quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O Fim do Mundo

"O MUNDO TERMINARÁ EM 21 DE DEZEMBRO DE 2012 " ..........até a data citada muitos , especialmente os mais místicos , acreditaram realmente na frase escrita há pouco . Isso surgiu  de uma interpretação mal feita de uma escritura feita pelos maias , que , diga-se  de passagem , não acreditavam no fim do mundo . Os mais velhos devem se lembrar , com certeza , da última passagem do COMETA HALLEY , visto por poucas pessoas é verdade ,  em 1986 e de uma mais uma "promessa" de fim dos tempos ...........O chamado FIM DO MUNDO é algo que faz parte do imaginário da humanidade há muito tempo , especialmente a partir da Idade Média , época em que ler e escrever era privilégio de nobres e religiosos e  em que as crendices e superstições predominavam . Muitas foram as datas previstas para a chamada HECATOMBE FINAL  e  , é claro , em nenhuma delas , isso se concretizou  . Como não poderia deixar muitos artistas exploraram esse tema e citaremos dois exemplos : o rei do rock brasileiro , RAUL SEIXAS ( 1945- 1989 )  ,  narrou o fim do mundo de uma maneira épica na belíssima TREM DAS ONZE ( a música faz parte do disco GITA , de 1974 )  e o consagrado autor de telenovelas , DIAS GOMES ( 1922-1999 ) , abordou o tema de maneira bem humorada em um de seus últimos trabalhos , O FIM DO MUNDO , exibida pela TV Globo em 1996  . Na crônica de hoje o irreverente HILTON GORRESEN narra o chamado FIM DO MUNDO em mais uma de suas hilárias histórias . CONFIRA :

"Esses dias , numa conversa , alguém recordou os constantes anúncios sobre o fim do mundo . Eu prefiro me assustar mais é com o fim do mês . Mas , inevitavelmente , me lembrei de uma dessas ameaças de Apocalipse , no começo da década de 1960 . ( ABAIXO , FOTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL NO INÍCIL DOS ANOS 60 )



 Eu era aluno do antigo Ginásio  Santa Catarina  . Muitos não se lembram disso , mas me ficou nítido na memória  .

 Não sei como se espalhou a notícia , não havia televisão naquele tempo , certamente foi coisa do ' Repórter Esso '  .

  Naquele dia as igrejinhas de beira de estrada



 se encheram de fiéis , confessando pela última vez os pecados , mesmo aqueles inconfessáveis .

 Os  ' pés de cana ' da cidade foram desde cedo tomar uma saideira , a última mesmo ,



 mas os donos de boteco , por motivos  óbvios não admitiram pendurar a conta , queriam receber pagamento no ato . Bebeu , pagou !

 Ali pelas três horas da tarde o céu começou a ficar escuro , nuvens pesadas se acumularam . O diretor dispensou as aulas . Os alunos zanzaram para todos os lados , com negros pensamentos na cabeça . Outros estavam parados , rezando .

 O tímido Boanerges  , desprezado pelas meninas ,



 não quis ir ao Juízo Final sem satisfazer o desejo de beijar as mais bonitas ( seu nome foi trocado , eu sempre quis a oportunidade de usar o nome Boanerges ) . Saiu agarrando as coitadas  que , preocupadas  com o terrível evento , não pensavam em resistir ; aliás , acho que nem notaram que estavam sendo beijadas . Pelo menos , um iria morrer feliz .

 Um conhecido aproveitou o momento para se desforrar  de um insulto recebido do filho  do vizinho . Foi lá e paf ! Aplicou um bofetão no garoto , de deixar a cara inchada  .



- Pega moleque ! Eu falei que a última coisa que eu ia fazer na vida era te partir a cara  .

 O tempo escureceu mais . Era um dos vaticínios do Apocalipse : o céu se tornará negro . No ar rolava um ronco soturno .



 Eu era um dos mais descrentes - por que Deus iria acabar com a droga do mundo  sem ao menos mandar uma equipe de anjos  para salvar os bons , entre os quais eu me incluía ? Mas já estava começando a me preocupar  . Via as gurias mais desejáveis apavoradas e não podia evitar pecar em pensamentos . Era inferno na certa .



 Não havia celular para se comunicar com os pais ; o Maracangalha , nosso ônibus escolar , só viria mais tarde . Se viesse .

 Mas , gozado : uma nesga azul começou a se infiltrar  entre as nuvens .



 O vento afastava as nuvens carregadas . Nem chegou a chover . Era esse o fim do mundo ?

 Aqueles que rezaram e confessaram os pecados  não tiveram prejuízos . Agora , imaginem a situação do Boanerges depois dessa . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário