terça-feira, 23 de setembro de 2014

Onde Você Estava ?

Pode se dizer que o seu embrião surgiu em 1943 com um projeto da Assembléia Legislativa do Estado norte-americano de Nova Iorque : revitalizar famosa região de Manhatam , na cidade de Nova Iorque . Ele só saiu do papel em 5 de agosto de 1966 , quando teve início a sua construção  , e em um local anterior mente ocupado por prédios baixos . O sonho só se tornou real quando aquele colosso - o maior prédio do mundo , com 2 torre idênticas e 110 andares - foi inaugurado em 4 de abril de 1973 . E ainda viria mais : entre 1975 e 1985 foram construídos  mais 6 prédios  ao seu redor , formando um colossal complexo . Lá trabalhavam em um dia normal de semana 50.000 , sem contar as cerca de 200.000 pessoas que o visitavam........Funcionava ali também uma infinidade de empresas : de telecomunicações , agências de investimento , bancos , hotéis e até mesmo órgãos do governo norte-americano . Cenário de comerciais , jornais , revistas , programas de televisão e filmes , ele era sem dúvida um dos orgulhos norte-americanos e um dos maiores símbolos  do poderio econômico  daquela nação . De tão enorme , aquele colosso de prédios tinha até um código postal próprio ! Encravado no centro financeiro da cosmopolita e mundial Nova Iorque  , e , portanto , no centro do capitalismo mundial , ele curiosamente pertencia a um órgão público : a AUTORIDADE PORTUÁRIA  DE NOVA IORQUE E NOVA JERSEY . Em 2001 , concluindo um processo que vinha desde 1998 , aquele colosso foi privatizado e em julho  passou às mãos da SILVERSTEIN PROPERTIES . Os novos não tiveram muito tempo para usufruir de sua nova aquisição : em 11 de setembro  daquele ano dois aviões BOEING 767  , sequestrados por terroristas islâmicos , fizeram  o WORLD TRADE CENTER  , um dos grandes orgulhos americanos , ir pelos ares .........

 O autor  da barbárie ? O próprio acabou se revelando : OSAMA BI LADEN , membro de uma riquíssima família da Arábia Saudita , líder do grupo terrorista AL QAEDA e autor de 3 atentados contra alvos norte-americanos entre 1998 e 2000 . O QUE VOCÊ ESTAVA FAZENDO NAQUELE 11 DE SETEMBRO ? Essa pergunta tem sido muito repetida desde 2001 e na crônica de hoje o jornalista ROBERTO SZABUNIA não apenas a responde como também reflete sobre a pequenez humana . CONFIRA :

"Meio da manhã , 11 de setembro de 2001 . Você caro leitor , prezada leitora , se lembra de onde estava e o que fazia naquele dia , pelas 10 horas da manhã  ? Lembro- me como se fosse hoje : eu estava na redação da Logos , agência em que trabalhava  , envolvido nas atividades cotidianas . Era um dia normal , calorzinho de fim de inverno , nada indicava maiores sobressaltos .

 No meio da sala , conversando com alguma colega ( as mulheres sempre foram maioria na agência )  ,



percebi um movimento na sala de reuniões , separada da redação por uma divisória de vidro  . ' Alguma reunião com cliente ' , imaginei . Mas logo vi várias pessoas atentas ao televisor ligado , com cara de espanto . Não dava para ouvir o que diziam , mas percebi tratar-se  de uma reportagem sobre tragédia , um incêndio , a julgar pela rápida imagem de fumaça que vi entre as cabeças amontoadas em frente à TV .



 ' Um avião bateu num prédio ' , ouvi alguém exclamar  , em voz muito alterada para um mero acidente . Cegando mais perto do vídeo , focalizei as imagens no cérebro , agora concentrada à tela da TV . E vi a fumaceira saindo da primeira torre do World Trade Center , atingida minutos antes .



 Cheguei á sala de reuniões exatamente no momento  em que o segundo avião colidia com a outra torre . Todos imaginamos que fosse repetição do suposto acidente , quando atentei para os letreiros da CNN passando e informando tratar-se de um segundo jato . Aí a palavra ' acidente ' começava a ser substituída por 'atentado ' .



 A essa altura , toda agência concentrava-se em frente ao televisor  , cada um mais embasbacado que o outro . Algum compromisso agendado exigiu que eu saísse da agência logo que a primeira torre veio abaixo . Só mais tarde , em casa , assisti aos detalhes do que já era considerado o pior atentado terrorista da história  . Nas semanas seguintes , o assunto foi esmiuçado  de todas as formas  , com novas e impactantes imagens  , a caça à Al Qaeda , Bin Laden ( FOTO ABAIXO )  , etc.....etc.....



 Hoje , 13 anos depois , percebemos o quanto o mundo mudou a partir daquele 11 de setembro . Ali deu para ver o tamanho da fragilidade dos seres humanos ante a barbárie . Mesmo teoricamente mais poderoso e armado do planeta , terroristas conseguiram se infiltrar e perpetrar um ataque devastador . Guardadas as devidas proporções , percebemos o quanto estamos expostos à violência em todas as formas . Cercamos nossas casas de muros , aferrolhamos cadeados e trancas , instalamos alarmes .....E um dia , quando voltamos de uma viagem há marcas de pés no muro , uma janela quebrada , um cachorro morto ..........Temos até receio de entrar e constatar a extensão do prejuízo .



 Somos frágeis , essa é a verdade . A fragilidade está em nossa índole pacífica , na audácia dos criminosos , na fraqueza de nossas defesas , na impotência da lei  , na lentidão da Justiça , no excesso de ganância........



Somos ameaçados pelos ladrões , pelas gangues , pelo destempero ,pela cobiça , pela corrupção ..........E tentamos defender nossas torres da melhor forma possível . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário