sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Viagem Musical : O Presente

Um presente pode mudar a vida de alguém........um exemplo ? Ao completar 13 anos um tímido e magro garoto nascido na pequena cidade inglesa de Heston e chamado James Patrick Page  , ganhou uma guitarra espanhola e já logo foi fazendo parte de uma banda . Anos mais tarde aquele garoto magrela se tornaria um dos maiores guitarristas de todos os tempos e líder de uma banda chamada LED ZEPPELIN e o tímido James virou JIMMY PAGE . A nossa personagem de hoje não chega ser uma virtuose em algum instrumento musical e nem chegou a ser líder de uma banda mas é impossível que alguém que tenha vivido a década de 80 não se lembre e nem tenha escultado alguma de suas músicas..........Carioca , e filha de pais piauienses , nascida em 17 de setembro de 1955, MARINA CORREIA LIMA viveu parte da infância e adolescência nos Estados Unidos . Vivendo em um país completamente estranho tinha em um violão , dado de presente de aniversário por seu pai , a sua grande diversão e ainda adolescente começou a compor suas primeiras músicas , logo encontrou um grande parceiro : ANTÔNIO CÍCERO , um de seus irmãos . Em 1977 teve a honra de ter uma de suas composições gravada por GAL COSTA : MEU DOCE AMOR . Em 1979 Marina enfim teve a sua primeira oportunidade como cantora , gravando o disco SIMPLES COMO O FOGO  . O disco teve uma boa acolhida e dois sucessos : SOLIDÃO e A CHAVE DO MUNDO . Mas só em 1984 é que teria início a fase de ouro de sua carreira e que ria até 1989 , emplacando sucessos como VENENO ( 1984 ) , PRA COMEÇAR ( 1986 ) , UMA NOITE E MEIA ( 1987 , esse considerado uma espécie de  hino do verão ) , À FRANCESA ( 1989 ) e especialmente FULLGÁS ( 1984 ) . Na mesma época , mais especificamente em 1985 , Marina se envolveu em uma causa social : baseado no bem sucedido disco norte -americano WE ARE THE WORLD , gravado em benefício das vítimas da fome na África , naquele ano foi gravado o disco NORDESTE JÁ , em benefício da vítimas da seca naquela região e que tinha apenas 2 músicas : CHEGA DE MÁGOA e SECA D ´ÁGUA . Os chatos de plantão afirmaram que as vozes dos 155 cantores que participaram do disco não foram bem harmonizadas.............Em 1983 , época em que o Brasil era um país muito mais conservador do que é hoje  e em que a nada saudosa ditadura militar ainda existia , em uma entrevista Marina foi corajosa e afirmou ser bissexual ...........



 Em 1993 uma péssima notícia tanto para os fãs quanto para própria cantora : o seu pai faleceu e a cantora terminou um relacionamento . Resultado : a voz da cantora acabou sendo prejudicada . Embora com a voz prejudicada , quase sussurada , Marina gravou 3 ótimos discos : ABRIGO ( 1995 ) , REGISTROS À MEIA VOZ ( 1996 , nesse disco a cantora reinterpretou  , à sua maneira , antigos sucessos de ZÉLIA DUNCAN , PAULINHO DA VILA , ROBERTO CARLOS e ERASMO CARLOS ) e PIERRÔ DO BRASIL ( 1998 ) . Ainda com a voz prejudicada , a cantora  em 2000 fez um trabalho completamente diferente do que havia feito até então em sua carreira : SÍSSI NA SUA  . Embora aquele não fosse o seu primeiro disco ao vivo ( o primeiro foi em 1986 )  foi um show quase que teatral e com texto de abertura escrito por FERNANDA YOUNG ( autora do seriado OS NORMAIS , da TV Globo ) e além da própria qualidade musical , o show , realizado em São Paulo , chamou a atenção do mundo da oda pelo figurino usado pela cantora . Depois de outros dois bons trabalhos : um disco acústico agravado para a MTV em 2003 e uma turnê com o nome de PRIMÓRDIOS , entre 2005 e 2006 e que contou com várias músicas inéditas , Marina enfim conseguiu recuperar sua voz e em 2006 gravou o disco LÁ NOS PRIMÓRDIOS . Em 2011 outro grande acontecimento na vida da cantora : ela se mudou do Rio de Janeiro para São Paulo .



 Os ares da Terra da Garoa parecem ter feito bem à carioca : naquele ano ela gravou o disco CLÍMAX , bem recebido pelo crítica e cujos sucessos foram NÃO ME VENHA  MAIS COM AMOR e PRA SEMPRE , essa última uma composição de SAMUEL ROSA , vocalista e líder da banda mineira SKANK . Além da cantora e compositora , Marina também se aventurou por outras áreas : participou do filme GAROTA DOURADA , de 1983 , foi apresentadora do programa SAIA JUSTA , do canal pago GNT em 2004 , participou do primeiro episódio do programa de humor SATURDAY NIGHT LIFE  , da REDETV , em 2012  e ainda encontrou tempo para ser símbolo sexual : foi capa da revista PLAYBOY de novembro de 1999 . Marina ainda gravou um disco em inglês , A TUG ON THE LINE , lançado apenas nos Estados Unidos em  1993 . O clipe da semana é da dançante FULLGÁS . OUÇA O SOM DA MENINA QUE GANHOU UM VIOLÃO NO LUGAR DE UMA BONECA !


Nenhum comentário:

Postar um comentário