terça-feira, 4 de novembro de 2014

Humor Marxista

Não , não se trata de uma frase engraçada dita pelo sempre sisudo pensador alemão  KARL MARX ( 1818-1883 ) , considerado por muitos o criador do comunismo , é sim uma referência a Julius Henry Marx , ou melhor , GROUCHO MARX ( 1890-1977 ) . Nascido em um bairro de imigrantes operários , o CARNEGIE HILL em Nova Iorque , ele era de origem judia como Karl Marx e membro de uma família modesta , começou a trabalhar com apenas 12 anos . Neto de um mágico e de uma tocadora de harpa ,  o lado artístico começou a falar mais alto . Estimulado pelo pai , sempre foi um apaixonado pela leitura , e , como seus irmãos , foi desde cedo incentivado a seguir uma carreira artística . Em 1905 iniciou sua longa carreira artística , como cantor , e pouco tempo depois começou a atuar . logo se juntaria aos seus 3 irmãos para formar um grupo de humor que marcaria época .........usando óculos , charuto , com bigode desenhado e com um jeito de andar engraçado , Groucho e  seus irmãos atuaram em filmes que são verdadeiros  clássicos do humor : MONKEY BUSINESS ( 1931 ) , A NIGHT AT THE OPERA ( 1935 ) , A DAY AT THE RACES ( 1937 ) e mais outros 10 filmes . A partir de 1947 Groucho passou a ser mais um homem de comunicação do que um ator de cinema e teatro , apresentando vários games shows ( programas de perguntas e respostas )  tanto no rádio quanto na televisão . Também foi compositor , diretor e roteirista de filmes .

 Outra característica  sua são as  frases  surpreendentes e bem humorados , como : " EU NÃO GOSTARIA DE  FAZER PARTE DE UM CLUBE QUE ME ACEITASSE COMO SÓCIO " e " EU GUARDO QUALQUER ROSTO , SÓ QUE NO MEU CASO , FAREI UMA EXCEÇÃO " . Seu último filme foi SKIBOOD , de 1968 , e faleceu em Los Angeles em 19 de agosto de 1977 , apenas 4 meses antes de outro gênio do humor : CHARLES CHAPLIN . Na crônica de hoje ele recebe uma merecida homenagem do escritor CARLOS ADAUTO VIERIA . CONFIRA :

"Groucho Marx , pseudônimo de Julius Henry Marx ( 1890-1977 ) , foi um comediante estadunidense . ( FOTO ABAIXO )



 Parecia inesgotável o seu fino humor , o qual aplicava no cinema , na música , no teatro , no rádio , em esquetes , na mídia , em entrevistas e ,ao fim da vida, em uma autobiografia com 900 páginas . Em tudo estava presente o seu humor , que é , no dizer de Bernard Shaw , outro excepcional humorista , a máxima projeção da inteligência .

 Como ele pode ser apreciado ? Pela calúnia , a injúria e a difamação , pela irreverência , pela sátira , pela ironia , pelo sarcasmo , pela paródia , pela mera coincidência ( em São Paulo foi preso um famoso ladrão italiano de nome Meneghetti ; ( FOTO ABAIXO )



 no Rio Grande do Sul , na mesma época , foi eleito governador , outro Meneghetti , ( FOTO ABAIXO )



 o que ensejou ao Barão de Itararé ( FOTO ABAIXO ) , um dos nossos maiores humoristas de todos os tempos ,



 a boutade ' cada Estado tem o Meneghetti  que merece ' ) , pelo ridículo , pelo apelido , pelo trocadilho , pela contradição , pelo disfarce , pelo aforismo , pelo pitoresco , pela perfídia ,pela semelhança ( apelidos )  , pela resposta desconcertante .

 Há respostas históricas : quando Xerxes , nas Termópilas , alertou Leônidas , ( GRAVURA ABAIXO )



 comandante grego dos Trezentos , de que os seus arqueiros eram tantos que as suas flechas cobririam o sol , e ofereceu a rendição , recebeu a resposta pronta : ' Melhor , combateremos à sombra ! ' Quando o primeiro-ministro inglês durante a Revolta da Armada contra o governo republicano , inquiriu o marechal Floriano ( GRAVURA ABAIXO )



 sobre de que maneira seriam recebidos os marinheiros ingleses no Brasil  , para proteger os súditos de sua majestade , a rainha recebeu a contestação :' À bala ! '

 Histórica e antológica foi a resposta de Groucho Marx à uma jovem jornalista



  que o entrevistou a propósito de seu livro autobiográfico com as 900 páginas : ' Como o senhor arranjou tempo para escrever  ? Furtando-o ao cinema , ao teatro , ao rádio , á televisão , às colunas jornalísticas , ás obrigações familiares ? Durante férias , feriados , em praias , hotéis -fazenda , durante noites de insônia ? ' . A resposta : ' Não , nada disso , só aproveitando uns segundinhos  , pedidos por minha mulher , para retocar o batom..........' "

Nenhum comentário:

Postar um comentário