sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Entrevista : MARINEI LUIZA VERBINEN VALCANAIA

Diz um antigo ditado : " AS MELHORES FRAGÂNCIAS ESTÃO NOS PEQUENOS FRASCOS "........e a nossa entrevistada do mês é um grande exemplo disso . Guaramirim é uma pequena cidade  com pouco menos de 40.000 habitantes e vizinha à Joinville , da qual foi distrito até 1949 . Até a década de 40 chamou-se Bananal e ainda tem na agricultura a sua principal fonte de receita  , com predomínio das colonizações alemã e italiana e , em menor escala , polonesa . Nessa pequena cidade nasceu em 1968  a nossa entrevistada , que na década de 80 acabou radicando-se em Joinville  . Trabalhando durante muito tempo no comércio , ela é um exemplo de pessoa que descobriu seu talento artístico tarde , embora  jamais seja tarde  para arte . Começou a escreve poesias meio que por acaso  embora ela , humildemente , não as considere poesias . Seu nome é diferente e um tanto longo , MARINEI LUIZA VERBINEN VALCANAIA , mas as suas poesias estão longe de serem difíceis , sendo de fácil entendimento por todos . Existencialistas , refletem o que sentimos e tudo o que passamos em nossas vidas . Mulher bonita e sempre elegante , Marinei é solícita com todos , seja um velho amigo e um desconhecido . Após escrever seu primeiro livro de poesias , METAMORFOSICAMENTE PENSANDO ( lemos o livro e o aprovamos ) , no último dia 7 de outubro foi lançado o seu mais novo trabalho , ALUANDO , certeza de ótima leitura ! Na conversa de hoje , Marinei ( FOTO ABAIXO ) nos revela um pouco de sua personalidade  . CONFIRA :



1- O QUE A DESPERTOU PARAA POESIA ? COMO É O SEU PROCESSO DE CRIAÇÃO ?

MARINEI - Nunca imaginei que algum dia escreveria um livro , esse mundo das letras era algo muito distante do que gostaria de fazer na minha vida . Trabalhei mais de 10 anos no comércio , convivi , presenciei  e escutei muitas coisas  e com certeza muitas me sensibilizaram e me fizeram questionar . Comecei escrevendo pequenos textos ( que denomino Pensamentos ) e postava no face ,muitas pessoas curtiam e comentavam dizendo se identificar com o que escrevia . Recebi muito incentivo e apesar da insegurança no primeiro momento , percebi que poderia compartilhar e de certo modo "levar" pessoas a refletirem .



 O processo de criação vem da inspiração, da percepção , do entendimento da vida , da convivência humana . Somos movidos a sentimentos e muitas vezes não conseguimos externar . Falo também que meus pensamentos são guiados por anjos , pois muitas vezes no meio da noite , do nada levanto para escrever .



2- COMO AS PESSOAS VEEM SUAS POESIAS ? QUE DEFINIÇÃO VOCÊ DARIA AO QUE É UMA POESIA ?

MARINEI - Tenho tido feedback de muita gente e muitos se identificam com o que escrevo  , questionam de onde vêm esses pensamentos e respondo : não sei , simplesmente vem . Escrevo numa linguagem simples e falo de nosso cotidiano : amor , ódio , saudades , superação , perda , tristeza , sonhos......em fim , algo que em algum momento passamos em nossas vidas  . A opinião das pessoas é importante em qualquer tipo de trabalho  , pois estamos nos expondo , expondo nossas criação  , com certeza esse é o termômetro certo para saber se estamos caminhando na linha do horizonte .



 Não acredito que poesia tem uma única definição , cada  autor  tem uma particularidade , de expressar sentimentos , muitos usam rima , metáforas , outros simplesmente escrevem , ou seja , colocam literalmente no papel suas fantasias , emoções  e pensamentos . Então , poesia para mim é ser livre



 para imaginar , despertar , sensibilizar e encantar o leitor .

3- COMO VOCÊ VÊ A CULTURA DE JOINVILLE ? E O QUE PRECISA SER MUDADO ?

MARINEI -  Fico triste em ver o cenário cultural de Joinville . Joinville cresceu muito nos últimos anos  e consequentemente o lado cultural da cidade deveria crescer junto . Temos eventos importantes e consolidados como o Festival de Dança , que já é reconhecido no Brasil inteiro , a Festa das Flores ( que encanta o público daqui e de fora )  e outros mais específicos da nossa região . Muitos eventos são promovidos durante o ano , apesar da pouca divulgação , outros promovidos pelos próprios artistas lutando para mostrar seus trabalhos  . Percebo a falta de apoio e investimentos de novos projetos , tem muito projeto lindo  que está engavetado por falta de oportunidade , a burocracia para essa oportunidade é muito estressante  e desmotivante .



 Não sou a pessoa mais indicada para mencionar mudanças , pois tem coisas de que não tenho conhecimento  , mas sou uma cidadã joinvilense e posso perceber certas coisas . Sobre Cultura , entendo , quanto mais cedo você estiver envolvido  e ter conhecimento sobre cultura , melhor . Portanto , esse incentivo poderia começar nas escolas , estimulando crianças e adolescentes a criar e mostrar habilidades  e também promovendo eventos para que elas já tenham esse contato do mundo cultural . Investir em parcerias , criar associações nos bairros , levando a cultura e arte ás pessoas que não têm acesso . Divulgar , mil vezes divulgar oque está acontecendo , valorizando o potencial que nossa Joinville tema oferecer  . Tem muitos artistas , escritores  que merecem todo o nosso respeito e não são reconhecidos . ' Investir em cultura é a forma mais rica para  o desenvolvimento de uma cidade . '



4- QUAL SONHO VOCÊ TEM COMO POETISA E ARTISTA ?

MARINEI - Meu sonho como poetisa e artista é poder tocar o coração das pessoas  quando leem meus pensamentos  e vender muitos livros , é claro ! ( risos )  ( NOTA DO BLOG : o contato com o Marinei é através do e-mail marinei.luiza @ gmail.com ou pelo telefone 9974-3050 ) . Gostaria muito de escrever um romance , já tenho a história na minha cabeça  , vai ser desafiador , porque é muito diferente do que escrevo atualmente . Mas adoro ser desafiada !!!!!



5- QUE MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL ?

MARINEI - Gostaria de deixar um texto do meu livro "Aluando" :

"Não cortem as minhas asas  !

 Nasci para voar , ser livre feliz  !

 Demorou tanto para crescer , precisei aprender ........

 São asas da minha vida , pois a única coisa que posso decidir  é para onde quero voar......

 São asas de meus pensamentos e nelas imagino , sonho , viajo .......

 Não tentem me domar , me domesticar ,  pois a única coisa que sei é VOAR  !



 Não me deixe voar ao vento , rumo à liberdade .......

 Quero ver esse mundo lá de cima , sobrevoar rios e colinas , quero sentir a sensação da plenitude de viver ........

 Não me impeçam de fazer voos rasantes , preciso ser audaciosa e aventureira perante o que Deus me deu de mais sagrado : A VIDA .......



 Por favor , não cortem minhas asas ........Quero voar !

 Voar para bem longe e descobrir que existem muitos lugares esperando por mim ........."



  Portanto o que tenho a dizer : Voe , voe bem alto , porque a vista lá de cima é muito mais bonita  ! Lute pelos seus sonhos e tudo tem o tempo certo para acontecer .





Nenhum comentário:

Postar um comentário