segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Parabéns , Menino Sorriso

Na frieza e formalidade do dicionário Aurélio  a palavra SORRIR aparece com as seguintes definições : " 1- RIR SEM RUÍDO , APENAS COM UMA LEVE CONTRAÇÃO DOS MÚSCULOS FACIAIS ; 2- MOSTRAR-SE  ALEGRE ; 3- SER FAVORÁVEL , FAVORECER  ; 4 - ZOMBAR " . Na face de uma pessoa pode-se entender como alegria de viver , satisfação por algo bem feito , o prazer de reencontrar uma pessoa querida depois de muito tempo , a satisfação de encontrar e agradar quem gostamos , cortesia , educação , otimismo .............enfim , um sorriso pode ter inúmeros significados  e na crônica  de hoje o escritor DONALD MALSCHITZKY comenta sobre  esse ato tão especial . CONFIRA :

"E você completa um ano ! Quantos anos de sentimento você completa ? Sentimentos de uma multidão



 que seguiu todos os seus olhares , mesmo quando olhados por olhos pequenos  como os seus , muitas vezes por tubos e bandagens . Sentimentos de quem o quer e o teve junto , respirando o seu respirar e engasgando o coração a cada engasgada sua .

 Sentimentos de quem via o seu sorriso , mesmo quando este dormia o seu descanso , porque sorrisos também precisam descansar  , pois , caso contrário , quando as crianças os procuram , eles estão cansados que quase não  aparecem . Por isso se pintam tão pouco nas pessoas amargas , porque tentam , tentam , se esforçam , cansam e desistem , aí elas ficam com aquela cara de tristeza que só serve para deixar os outros tristes .



 E você completa um ano ! Mas não é um ano : são dias e dias , multiplicados pela intensidade dos acontecimentos  , pelas apreensões e pelas alegrias que brotaram como flores teimosas que aparecem no meio de pedras pontiagudas sem que se saiba de onde tiram a energia que precisam para viver e florir .



 Sabe aquelas pessoas bem velhas e que têm uma alegria para cada acontecimento ? Elas não são assim alegres por bobeira , é que sabem que levar a vida a sério demais é perder tempo , mas , principalmente , como viveram muito , têm a certeza de que mesmo dentro de uma grande tristeza , há uma alegria escondida , basta achá-la . Não , ela não engana a tristeza , apenas vai ficando mais forte , às vezes tão forte que a gente descobre que a tristeza nem existe .



 E você completa um ano ! Nesse tempo você passou por dores e pesares que muita gente não passará durante sua vida toda . Mas você está vivo , e sorrindo . Acredite , tem quem morre  velhinho , velhinho e , se olhar para trás de cobre que , em todos os seus dias vividos , não acumulou nem parte de todo amor depositado em seu coração durante esse ano . É que eles tiveram dias simplesmente vividos  , mas não sentidos , aí vão sorrir de quê ?



 Desde quando você era apenas sopro , gente e mais gente se encontrou , deu de sua essência para que você pudesse ser entregue a pessoas  que , com mãos mágicas , fossem ali , no seu coração fragilizado e lhe desse mais vida para você festejar um ano  , mais um ano e assim por diante . Lembre sempre deles , dos que doaram , dos que abençoaram ,dos que deram alento ao seu coração e o ajudaram a sorrir  . Eles também terão mais dias sentidos por causa de você . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário