terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A Cidade Minguante

Segundo maior pólo metalúrgico do Brasil , atrás apenas do Estado de Minas Gerais ;  o maior pólo da indústria de ferramentaria do Brasil  ; o maior pólo industrial , tecnológico e econômico do Estado ; sede de um dos maiores complexos industriais do Brasil , o PERINI BUSINESS PARK , que sozinho movimenta por ano , em média , 2, 5 bilhões de reais ; o município do Estado com o maior número de empresas exportadoras ; sede de empresas como DOEHLER , EMBRACO , TUPY , TIGRE , AMANCO e DOCOL ; um PIB ( soma de todas as riquezas produzidas ao longo de um ano ) de mais de 18 bilhões de reais .............os dados que acabamos de passar são uma amostra do fortíssimo poderio econômico de JOINVILLE  e por isso causou estranheza a muitos o fato , divulgado pelo IBGE , de que Itajaí teria passado Joinville como a maior economia do Estado  , já que é sabido que além de ter um parque industrial muito superior ao daquela cidade , a economia dela sempre se baseou no tripé porto -pesca-turismo . Mas isso tem explicação : o fraco crescimento da indústria joinvilense ( um dos males trazidos pelos 12 anos de desgoverno do PT  foi o processo de destruição da indústria nacional ) . Se o dado divulgado pelo IBGE ainda é contestável , uma coisa infelizmente não é : A SENSAÇÃO DE ABANDONO DE JOINVILLE . Basta andar pelas ruas da cidade e ver ruas e calçadas mal conservados e sujos ; muros pichados ; monumentos e equipamentos públicos depredados ; espaços culturais , como a CIDADELA CULTURAL , abandonados ou mal utilizados .........e ao visitar cidades como Blumenau , Florianópolis ou Curitiba , a sensação é de VERGONHA E HUMILHAÇÃO ! Tudo isso é reflexo de uma sequência de fracas administrações e que teve início no distante ano de 1989 , ano em que o hoje falecido LUIZ GOMES (1933-2003 ) , o LULA , assumiu a prefeitura de Joinville . Joinville estaria caminhando para ter o mesmo fim que a vizinha cidade de São Francisco do Sul , a cidade do " JÁ TEVE....." ?

 Nascido em Barcelona   e em sua próprias palavras " JOINVILENSE DESDE 1985 " , o paisagista JORDI CASTAN desde 2011 , juntamente com mais 6 "comparsas " , vem mantendo um blog chamado CHUVA ÁCIDA , que como o próprio nome já indica traz visões críticas sobre os mais diversos assuntos e sem usar de meias -palavras , doa a quem doer  . A crônica de hoje , de sua autoria , não apenas uma crítica escrita por uma pessoa vinda de fora mas sim uma crítica construtiva e muitíssimo sincera de uma pessoa que escolheu Joinville e a ama . Críticas como essa ajudam a fortalecer a DEMOCRACIA  e são um serviço de utilidade pública , pois sem EDUCAÇÃO , INFORMAÇÃO E SENSO CRÍTICO uma pessoa é CEGA INTELECTUALMENTE ! CONFIRA :

"

Se Joinville segue a este passo e ritmo não vai demorar para repetir a historia de Ellivnoij uma cidade do nordeste catarinense que desapareceu misteriosamente .

Há quem diga que afundou na lama dos manguezais que a circundavam ,

a historia provavelmente nunca se saberá ao certo.
O que sim é certo que a cada ano Joinville se apequena um pouco mais. A cidade que queria ser a segunda economia do sul do Brasil, hoje é a segunda de Santa Catarina . ( ABAIXO , FOTO DE ITAJAÍ )

A cidade que já teve uma importante participação política no governo estadual hoje tem dificuldade para emplacar um único secretario de estado. O peso político de Joinville é do tamanho de gigante de Liliput . ( NOTA DO BLOG : Liliput é o nome de uma ilha fictícia , habitada por um povo de anões e cenário do livro AS AVENTURAS DE OLIVER TWIST , escrito por JONATHAN SWIFT . ABAIXO , GRAVURA DO LIVRO )

Sem peso político, perdendo o peso econômico e sem voz Joinville se equipara a municípios bem menores e entre ser rabo de leão ou cabeça de rato, parece que a opção tem sido a de ser rabo de rato . 

Uma cidade que já se vangloriou de ser a maior, triste sina de quem não consegue ser a melhor. Vê os seus problemas se avolumar, sem aparente solução. As grandes obras publicas não acontecem, as duplicações que estão décadas atrasadas se alastram sem solução visível e qualquer escusa é valida para justificar novos atrasos . ( ABAIXO , TERRENO NA REGIÃO DA CURVA DO ARROZ , DESTINADO À CONSTRUÇÃO DO CAMPUS DA UFSC EM JOINVILLE )

Recapeamento de asfalto é festejado com foguetório desproporcional a sua importância.

E obras importantes de infraestrutura imprescindíveis para o desenvolvimento futuro são vistas como quimeras e não há sequer projetos detalhados que permitam incluí-las nos planes futuros .
Uma cidade que se apequena é uma cidade dirigida por lideres menores, por gente que não consegue enxergar além da sombra do campanário da sua paróquia. Gente pequena que pensa pequeno. Esse tipo de lideres que só conseguem pensar num horizonte de no máximo quatro anos.

Que pensam a cidade em espasmos quadrienais, pautam-se de uma eleição a outra, sem entender que as cidades e os estados se planejam para as próximas gerações e não para as próximas eleições. Se seguirmos por este caminho é provável que não demore muito Joinville continue perdendo atratividade, competitividade e além de PIB e renda per capita, perca também a esperança em um futuro melhor e mais prospero . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário