quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Doe Suas Dívidas

Se você viveu o período compreendido entre dezembro de 1979 e julho de 1994  , com certeza  não nenhuma saudade dele , pelo  menos  em matéria de economia ..........A inflação acumulada do Brasil nesse período foi de 2.178.000.000.000 % ! Não , não é nenhum erro de digitação  , a inflação do Brasil foi essa mesmo ! O ano de 1989 bateu todos os recordes : aquele ano  terminou com a inflação de 1764, 9 %  ! O período entre 1986 e 1994 então foi dramático : ocorreram 6 mudanças de moeda ( cruzeiro para cruzado - 1986 ; cruzado para cruzado novo -  1989 ; cruzado novo para cruzeiro - 1990 ; cruzeiro para cruzeiro real - 1993 ; cruzeiro real para URV - 1994  e URV para real - 1994 )  , 6 planos econômicos ( Plano Cruzado - 1986 , Plano Bresser Pereira - 1987 , Plano Verão - 1989 , Plano Collor I - 1990 , Plano Collor II - 1991 e Plano Real -1994  )  , trocava-se de ministro da Fazenda como quem troca de camisa , palavras como ÁGIO , OVERNIGHT , RACIONAMENTO DE PRODUTOS , TABELAMENTO DE PREÇOS e HIPER INFLAÇÃO  apareciam com frequência nos noticiários televisivos e nos jornais  e produtos como leite em pó e carne eram produtos de luxo e escassos . Tentou-se de tudo : congelamento de preços e salários , tabelas de preços impostas pelo governo , os chamados FISCAIS DO SARNEY ( comerciantes que desrespeitavam as tabelas de preços e praticavam abusos eram denunciados pela população  ) , desvalorização da moeda e até um roubo disfarçado  com o singelo nome de CONFISCO DAS CADERNETAS DE POUPANÇA .........

 O Plano Real enfim trouxe estabilidade econômica e crescimento  e com 10 reais era possível comprar muitas coisas , o que fez com que FERNADO HENRIQUE CARDOSO  - que também foi ministro da Fazenda e um dos responsáveis pelo plano - declarasse certa vez que " com o Real foi possível o povo comparar mais frango e dentaduras " ...........Porém , uma crise econômica ocorrida em países do Sudeste asiático  no fim de 1997 , fez o Real fazer água e ter a sua eficácia comprometida . Após um período de crescimento econômico discreto , nos últimos anos voltou em entrar em um período de recessão . Na crônica de hoje , HILTON GORRESEN , revela o seu lado economista de ser ..........GUIDO MÂNTEGA , o atual ministro da Fazenda que se cuide ! CONFIRA :

"Não sou economista , muito menos milagreiro , mas também quero arriscar umas teorias para dar um pito na situação econômica do país . Claro , não vou receitar soluções absurdas , como o confisco da poupança



 ou o  aumento no preço do combustível .



Temos que mudar as estratégias , ser mais criativos .

 O problema da inadimplência ( falta de pagamento das dívidas ) , por exemplo . Sempre se trataram os maus pagadores com ameaças e humilhação .



Por que não lhe acenar recompensas no pagamento de suas continhas ? Uma das regras do marketing é visar o interesse do cliente  e não o nosso ( ou pelo menos fingir isso ) .

 Minha primeira sugestão é o carnê-comestível , ou Mac - Carnê , que poderá vir nos  sabores queijo , presunto , calabresa e outros . Após a quitação de cada mensalidade , o pagador poderá saboreá-lo . Você já pensou na possibilidade de devorar suas dívidas com maionese e Ketchup ?



 Outra providência gratificante é o crédito -cheque . Por cada cheque descontado no pagamento das contas , o banco lhe fará um crédito no mesmo valor , esse crédito terá um ágio num valor de até 20 % . Melhor explicando : se você emitir um cheque no valor de R$ 1.000 , receberá do banco um crédito de até R$ 1.200 . Isso , certamente acabará com o enorme volume de cheques sem fundo .



 Outra sugestão : a criação da campanha ' Pague e Apareça '  , em parceria coma Rede Globo . Todo inadimplente que saudar suas dívidas terá direito à participação , em horário nobre , no programa ' Meu Querido Devedor '  , no qual seus ex-credores darão depoimentos  , uma espécie de 'esta é sua vida ' . Comovente , não ?



Depois disso , o pagador ou pagadora  ( não esqueçamos do sexo feminino ) poderá alcançar o sucesso , escrevendo um livro , fazendo anúncios ou posando na ' Playboy ' .



 Sugestão para o título do pretenso livro : ' Como fiquei famoso ( a ) descascando meus pepinos . '

 Mas a melhor solução para o problemas da inadimplência será o programa governamental ' Doe suas dívidas ' . Sim , é preciso deixar de ser egoísta . Doar para quem ? O governo divulgará uma lista de empresas de grande porte que colaboraram com o programa , em troca de certas preferencias nas licitações  de grandes obras . O devedor poderá escolher uma dessas empresas , à fará doação de suas continhas . A empresa , nesse caso , se comprometerá a saldá-la dentro de 30 dias . ( ABAIXO , FOTO DO EMPRESÁRIO EIKE BATISTA )



 Mas atenção , depois de feito isso ,o devedor não poderá se arrepender e requerer a devolução de seus débitos . "



Nenhum comentário:

Postar um comentário