quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Crônica Do Crioulo Doido

Aquele sujeito tinha um jeito sisudo , era roteirista de programas de rádio e televisão ( chegou a até a ser apresentador de TV ) , escrevia crônicas para jornais e em apenas 8 anos escreveu 13 livros , não trabalhava menos que 15 horas por dia e morreu cedo , com 45 anos  . Certamente era um "caxias" , ranzinza , estressado e de mal com a vida .........Lamentável engano .........ele era muito bem humorado , boêmio , realizava um concurso  de beleza em que verdadeiras beldades apresentavam-se em curtos trajes de banho e que recebeu o nome da AS CERTINHAS DO LALAU e certamente foi um dos maiores humoristas que esse país já teve . Esse foi Sérgio Porto ( 1923 - 1968 ) , ou melhor , STANISLAU PONTE PRETA . Com  a sua irreverência ele não perdoava ninguém , tendo como alvos o pseudo moralismo da sociedade  e em seus últimos anos os estragos que a recém imposta e nada saudosa ditadura militar já causava  . Profundo conhecedor da música brasileira , também era compositor e , ironicamente , um de seus melhores e mais hilários trabalhos foi feito no ano de sua morte , 1968 .

 Era o SAMBA DO CRIOULO DOIDO  , fez parte da trilha sonora da peça teatral PUSSY PUSSY CATS e foi gravada originalmente pelo grupo QUARTETO EM CY para o rádio ( mais tarde o grupo de samba paulistano DEMÔNIOS DA GAROA a gravou em disco ) . No enredo da música o tal crioulo era um compositor de sambas-enredo  que mistura personagens e fatos da história do Brasil , criando uma história completamente sem sentido . Motivo : com a vigência da nada saudosa ditadura militar , o Departamento de Turismo do então Estado da Guanabara ( a cidade do Rio de Janeiro )  determinou que todos os sambas-enredo deveriam abordar temas relacionados à história do Brasil ........A hilária música também serviu de inspiração para a crônica de hoje , do sempre irreverente HILTON GORRESEN . CONFIRA :

"Um amigo me telefonou logo cedo :



- Tenho más notícias !

 O sangue me subiu rápido pra cabeça . E ele continuou com voz compungida :

- A camélia caiu do galho , deu dois suspiros e depois morreu .

 O cravo já se encontrava na UTI por causa de uma briga violenta  com a esposa , em que saiu despedaçado . Tudo porque saiu por aí , violão debaixo do braço ; em qualquer esquina parava , em qualquer boteco , bebia e , se houvesse motivo , fazia mais um samba .



 Só imagino como a jardineira deve estar triste ........

 Na rua um bêbado com chapéu coco fazia irreverências mil , e eu aqui , nesta mesa de bar , na qual o garçon já cansou de escutar diversos casos de amor . Num belo passeio marítimo , há muitos anos , a canoa  virou , foi pro fundo do mar .



 Dizem que a culpa foi minha , que não soube remar . Eu devo ter atirado o pau no gato quando criança pra me acontecer essas coisas .

 Minha vida não foi um palco iluminado . No jardim da vida , procurei colher as flores mais bonitas . As flores feias que me perdoem , mas a beleza é fundamental . Foi quando conheci a Amélia , aquilo sim é que era mulher de verdade  . Às vezes passava fome ao meu lado , enquanto eu comia a última bolachinha do pacote . Com ajuda de uns amigos , o Mato Grosso e o Joca , construímos nossa maloca . Mas Amélia morreu atropelada pelo trem das onze .



 Lobão comeu o Chapeuzinho . Os caçadores não conseguiram pegar o malfeitor , pois fugiu para o Paraguai  ,



onde leva uma vida de nababo ( não leitor , é nababo mesmo , uma espécie de governador da Turquia ) . A vovozinha mandou confeccionar uma camiseta com a foto da neta e clama por justiça nas redes sociais .

 O pior aconteceu com o belo príncipe . Depois de atravessar montanhas e florestas , encontrou a bela princesa que jazia numa cama de pedra . Acercou-se dela e tacou um desenrolado beijo na boca . Infelizmente a princesa não acordou , pois já havia falecido há mais de  20 anos .



 Fui convidado para o casamento de dona Baratinha . Depois que ficou rica , resolveu escolher um marido , vejam só . Na hora do casório , cadê  o marido  , o senhor Dom Ratão ? Sumiu de vez , o sem-vergonha . Como não houvesse mais casamento pelo pequeno inconveniente  da ausência do noivo , resolvemos 'estraçalhar' a panela do feijão ,



que por sinal estava ótimo , apenas com um gostinho mais esquisito . O que seria ?

 Antes de você  perguntar se eu não tinha nada melhor  pra fazer , considere que este texto foi escrito no dia das crianças eu ainda tenho um resquício de alma infantil . "



Nenhum comentário:

Postar um comentário