terça-feira, 28 de outubro de 2014

Gentileza Baiana

Às vésperas da independência do Brasil o rei português DOM JOÃO VI , pouco antes de retornar à Portugal , teria dito a DOM PEDRO I : " SE O BRASIL SE SEPARAR , ANTES SEJAS TU , QUE HÁS DE ME DE RESPEITAR ,  QUE UM DESSES AVENTUREIROS " . É muito provável que se Dom Pedro não tivesse seguido o conselho paterno o que hoje é o Brasil seria um aglomerado de pequenos países de língua portuguesa , a exemplo do que aconteceu na América espanhola . Mesmo independente , o Brasil não se livrou do fantasma do separatismo e , principalmente entre 1824 e 1845 , várias regiões como Rio Grande do Sul , Santa Catarina , Bahia , Pernambuco , Ceará e Pará tentaram tornar-se independentes  , porém uma dessas tentativas acabou dando certo : em 1828 a antiga província Cisplatina , de colonização predominantemente espanhola , tornou-se a REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI . Embora todos os movimentos separatistas  tenham sido reprimidos com muita violência , o desejo de independência não desapareceu.............Em seu primeiro artigo  a Constituição brasileira é clara : o Brasil é formado pela UNIÃO INDISSOLÚVEL  de municípios , Estados e o Distrito Federal . Existe um porém : a Constituição também permite a liberdade de expressão , desde que não haja incitação à violência . Aproveitando a brecha  que a própria Constituição abre  , existem no momento 9 movimentos separatistas no Brasil , pregando a separação dos Estados do Rio de Janeiro , São Paulo , Rio Grande do Sul , dos 3 Estados do Sul do Brasil e surpreendentemente , criado em 1992 e liderado pelo professor JACQUES RIBEMBOIM , um movimento que prega a separação do Nordeste.........Todos eles alegam diferenças históricas , culturais , sociais , geográficas , étnicas e econômicas em relação à outras regiões do Brasil . De todos eles talvez o mais conhecido e articulado seja o movimento O SUL É MEU PAÍS , criado em 19 de junho de 1992 em Curitiba e que tem como seu idealizador , principal fundador e líder o paranaense CELSO DEUSCHER  .

 Com sede em Curitiba , o movimento tem cerca de 30.000 filiados , o movimento promove atividades como palestras , congressos  até mesmo pedaladas pelos 3 Estados do Sul . Também produz materiais como panfletos , camisetas , livros e até um revista mensal e de pouca tiragem , a SUL LIVRE . Embora oficialmente raríssimos sejam os políticos que o apoiem , parte  do material impresso do movimento é produzido na gráfica do Senado Federal ! Frequentemente acusado de ser preconceituoso e racista , o movimento enfrenta a acusação de ter como seu grande ideólogo o polêmico e já falecido escritor e empresário gaúcho SIEGFRIED CASTAN ( 1928-2010 ) , que chegou a ser condenado por prática de racismo pelo SUPERIOR TRIBUNAL FEDERAL ............Com a maciça votação recebida por DILMA ROUSSEF no Nordeste OS ESTÚPIDOS DE PLANTÃO descarregaram todo o seu ódio e imbecilidade nas redes sociais . Acrônica de hoje , embora escrita em setembro de 1997 pela escritora blumenauense URDA ALICE KRUEGER  , infelizmente continua atual e a situação vivida pela escritora é uma belíssima lição ! CONFIRA :

"Maio de 1988 , e desembarquei a primeira vez em Salvador-BA , ( FOTO ABAIXO )



 às vésperas do centenário da Abolição . Ia para o que imaginava que seria a maior festa comemorativa do evento  , já que lá existia a maior concentração de população negra do país , e ia atrás dos personagens e histórias de Jorge Amado , que lia com paixão desde os doze anos de idade . Para resumir , Salvador foi a única cidade brasileira que não comemorou  o centenário da Abolição - fez foi protestos e mais protestos sobre a abolição que ainda não chegou - e descobri que a Bahia era igualzinha aos livros de Jorge Amado . ( FOTO ABAIXO )



 Mas aprendi lições inesquecíveis naquela viagem . Ainda não amaciada pela suavidade baiana , dura filha de um Sul consumista e carente de boas relações humanas , quase morro de ser assaltada ao me deparar  , pela primeira vez , coma gentileza baiana . Vou contar :

 Fazia uns dois ou três dias que estava em Salvador , e tomei um ônibus para ir a algum lugar .



Não sabia onde deveria desembarcar , e pedi informação para o moço que se sentava  ao meu lado . Solícito , ele me disse :

- Ah , lugar tal ? Vou até lá com você !

 E agora ? Se o rapaz saltasse do ônibus comigo , eu tinha certeza de que iria me assaltar . Apressei-me a dispensá-lo :

- Não , não precisa ! Você só me diz onde devo desembarcar  !

- Ora , eu vou com você !

- Não , não precisa !

 Entre o 'eu vou junto ' e o ' não precisa ' , gastamos minutos inteiros , e eu estava cada vez mais apavorada , pois tinha a certeza que só um assaltante poderia ter aquele comportamento de querer seguir a turista loira ( ABAIXO , URDA  ALICE  KRUEGER )



para fazer seu serviço com calma , fora do recinto do ônibus .

 Chegou o tal ponto , e descemos . Havia uns dois quarteirões para andar , e eu nem ouvia o que o rapaz falava , de tão tensa que estava , esperando o momento do assalto . Só que chegamos onde eu ia , e o moço baiano me deixou na porta , despedindo-se com gentileza , sem sequer uma cantada , sem sequer trocar endereços , sem nenhuma cobrança , e então imaginei que ele me trouxera até ali porque morava por perto . Indaguei a respeito . Não , ele não morava por ali . Ia , agora , voltar à avenida principal , e pegar outro ônibus para ir até seu destino .



 O meu queixo tinha caído totalmente  enquanto observava-o afastar-se . Para a minha dura sensibilidade do duro Sul , aquela gratuita , espontânea e doce gentileza que ,depois descobri é inata no povo baiano , estava além da minha compreensão . Acho que a expressão certa para dizer o que senti  é que fiquei besta de espanto . Talvez essa tenha sido uma das principais lições aprendidas naquela viagem , a de que não é necessário conhecer-se uma pessoa  para ser gentil com ela . E põe gentileza nisso !



 Agora pergunto aos leitores : algum de vocês , filhos do duro Sul , faria com algum desconhecido o que aquele anônimo rapaz baiano fez comigo ? Não faria ,claro ! Duvido com todas as letras que alguém aqui do Sul se daria ao trabalho de saltar de um  ônibus , desviar-se do seu caminho , para depois voltar e pegar outro ônibus , só para gentil com um turista , sem nenhuma cobrança  , sem nenhuma segunda intenção . Se houver alguém capaz de tão desprendida gentileza , que se manifeste - acho que tal pessoa não existe , que é como procurar um justo em Sodoma e Gomorra ( GRAVURA ABAIXO )  - por mais que fosse procurado , não havia nenhum .



 Temos muito , mas muito a aprender com o povo baiano . Diante deles somos tapados , duros , mal-educados e incultos .



 E o pior é que nos achamos o máximo . Parecemos ter o rei na barriga, aponto de falarmos mal  de um Nordeste que não conhecemos , de pormos a culpa de nossos problemas em um Nordeste que nem imaginamos como é , a ponto de querermos fazer um país separado , para nos livrarmos dos nordestinos . Belo país  teríamos ! Seria uma porqueira de país tapado , duro  e inculto . Aminha esperança é que , algum dia o sulista será verdadeiramente um povo culto , e então poderá olhar para trás e se envergonhar dessas bobagens separatistas de agora . ( ABAIXO , MOVIMENTO "O SUL É MEU PAÍS " ) "

Nenhum comentário:

Postar um comentário