terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A Canção do Bar

Diz um velho e contestável ditado : " DUAS CABEÇAS PENSAM MELHOR " . A história da música parece fazer jus a ele : RAUL SEIXAS-PAULO COELHO , ROBERTO CARLOS- ERASMO CARLOS , LENNON - MAcCARTNEY , ROBERT PLANT - JIMMY PAGE ............essas são algumas das duplas que serão eternamente lembradas e que presentearam os fãs da boa música com pérolas como GITA , CAVALGADA , HEY JUDE  e STAIRWAY TO HEAVEN  . Embora os músicos que acabaram de ser citados tivessem personalidades completamente distintas , houve a tal da " química perfeita " com as suas ideias musicalmente se "casando" , milagre que muitas vezes só a arte é capaz  de realizar..........A crônica de hoje é mais um desses casos de "química perfeita " : sempre é o lustrador quem faz um desenho baseado em um texto , só que desta vez o processo foi o oposto ...........baseado em um , digamos , curioso desenho do ilustrador RÓBSON BRUNNING , do jornal NOTÍCIAS DO DIA , o escritor JURA ARRUDA escreveu um texto e sobre uma dupla musical diferente , digamos , de outro mundo........CONFIRA :

"O bar estava vazio quando cheguei ,



exceto pela presença do dono , de um jovem com cabelos sobre os olhos e de duas moscas . Por conveniência com o ambiente , pedi o de nunca : whisky  sem gelo . O dono levantou-se , levantou o braço para pegar a garrafa e me apresentou seus fundilhos . Virei para o lado . O jovem com cabelo sobre os olhos



 parecia escrever algo numa folha de papel , o dono , de volta  , colocou o copo no balcão espantando as moscas . Serviu-me uma dose generosa . Dei o primeiro gole , e com o movimento da cabeça , pude  avistar na parede a foto do dono ao lado de um homem de chapéu . Havia uns rabiscos que imaginei ser um autógrafo .



- Quem é esse na foto com você - Atrevi-me

- Ethan Blake - falou com voz grave . Reconheci . Era o nome artístico de Ésquilo Barbosa . Poucos sabiam disso . Ésquilo não era um bom nome para músico .

 O homem olhou para mim com seriedade . Parecia que faria uma pergunta desafiadora ou mandaria eu terminar logo a bebida , mas ele abriu a boca e entoou o grande sucesso  de E. B . :



 ' Sucess has been lanched the cliff / I spoke some words of a heart stiff / But i couldn ´t see , I ´d not had a guide / Now , look to me , I have no more pride  ' - terminou e voltou aos afazeres de dono de bar . Eu não sabia se aplaudia ou se contava a ele que dançara uma vez essa música , num baile de escola . O rapaz já não olhava para o papel , estava olhando para mim , esboçava sorriso .

- Eles curtiram , avisou-me olhando para uma mesa vazia .



 Fiz que não entendi . Ele apontou novamente para mesa .

- Eles , o Ethan Blake e o Tex Johnson  .

 Tex Johnson era guitarrista .



 Havia composto várias músicas com Ethan , mas apenas uma foi sucesso , ' Sucess has been launched the cliff  ' . Olhei para a mesa e ela me parecia vazia . O rapaz balançava e sorria . Diante do inusitado , arrisquei :

- O que você faz ?

- Cartoons , levantou e mostrou um desenho de Ethan Blake e Tex Johnson sentados à mesa .

- Você é muito criativo , comentei .

- Só estou reproduzindo . Eles estão ali . Olhando para você .

 Olhei para a mesa vazia e acenei .



Olhei para a mesa vazia e acenei . O rapaz sorriu , o dono do bar se aproximou

- Outro lunático !

- Ele não pode ver . Mas eu posso - disse o rapaz - Ethan Blake e Tex Johnson passaram anos nessa mesa  tentando terminar uma nova canção . Bem , ainda estão tentando . "( AQUI VAI A NOSSA HOMENAGEM A RUAL SEIXAS - O MALUCO BELEZA - CUJO FALECIMENTO COMPLETOU 25 ANOS NO ÚLTIMO DIA 21 DE AGOSTO  . AO SEU LADO NA FOTO, APARECE O ENTÃO COMPOSITOR  E FUTURO BEST SELLER , PAULO COELHO )




Nenhum comentário:

Postar um comentário