terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Se.......

Surpreendentemente reeleito governador já no primeiro turno , embora tenha feito uma governo bastante contestado , RAIMUNDO COLOMBO  em instantes iniciará um novo mandato . Prefeito da vizinha cidade de Lages por 3 mandatos e com grande e fiel eleitorado na região da grande PALMEIRA , a capital catarinense , ele está mais do que ninguém em casa . Por falar na capital , ela está mais do que nunca bela , com seus imponentes e cuidadosamente planejados edifícios , ruas , avenidas e espaços públicos e continua jovem , embora já tenha 92 anos de existência . São aguardadas grandes lideranças políticas estaduais , nacionais e até internacionais , que em instantes estarão desembarcando no AEROPORTO INTERNACIONAL FELIPE SCHMIDT ..........Não , não estamos loucos e o que você acabou de ler por um triz não acabou acontecendo ........A história é a seguinte : desde o século 18 já havia a ideia de se transferir a capital de Santa Catarina para o interior  . Pesava contra Florianópolis , então chamada de DESTERRO , o seu isolamento geográfico , só sendo possível chegara à ela através de navio ou balsa ( o que fez com que alguns chamassem a então província de Santa Catarina de "corpo sem cabeça " ) e também sua fraqueza econômica : a cidade dependia dos serviços públicos e do comércio , realizado através de um pequeno e precário porto  e para navios de pequeno calado . Outro motivo importante : a disputa com o Paraná pela região do Contestado . Com a capital do Estado próxima da região conflituosa , a posição de Santa Catarina na disputa com o Estado vizinho ficaria favorecida . Porém ,o primeiro governador a levara a ideia a sério foi HERCÍLIO LUZ  em seu primeiro governo ( 1894-1898 ) , mais especificamente em 1895 : um projeto datado daquele ano previa a construção de um ferrovia ligando a região do ESTREITO ( então pertencente ao município de São José ) ao local da futura capital . 
 A ideia acabou sendo retomada com força pelo lageano FELIPE SCHMIDT , que governou o Estado entre 1914 e 1918 . Pela lei 1.083 , de 2 de outubro de 1915 , a concessão para a construção da nova capital foi entregue a empresa pertencente ao engenheiro JOAQUIM BREVES FILHO . Dividida em 8 parágrafos , a lei era bastante complexa e específica : ela previa uma área de 40 milhões de metros quadrados para a cidade ( 4 milhões seriam destinados à construção de ruas , avenidas e estradas ) e até mesmo a construção de um teatro e de um hotel de primeiro nível , o que chamaríamos hoje de hotel cinco estrelas . Detalhe : o governo do Estado não gastaria um mísero tostão com a construção da cidade . Mas haveria um preço : a empresa do tal Joaquim Breves teria direito a terrenos , isenção de impostos e o direito de explorara os serviços de água , esgoto , luz  e transporte urbano ( bonde elétrico ) ............A capital se localizaria  onde hoje está o município de PALMEIRA ( FOTO ABAIXO ) , entre Lages e Otacílio Costa  : atualmente com cerca de 2.400 habitantes , a cidade está a 225 quilômetros de Florianópolis e tem na agricultura e nas indústrias química e madeireira as suas fontes de renda . A partir do fim de 1918 , quando Hercílio Luz novamente assumiu o governo do Estado , o projeto começou a fazer água ..........após longo estudo de viabilidade do projeto  , em 1920 Hercílio Luz  deu o seguinte veredito : era muito mais fácil construir uma ponte ligando Florianópolis ao resto do Estado do que construir uma cidade . Surgia ali a PONTE HERCÍLIO LUZ . Saiba mais sobre essa interessante história no vídeo postado há pouco . VALE A PENA CONFERIR !

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