quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cachaça , Já Tenho.......

Acredite , de tão raro o AÇÚCAR jaz fez parte dos dotes de nobres europeus ! Em 1500 , quando chegaram ao Brasil , os portugueses já dominavam a produção do açúcar , cultivando-o com êxito nos arquipélagos da MADEIRA , CABO VERDE e SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE . Com o objetivo de ajudar na ocupação do imenso território que estavam ocupando , MARTIM AFONSO DE SOUZA , fundador da vila de São Vicente no litoral paulista , criou em 1533 o primeiro engelho de cana-de-açúcar  do Brasil e na mesma época os primeiros engenhos foram criados na Bahia e Pernambuco . Com a rápida devastação das florestas de PAU-BRASIL , e facilitado pelo clima e o solo , o açúcar tornou-se logo o principal produto de exportação do Brasil e durante cerca de 100 anos a imensa colônia portuguesa foi a maior produto de açúcar do mundo . É muito provável que junto com a primeira produção de açúcar  naquele engenho de São Vicente também tenha surgido a brasileiríssima CACHAÇA , embora os primeiros registros a respeito dela remontem a década de 1620 . O nome CACHAÇA  gera controvérsias : segundo alguns teria origem no nome de um tipo de vinho de qualidade inferior , bastante consumido na Espanha e em Portugal ; já segundo outros teria origem no CACHAÇO , um tipo de porco selvagem encontrado no Nordeste e cuja carne muito dura era amolecida com a bebida . A princípio tida como uma bebida de qualidade inferior , a cachaça era consumida pelos escravos ( durante muito tempo a cachaça foi usada como moeda de troca na aquisição de escravos na África )  e parte de sua produção ou era consumida por animais ou era simplesmente descartada . Maior concorrente do vinho português , durante certo tempo foi proibida , mas logo os portugueses perceberam que poderiam ganhar muito dinheiro com ela : foi criado um imposto sobre sua produção , o que chegou até a gerar uma revolta no Rio de Janeiro entre 1660 e 1661 . Parte do dinheiro usado na reconstrução da cidade de Lisboa , destruída por um terremoto em 1755 , veio da cachaça brasileira !

 Com o tempo a produção da cachaça foi aprimorada e atualmente são utilizados 300 ingredientes em sua composição ! Maior do que o número de ingredientes que a compõem é número de nomes que a cachaça tem , sendo mais de 2.000 : ABENÇOADA , MARIA-BRANCA , CANINHA , CANHA , MATA-BICHO , PINGA.......Embora sendo um símbolo nacional  ,  só em 29 de junho de 2005 surgiu uma lei regulamentando a sua produção e comercialização ( em 2011 existiam cerca de 40.000 produtores de cachaça )  , mas que só passou a vigorar a partir de 30 de junho de 2006 . Vale lembrar que o presidente do Brasil à época era LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA , que dizem ser um grande apreciador da bebida.........A cachaça também pode ser o pano de fundo para uma história  de honestidade e ajuda ao próximo : o escritor HILTON GORRESEN que o diga ........CONFIRA :

"Antes que o prezado leitor me tenha em conta de cachaceiro e outras coisas piores , devo esclarecer que não é de minha pessoa  que estou falando ( ou melhor , escrevendo ) . Faz tempo , quando eu ia entrar num supermercado , um provável indigente , sentado no chão , com as costas contra a parede me abordou , de modo alegre e folgazão : amigo , se der , na saída me traga alguma coisa para comer . Cachaça , já tenho !



 Sua sinceridade me fez sorrir . Estava ali um bêbado confiável .



 Não com as feições falsamente compungidas de quem nos pede uns trocados para matar a fome e , quando viramos as costas , se joga às bebidas ou às drogas . Lembrei- me imediatamente de um personagem de minha juventude  em São Chico : Oswaldo Gambá . Oswaldo vivia de pequenos trabalhos para as famílias , dava recados , buscava água na fonte da carioca . Depois entortou a vida , entornou a água ; aliás , pelo jeito , não colocava mais água na boca , Deus o livre . Vivia bêbado , com o jeito sonso e molenga dos cachaceiros de carteirinha , os olhos semicerrados , o carão sem -vergonha  . Quando pedia trocados , logo ia dizendo : não quero mentir , é pra bebida mesmo !



 Desse jeito , o que poderia dizer ao nosso personagem atual ? Não gosto de me sentir enganado , desconfio que meu suado dinheirinho



 vai concorrer para a manutenção do vício de alguém , aqueles que morrem de fome , mas não deixam de tomar sua cachacinha . Este não , este era um pedinte honesto , não pedia para alimentar o vício , isso já estava garantido . Sua pretensa sinceridade ( ou seria só um golpe de marketing ? )  amoleceu mais este coração de espuma



e não me esqueci de lhe reservar  uma bandeja de mortadela . Pensei em presunto, mas acho que ele não iria notar a diferença .

 Se ele tivesse se referido ao cigarro ( cigarro já tenho...... )  não lhe teria dado a confiança de trazer bandejinhas de alimento , pois detesto o fumo ; a cachaça que ele bebe não me faz o mesmo mal  que a fumaça que solta ao meu redor .



 Folgado , continuou sentado de encontro à parede , com seus apetrechos ao lado : garrafa , copo , um lenço velho .

 Até me assaltou a dúvida : será que não iria achar insuficiente a minha ' doação espontânea ' , será que o bom humor que havia me proporcionado - nesta época em que só as más notícias nos dão o ar de sua desgraça - não merecia compensação mais valiosa ? Confesso até que senti uma certa vergonha .



 Mas quando abri a sacola  vi seus olhos brilharem , a satisfação rola r em suas barbas escuras . E falou , enquanto eu me afastava : pra mim mortadela é filé mignon ! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário