sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Viagem Musical : Retratos da Juventude

Em 15 de março de 1979 o antipático , sincero e temperamental general JOÃO BATISTA FIGUEIREDO assumia a presidência da república com a missão de dar continuidade ao que havia começado o seu antecessor , ERNESTO GEISEL : fazer a transição da nada saudosa ditadura para a democracia , fato que ficou claro em uma frase dita  logo em seu primeiro pronunciamento : " Hei de fazer do Brasil uma democracia "  . Bonita , independente , polêmica e acima de tudo muito talentosa : aquela cantora que já havia se consagrado no trio OS MUTANTES  , entre 1966 e 1972 , viveu o grande momento de sua carreira entre 1973 e 1978 , à frente da banda TUTTI FRUTTI cujo grande sucesso foi OVELHA NEGRA , uma espécie de música auto biográfica de  RITA LEE JONES . Em uma país conservador , dominado pela nada saudosa ditadura , eles foram pioneiros e marcaram época  com roupas e maquiagens extravagantes ; uma mistura de rock , blues , poesia , críticas à ditadura , dança e folclore português e ainda , para o escândalo dos mais conservadores , os rebolados e trejeitos do vocalista NEY MATOGROSSO . Este foi o SECOS E MOLHADOS , que quebrou recordes de vendas de discos e público entre 1973 e 1974 . Mas você já deve ter se perguntado : O que as três têm a ver ? Tudo ! No início da década de 80 respirava-se um clima mais leve e sabia-se que a ditadura terminaria  mais cedo ou mais tarde , a juventude da época já podia extravasar seus sentimentos , emoções , paixões e maneiras de se expressar . Neste contesto , surgia em 1981 na cidade de São Paulo , a banda RÁDIO TÁXI , formada por ex-integrantes  das bandas de apoio de Rita Lee e Secos e Molhados . Ainda naquele mesmo ano a primeira música gravada pela banda , GAROTA DOURADA , fez parte da trilha sonora do filme MENINO DO RIO  . Seu sucesso foi tão grande , que acabou inspirando um outro filme , com o nome da música , produzido em 1983 e que contou com participações ilustres como as de LOBÃO , RITCHIE e GUILHERME ARANTES .



 Embalada por esse sucesso , a banda gravou em 1982 seu primeiro disco , RÁDIO TÁXI , que além da música citada acabou emplacando mais 3 grandes sucessos : as existencialistas COISAS DE CASAL e CONVERSA FIADA e a maliciosa DENTRO DO CORAÇÃO ( PÕE DEVAGAR ) . O disco contou com as participações ilustres do casal RITA LEE - ROBERTO DE CARVALHO  e GUILHERME ARANTES , infelizmente não cantando , mas compondo várias das músicas do disco . Em 1983 foi lançado RÁDIO TÁXI II , que emplacou os seguintes sucessos : a gastronômica SANDUÍCHE DE CORAÇÃO , a radiofônica COM O RÁDIO LIGADO  e a futurista e romântica EVA , o grande sucesso da banda e uma versão de uma música do italiano UMBERTO TOZZI . O disco seguinte , 6:56 , de 1985 , marca a estreia do vocalista MAURÍCIO GASERINI , que entrara no lugar de WILLIE DE OLIVEIRA . Esse disco e o seguinte - MATRIZ ( 1986 ) - estiveram longe do sucesso dos discos iniciais . Em 1988 uma perda sentida : o guitarrista , cantor e um dos fundadores da banda , WANDER TAFFO  deixa a banda . Sem ele a banda gravou os discos  RÁDIO TÁXI ( 1989 ) , HORÓSCOPO DO AMOR PERFEITO ( 1992 )  e RÁDIO TÁXI VII ( 1997 ) , que passaram praticamente despercebidos .



 Em 2006 , para a grande alegria de seus fãs  , um novo disco da banda voltou a ser lançado depois de 9 anos ........tratava-se de um disco ao vivo e que marcou o retorno de Wander Taffo à banda  . Mas a alegria durou pouco : em 14 de maio de 2008 Wander morria  , aos 54 anos , vítima de um ataque cardíaco fulminante . Com a morte de um de seus fundadores a banda teve que se reestruturar e entraram FÁBIO NESTARES ( vocal ) , FLÁVIO FERNANDES ( teclado ) e GUSTAVO NAVARRO ( guitarra ) . A banda ainda continua na ativa e preparando-se para lançar em breve um dvd e um cd contando trajetória e  também muito material inédito ; garantia de boa música ! O vídeo do dia é o clipe da bela EVA , de 1983 . OUÇA O SOM QUE MARCOU UMA JUVENTUDE !

Nenhum comentário:

Postar um comentário