sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Viagem Musical : Em Nome de Alá !

Ele era grego e cristão ortodoxo e ela era sueca e de religião batista ............na cosmopolita cidade Londres , repleta de imigrantes e filhos de imigrantes de ex-colônias britânicas , encontros como o que acabou de ser citado são mais do que comuns e como fruto da união entre aquelas pessoas tão diferentes nascia em 21 de julho de 1948 o menino STEVE DEMETRE GEORGIOU . Em 1963 quatro rapazes de Liverpool já estavam deixando em polvorosa a juventude inglesa pouco antes de conquistarem o mundo e , como não poderia deixar de ser , aquele jovem filho de imigrantes  logo se apaixonou pelo som dos BEATLES e comprou a sua primeira guitarra , uma importada da Itália e bem barata . O que era uma diversão aos poucos se tornou uma profissão e aos 18 anos , em 1966 , a música já era a sua profissão . No ano seguinte foram lançados os seus primeiros discos MATTHEW AND SON  e  NEW MASTERS e veio também o primeiro grande sucesso : THE FIRST CUT IS THE DEEPEST ( a música seria regravada em 1976 por ROD STEWART ) . Aos poucos a Inglaterra e , pouco tempo depois , o mundo começavam a conhecer CAT STEVENS  ...........Após um breve período internado por problemas de saúde , o cantor acabou voltando com tudo e em  1970 gravou aquele que é considerado por muitos o seu grande trabalho : TEA FOR THE TILLEMAN , com a romântica WILD WORLD . Se os seus primeiros trabalhos eram rocks com letras despretensiosas , aquele disco de 1970 marcou uma grande mudança : um som mais acústico com letras sobre os mais variados temas - questões pessoais do cantor , conflito entre gerações , letras intimistas , infância e até mesmo questões filosóficas e religiosas ( no início dos 70 o cantor chegou a seguir o budismo )  .



 Ele emplacou sucessos como MOONSHADOW , OH VERY YOUNG  , PEACE TRAIN  e BANAPPLE GAS  e até 1978 gravou no total  13 discos , sem contar os restos de gravações de estúdio e coletâneas lançados muitos anos depois . O disco BACK TO EARTH , de 1978 marca o fim de uma fase de sua vida e o início de uma transformação radical  nesta : na mesma época ele converteu-se ao ISLAMISMO  , passando a adotar  o nome de YULSULF ISLAM  . Afastado do  mundo da música , passou a se dedicar à família  , à  religião  e à causas sociais . O cantor foi convidado para se apresentar no festival LIVE AID , de 1985 , e acabou recusando o convite  ; ele só retornaria ao mundo da música em 1995 , com o disco religioso  THE LIFE OF THE LAST PROPHET  e até 2008 ele ainda gravaria mais 9 discos de caráter religioso , todos pela sua própria gravadora : YA RECORDS  . Para a alegria de seus velhos fãs  o cantor acabou retornando à música pop em 2006 , com o disco AN OTHER CUP  . Após esse trabalho  ele  gravou mais dois discos : ROADSINGER ( 2009 ) e TELL ´ EM  I ´ M GONE  , lançado neste ano . Além de cantor e compositor ele também toca piano , guitarra , baixo e mellotrom ( espécie de teclado ) .



 Além de músico , Cat Stevens ou Yulsulf Islam  , também é FILANTROPO : fundou 3 escolas islâmicas em Londres , mantém  uma instituição , SMALL KINDNESS , que ampara os órfãos das vítimas das guerras na Bósnia , Kossovo e Iraque  e já gravou músicas cujas rendas foram revertidas em benefícios dos órfãos de vítimas do tsunami de 2004 e da estúpida e interminável guerra na região da Palestina . Em 2004 , durante o clima de estupidez e de caça às bruxas  iniciado com o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 , o cantor teve a entrada nos Estados Unidos proibida por ser suspeito de ligações com grupos terroristas ...........como uma espécie de tapa de luva de pelica na estúpida atitude americana , o cantor recebeu o prêmio MAN OF PEACE , honraria concedida àqueles que lutam pela paz , em cerimônia realizada em Roma naquele mesmo ano . O clipe do dia é da belíssima música FATHER AND SON , de 1970 , que aborda com perfeição o conflito entre gerações . PARA OUVIR E SE EMOCIONAR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário