segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Somos Todos Narizes

Agora um momento científico no ALAMEDA CULTURAL.........Aprendemos nas aulas de biologia que o corpo humano tem 5 sentidos básicos : VISÃO , AUDIÇÃO , TATO , OLFATO e PALADAR ( existe ainda um sentido , O VESTIBULAR , responsável pelo nosso equilíbrio , só que está ligado à audição ) . Nesta família chamada CORPO HUMANO  , o OLFATO e o PALADAR , além de irmãos são parceiros : além de auxiliar na seleção de alimentos , o olfato ajuda na produção da secreção labial e atua ainda na digestão , auxiliando na produção da secreção gástrica . O nosso sentido olfativo está classificado no grau médio : espécies de animais carnívoros e mamíferos , como por exemplo o CACHORRO , têm um sentido olfativo muito mais complexo que o nosso , já espécies de aves e peixes o têm de maneira bastante rudimentar . As sensações olfativas são produzidas em uma região do nariz conhecida como FOSSA NASAL SUPERIOR , em nervos formados por cerca de 20 milhões de células olfativas . Nessas células existem ramificações de um nervo que vai até a região do cérebro conhecida como ENCÉFALO , onde então as informações enviadas são processadas . O olfato também atua no reconhecimento de algum local . Mas você sabia que ele pode também estar relacionado a alguma lembrança  ou sentimento nosso ? É o que mostra a interessante crônica de hoje , de autoria do escritor DONALD MALSCHITZKY  , e que além de ser uma pequena aula de biologia também conta um pouco do funcionamento desta poderosa máquina chamada corpo humano . CONFIRA :

"Qual sua primeira lembrança na vida ? Possivelmente não será um cheiro , mas , se acordarmos nosso inconsciente , é bem provável que ele diga como cheirava o lugar do nascimento , o sangue , etc....As lembranças menos remotas , da infância , por exemplo , já nos remetem a cheiros : nosso quarto ,a mãe , a comida que ela fazia ,



pão assado , lavanda , biscoitos . Com um pouco de esforço , povoarão nossa memória  o cheiro das pessoas , do trabalho , do suor , dos perfumes usados pelos outros - Lembra de ' Perfume de Mulher ' ?

 De nossos sentidos , talvez o menos estudado seja o olfato , apesar dos narizes empinados , torcidos aguçados , nervosos , curiosos .



 Pois descobriram que o ser humano é um imenso nariz !



Temos receptores olfativos em todo o corpo e nossa pele está repleta deles ! Parece brincadeira ,  mas não é . Então aquele coisa de ' pintou um clima '  , ' a química foi perfeita ' não é bem ligada a clima ou química , mas a odor , mesmo . Perdeu a graça ou explicou melhor ?

 Mas tem muita coisa boa nisso : quando esses receptores são expostos ao cheiro de Sandalore  , um odor sintético de sândalo ( FOTO ABAIXO )



 muito usado na fabricação de perfumes , começa uma enxurrada de sinais moleculares que , ao que parece , induzem à cura de lesões nos sentidos . Hans Hatt , da Universidade de Ruhr Bochum  , na Alemanha , descobriu que a pele se recupera 30 % mais rápido de abrasões ( raspagens ) se há Sandalore ( FOTO ABAIXO ) presente  .



 Isso pode ser uma revolução no tratamento da pele e , mesmo , de traumas . Ele também descobriu receptores olfativos no fígado , coração , pulmões , cérebro e outros órgãos .

 Outra cientista , Grace Pavlath , ( FOTO ABAIXO )



 da Universidade Emory , de Atlanta , descobriu que quando os receptores de músculos esqueléticos são banhados com Lyra - fragância sintética com perfume de lírio - acontece a regeneração do tecido muscular .



 O caminho ainda é longo , dada a complexidade dessa rede de receptores , mas há todo um imenso universo microscópico se abrindo .

 Receptores olfativos encontrados nos testículos formam uma espécie de sistema químico que mostra o caminho aos espermatozóides  até o óvulo .



 Portanto , de alguma forma , somos cheiro antes de nos tornarmos sopro de vida . E somos  perfumados sopros  , absorvendo jardins , mesmo quando vivendo as misérias do mundo . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário