sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Rock Do Interior

Um artista talentoso , vindo do interior , e que busca em uma metrópole tirar a sorte grande .........como tantos outros essa foi a história  de Francisco José Zambianchi , ou melhor , KIKO ZAMBIANCHI . Nascido em 14 de outubro de 1960 , na próspera cidade paulista de Ribeirão Preto , ainda adolescente ele começou a participar de festivais de música e de teatro , formou sua própria banda - VIDA DE RUA - e percorreu o interior de São Paulo . Aos 23 anos se estabeleceu em São Paulo e logo chamou a atenção da gravadora EMI ; em 1984 gravou um single ( discos com apenas uma ou duas músicas ) com a música ROLAM AS PEDRAS . No ano seguinte foi lançado o seu primeiro disco , CHOQUE , que além da música-título emplacou como sucesso a música PRIMEIROS ERROS . Em relação a essa última música , ela só se tornou um sucesso pelo pessoal do próprio Kiko , que a divulgou o máximo que pôde , ao contrário da gravadora , que não acreditava que ela pudesse ser um sucesso comercial . Nesse primeiro disco o cantor teve a honra de contar com as presenças dos já consagrados MARINA LIMA e LULU SANTOS . O ano de 1986 marca não apenas o lançamento de um novo disco , QUADRO VIVO ( cujo grande sucesso foi a música ALGUÉM ) , como também uma mudança no estilo musical do cantor , tendo uma influência maior da black music  . Em 1987 outro disco , KIKO ZAMBIANCHI , e outra mudança radical de estilo : um som mais metal e funk  . Porém a grande glória estava reservada para o ano de 1989........o disco do cantor  lançado naquela ano , ERA DAS FLORES , até que foi bem recebido mas curiosamente o grande sucesso da carreira do cantor não estava nele : trata-se de uma versão de um dos grandes sucessos dos BEATLES , HEY JUDE ( cuja versão em português foi feita por ROSSINI PINTO )  . De um cantor conhecido e de sucesso ( todos os discos do cantor lançados até ali tiveram alguma música incluída em alguma novela da TV Globo , o que na época era meio caminho andado para o sucesso ) , KIKO ZAMBIANCHI subitamente transformou-se em uma celebridade , reconhecido em todos os lugares .



  Repetindo o velho erro de todas as gravadoras , ao julgar ter encontrado a fórmula para o sucesso  e querer interferir na carreira dos cantores , a EMI julgou que a partir dali Kiko Zambianchi seria um cantor de músicas românticas............Foi demais para o cantor e ele disse  "NÃO , OBRIGADO !" . No início da década de 90 a febre do rock nacional era coisa do passado e Kiko estava sem gravadora .........o cantor  acabou sendo autor de trilhas de trilhas sonoras para peças teatrais e  fez alguns poucos shows . Nessa época também iniciou uma maldição na carreira do cantor : A DOS PROJETOS NÃO CONCLUÍDOS . Duas promessas de ótimos discos - um disco de inéditas , que seria lançado em 1992 e um disco ao vivo e acústico , que seria lançado em 1994 - jamais foram lançados  até que em 1997 finalmente era lançado um disco de Kiko Zambianchi , KZ , com um som mais eletrônico e com novas versões de antigos sucessos seus e de outros cantores como GILBERTO GIL e CAETANO VELOSO . O disco passou praticamente despercebido...........após uma breve participação na banda CAPITAL INICIAL , outra sobrevivente da década de 80 , entre 2000 e 2001 , em 2002 era lançado o disco NOVO DISCO . O nome era sugestivo e marca um retorno ao som roqueiro original do cantor  ; só que havia um problema : a gravadora , ABRIL MUSIC , acabou falindo e o disco acabou não tendo a divulgação e o sucesso que merecia . Após uma breve incursão do cantor pelo HIP - HOP , como produtor , e mais um projeto abortado ( um disco que chegou a ser gravado entre 2007 e 2008 )  em outubro de 2010 o cantor fez um show na sua Ribeirão Preto natal , com a participação dos velhos amigos do Capital Inicial .



 O show virou um CD , que só foi lançado em 2013 e seria também um DVD , que por questão de tratamento de imagens , ainda não foi lançado . Além de cantor , Kiko também destaca-se como compositor , tendo músicas de sua autoria gravadas por ERASMO CARLOS , MARINA LIMA , CAPITAL INICIAL , a desconhecida cantora PATRÍCIA COELHO e a igualmente desconhecida banda O SURTO . O próximo disco de inéditas ? Devido ao histórico de projetos abortados e não concluídos do cantor , só Deus sabe.........O clipe de hoje é da música ALGUÉM , de 1986 ,  e a  bailarina que aparece no vídeo é a sua então esposa , a hoje atriz CAROLINA FERRAZ  . PARA OUVIR E DANÇAR !

Um comentário:

  1. bem legal o seu texto. ACOMPANHO A CARREIRA DO kIKO, E É BEM ISSO QUE VC ESCREVEU. Ele tem mais discos abortados do que gravados. Uma pena já que é muito talentoso. Obrigado. Abraço.

    ResponderExcluir