinema anexos ao teatro ! Deu tão certo , que em 2008 foi criado um festival de cinema , hoje afamado e disputadíssimo e que valeu à Paulínia o título  de HOLLYWOOD BRASILEIRA e que junto com o já citado complexo petroquímico é uma das grandes fontes de receita da cidade . Se deu certo em uma pequena cidade do interior paulista por que não daria certo em um dos maiores pólos industriais do Brasil ?  A Cidadela Cultural Antárctica deixaria de ser um projeto de centro cultural para se tornar , enfim , um centro cultural  que seria administrado não apenas pela prefeitura como também por uma espécie de cooperativa de artistas ( haveria espaço também para a entrada de empresas privadas ) . A Cidadela não seria apenas um centro produtor de cultura mas também uma escola de artistas , com oficinas para artistas plásticos , atores , fotógrafos , músicos , gastronomia , moda , etc.......OUTRA COISA : O SIMDEC ( verba destina ao patrocínio de projetos artísticos ) deveria ser imediatamente  extinto ! A função do poder não é a de ser mecenas e sim é de estimular e ajudar a difundir a cultura ! Os artistas joinvilenses seriam enfim profissionais e , além de viver da arte , se veriam obrigados a se superar cada vez mais , pois o profissionalismo obriga a isso ! Com a palavra , algum artista de Joinville que esteja lendo este texto ! Na crônica de hoje , o experiente jornalista ROBERTO SZABUNIA , radicado em Joinville desde 1979  e que já presenciou muitos fatos importante aqui por estas terras de Dona Francisca , comenta sobre o tal manifesto dos artistas . CONFIRA :

"Acho que todo mundo nasce com algum dom artístico . Já ouvi falar que o próprio nascimento é a primeira performance da nossa vida . Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo ! - como dizia o saudoso Fiori Gigliotti ( FOTO ABAIXO , LOCUTOR ESPORTIVO PAULISTA FALECIDO EM 2006 )



quando a bola rolava . Ali , estão mamãe , médico , ( ou parteira , no meu caso ) , papai , ' doula ' , e , claro , o bebê , astro principal desse espetáculo



 ( pra quem não sabe , ' doula '  ou ' dula ' é a palavra grega para designar a mulher que acompanha os partos naturais ) .

 Durante a existência , as apresentações teatrais continuam : primeiras palavras , andar , escola  , teatrinho de formatura , exibições no campo de futebol , tocar sanfona e cantar nos encontros familiares  , dar show na pista nos bailes .........



Estamos sempre interpretando ........

 E também assistindo  , claro : papai , se aguentar o tranco , grava o parto do filhinho , ele e mamãe são coadjuvantes nas estreias da vida ; vão assistir à encenação do ' Casamento da Dona Baratinha ' ( FOTO ABAIXO )



ou à formatura da escolinha de futsal ; lavam ao cinema , ao circo , ao teatro  ; eles mesmos frequentam locais de exaltação das artes ; alguns enveredam profissionalmente pelo caminho artístico .

 A arte , está por aí , em nossa volta.......

 E , se de repente , tudo se resumisse ao pagode na varanda e às crianças  brincando no cinema ? Se nada mais restasse de profissional ? Se todos os artistas entrassem em greve ? Nem um violão-banquinho-toca Raul no barzinho ? Cinema arriado , lona de circo arriada ,bilheteria de teatro lacrada .......Nadam mais de arte !



 Inimaginável , né ?

 Por isso é preocupante ver o manifesto que resultou no ' estado de greve ' do meio teatral joinvilense .( ABAIXO , ATORES QUE ASSINARAM O MANIFESTO )



 Ainda que seja difícil sobreviver exclusivamente da arte  na cidade , mormente do teatro ,a cena existe . Os realizadores , artistas e técnicos , estão aí oferecendo diversão e arte . O público consome , dificilmente  deixa um auditório vazio . Claro que o esforço em ensaiar , criar cenários , arranjar espaço , etc... etc.... ( ABAIXO , GALPÃO DA AJOTE )



ainda aumenta coma corrida de recursos . Viver de bilheteria é impraticável , até mesmo nos grandes centros  o patrocínio é que viabiliza a manutenção de espaços , grupos e artistas .

 Espero, sinceramente , que o próximo ano seja menos árduo para nossos artistas . Temos aí não só o pessoal do teatro , mas o da fotografia , do cinema , da dança , da literatura ........Todos procurando oferecer o melhor de si , cativar o público , viver da arte .( ABAIXO , CENA DE PEÇA DA COMPANHIA TEATRAL DIONÍSIOS )




 Escrevo esta crônica na tarde de terça ; portanto , ainda sem saber como foi o debate da noite . O não realizado Cena 11 foi o mote para um encontro que , espero , tenha sido produtivo .

 O espetáculo não pode parar ! " ( ABAIXO , MOVIMENTO " OCUPA CIDADELA " )


Nenhum comentário:

Postar um comentário