segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

À Mestra , Com Carinho

Com 338.000 quilômetros quadrados  , seu território é menor que o de Goiás e com cerca de 5,5 milhões de habitantes , sua população é menor que a de Santa Catarina  , mas em matéria de EDUCAÇÃO a FINLÂNDIA é um colosso ! As escolas finlandesas não abusam de parafernálias eletrônicas e em muitas delas ainda se usa o bom e velho quadro negro ; nem a têm são rígidas , com uma disciplina quase militar , com em países orientais como Coréia do Sul e Taiwan : as turmas têm no máximo 25 alunos , um mesmo grupo acompanha o mesmo grupo de alunos durante cerca de 6 anos , a quantidade de conteúdo ensinado nas escolas é pequeno e a quantidade de tarefas escolares a serem realizadas nas casas dos alunos é mínima ( no ensino fundamental a carga horária é de no máximo 4 horas ). Antes de tudo  ,a preocupação é formar CIDADÃOS  e não seres robotizados para o mercado de trabalho ; na Finlândia , assim como em seus vizinhos escandinavos ( Suécia , Dinamarca , Noruega e Islândia ) , O RESPEITO PELO SER HUMANO E A IGUALDADE  são dois dos pilares da sociedade e a Finlândia , assim como países como Suécia , Noruega , Japão e Coréia do Sul , descobriu o óbvio : O PROFESSOR É O PILAR DA SOCIEDADE e só através da EDUCAÇÃO é que se constrói uma nação progressista e com justiça social . Além de encontrar todas as condições possíveis para exercer sua profissão , o os professores finlandeses têm carta branca para elaborar o próprio currículo escolar e as escolas têm alto grau de autonomia , sendo verdadeiras escolas da comunidade e  com uma dependência mínima em relação ao governo central . Um professor finlandês de ensino fundamental ganha o equivalente a 7.680 reais e olha que os professores finlandeses não têm os mais altos salários do mundo........Mas não é nada fácil conseguir ser professor na Finlândia : dos candidatos a entrar nas faculdades de magistério , apenas 10 % são selecionados e para exercer o magistério é obrigatório ter mestrado , sendo uma das profissões mais disputadas naquele país e talvez a que mais dá status social ! O resultado é um dos países com melhor Índice de Desenvolvimento Humano do mundo ( IDH ) e também um dos líderes na produção científica , especialmente no setor de telecomunicações . Em 2009 , em uma avaliação realizada pelo PISA ( Programa Internacional de Avaliação de Alunos ) , a Finlândia foia sexta colocada , já o Brasil terminou em quinquagésimo terceiro lugar ...........sem comentários ! Na crônica de hoje , de autoria do escritor LUIZ CARLOS AMORIM e escrita por ocasião do DIA DO PROFESSOR , ele homenageia uma velha e sábia mestra . CONFIRA :

"Corupá ( FOTO ABAIXO ) é minha terra natal e gosto de voltar e passear por lá para rever pessoas e lugares. A cidade não mudou muito, continua tranquila e pacata, mas cresceu, sim. Está maior, mais próspera, mas  conserva suas melhores características.



 As pessoas, a grande maioria, já não as reconheço, assim como elas também não me reconheceriam.

Em minhas andanças por lá fui ao Grupo Escolar Teresa Ramos, onde estudei – o sobrenome continua igual, mas o nome mudou e a escola também. Hoje tem o triplo do tamanho, ou mais, mas continua sendo a escola estadual da cidade. ( FOTO ABAIXO )

Preciso levar alguns livros novos meus que ainda não fazem parte do acervo da biblioteca da escola, pois acho que lá só devem estar uma meia dúzia dos 29 já publicados.
E preciso levar meu livro mais recente, “Histórias de Natal”, para a professora Elizabete Voltolini, minha primeira professora. Sempre levei meus livros para ela, mas faz tempo que não falo com ela.
Da última vez, quando levei “O Rio da Minha Cidade”, ( ABAIXO , LUIZ CARLOS AMORIM EXIBINDO O LIVRO , QUE É DE SUA AUTORIA )

 encontrei-a em sua casa, na pracinha do centro de Corupá ( FOTO ABAIXO ) , o mesmo sorriso meigo, o olhar terno, os traços suaves e delicados.

 O tempo passa e é implacável com todos nós, mas parece ter sido complacente com ela, pois seu rosto ainda conserva a beleza da professorinha de quarenta e tantos anos atrás, a voz doce e acalentadora e a alma límpida e transparente.
Que saudade, professora Elizabete !( FOTO ABAIXO ) É sempre bom poder lhe ver de novo, falar consigo, beijar a sua mão. Vou lembrar sempre da primeira professora, que me ensinou a ler e me ensinou a escrever, que tinha o poder de ensinar com uma facilidade incrível, costurando os assuntos sempre com uma história, que ela também é ótima contadora de histórias. Didática aplicada, didática da mais alta qualidade, aplicada de maneira eficiente e eficaz.

Presto aqui um tributo a minha primeira professora, o símbolo do exercício de um ensino competente e de qualidade, que deve servir de modelo para todos nós. E homenageando a ela, homenageio, nesta passagem do Dia do Professor, todos os professores abnegados e dedicados que tocam, com esforço e pouca remuneração, a educação deste país, 

que se não fosse por eles não existiria mais ."


Nenhum comentário:

Postar um comentário