terça-feira, 18 de novembro de 2014

Tem Um Preço

A sua data de nascimento é um tanto incerta..........a famosa expedição francesa , liderada por BINOT PAULMIER DE GONEVILLE  em 1504 , talvez jamais tenha estado lá e sim na Austrália ! Sendo um local estratégico , os espanhóis  , entre 1553 e 1555 chegaram a fundar um povoado na ilha mas logo acabaram sendo expulsos pelos índios ( durante esse período nasceu na ilha o futuro bispo e fundador da Universidade  de Córdoba , na Argentina , DOM FERNANDO DE TREJO Y SANÁBRIA ) . Ou tros afirmam que o fundador da pequena cidade teria sido GABRIEL DE LARA , então capitão-mor ( cargo equivalente hoje à prefeito )  de Paranaguá , no ano de 1641 e erguendo uma capela . A maioria afirma que foi o rico português MANOEL LOURENÇO DE ANDRADE ,  vindo de São Paulo e que acompanhado de família , escravos e alguns amigos , a teria fundado em 23 de março de 1658 . Independente do fato de quem e quando ela foi fundado , é impossível não se encantar com São Francisco do Sul ! Aqueles pequenos 548 quilômetros quadrados ( incluindo a região continental do Saí ) , povoados por um povo simpático e brincalhão ( São Francisco é conhecida como a TERRA DOS APELIDOS )  guardam uma enormidade de praias , montes , lagoas , prédios antigos , "causos" e lendas . A mais famosa delas envolve um padre : nos séculos 17 e 18 a cidade foi governada de maneira tirânica pelo violento FRANCISCO FRANCISQUES , conhecido como CABECINHA   , que desejava que seu filho fosse enterrado sob o altar da Igreja Matriz . O frei FERNANDO não atendeu ao desejo do opressor e , como represália , foi atirado ao mar em uma canoa , apenas com peixe seco ; nessa ocasião ele teria rogado uma praga contra a cidade .........Verdade ou não , durante tempo a cidade dependeu quase que exclusivamente de seu porto e só há pouco mais de 10 anos começou a experimentar um surto de progresso , impulsionado pela filial da siderúrgica francesa ACELOR MITTAL . Recentemente foi anunciado mais um ambicioso projeto envolvendo a cidade : um grande estaleiro . Na crônica de hoje o escritor DONALD MALSCHITZKY , crítico como sempre , comenta sobre o progresso  na vizinha e histórica cidade . CONFIRA :

"Tenho por São Francisco do Sul , um amor atávico que não é atávico , mas parece , pois não tem muita explicação a não ser a de que o recebi por herança . Quer dizer , tem : o mar , o Centro Histórico , o Museu do Mar , o jeito das pessoas - aquela mistura de açorianos , árabes , franceses , mais o pessoal do porto - , a calma que se reflete ou é refletida na baía que emcomprida o casario .



 Mais o fato de pertencer à Academia de Letras e Artes , tudo junto , me faz , ao menos , meio cidadão de lá .

 Na semana passada , depois de um longo tempo sem fazê-lo , voltei lá . Na maior parte do tempo , andando a 60 km por hora  ou menos . Passar por Araquari ( FOTO ABAIXO ) é um sufoco .



 Isso na metade da manhã de um dia de semana . Durante o verão , é melhor nem pensar como será .

 Simultaneamente , leio nos jornais sobre mais uma série de grandes empreendimentos na região , com destaque para a construção de um estaleiro que produzirá plataformas marítimas .



 Tudo gerará mais empregos e , na ótica da maioria , desenvolvimento para a região .

 Creio que é necessário analisar um pouco mais o que é desenvolvimento . A primeira coisa : qualquer nação , região , município  só é desenvolvido se sua população tem saúde , educação e bem-estar . E isso começa debaixo da terra - não exatamente no cemitério - com saneamento total , ou seja , água e esgoto tratado ,



 não simplesmente canalizado para ser despejado em rios e baías . Bem-estar abrange uma vastíssima área , que , entre outras coisas envolve segurança , espaço , mobilidade , lugar e formas para ir e para chegar .

 Em termos de mobilidade , quando será feito algo para resolver o problema do passado ?  Sim , passado , pois há décadas se discute sobre a abertura do canal do Linguado ( ABAIXO , CANAL DO LINGUADO ANTES DE SEU ATERRO )



 e há sei lá quantos anos a duplicação da BR-280 ( FOTO ABAIXO ) é apenas  apenas um projeto em algumas salas refrigeradas .



 A modernização da ferrovia virou bolha de sabão . O presente , em termos de mobilidade , já é um desastre .

 A segunda coisa chama-se futuro : quais as consequências de cada empreendimento em termos de moradia , espaços para armazenagem , produção de lixo , poluição ? Haverá onde morar dignamente por um custo aceitável ? Quanto da natureza terá que ser devastado para dar lugar à demanda ?

 Os impactos na economia , sempre tão glorificados , são essa beleza toda , mesmo ? Como entre outras coisas , ficará o turismo ?



 Crescer é bom , mas uma casa sem fundamento desaba facilmente , e aí sai caro , muito caro . "






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