terça-feira, 9 de setembro de 2014

Memória Auditiva

A década de 80 pode não ter sido uma época de ouro na história da música , mas com certeza foi riquíssima : uma então desconhecida  cantora norte-americana chamada CYNDI LAUPER chamou a atenção não apenas por suas músicas mas também por sua voz finíssima , pelo visual um tanto exótico e pelo seu comportamento irreverente e independente ; um ainda negro MICHEL JACKSON  não apenas consolidava a sua carreira como cantor e acumulava recordes e sucessos como também criava um novo conceito de dança ; a banda alemã SCORPIONS  conquistava o mundo com um rock furioso e pesado e ao som de uma balada romântica melodramática , STILL LOVE YOU . No Brasil o rock deixava de engatinhar e se tornava algo adulto , revelando bandas que desafiaram o tempo e que ainda existem como PARALAMAS DO SUCESSO  e ULTRAJE A RIGOR . Isso sem falar na poesia de um garoto de Ipanema chamado CAZUZA e na poesia e contestação da LEGIÃO URBANA , capitaneada por seu carismático líder RENATO RUSSO  .

 O que acabou de ser citado é apenas uma pequena parte do que foi musicalmente aquela década e o tema exigiria um bom livro . Na crônica de hoje o escritor JURA ARRUDA volta 30 anos no tempo e revê a década no qual viveu sua adolescência  e , inevitavelmente , compara a música da época com a que é feita atualmente ; uma época em que sucessos recentes como METEORO DA PAIXÃO , AI SE EU TE PEGO  e LEPO LEPO provavelmente fariam parte da trilha sonora de algum programa de humor . CONFIRA :

"A luz que emanava de um único ponto no quarto era verde e indicava que o aparelho estava ligado  . A lâmpada incandescente havia sido apagada e as cortinas estrategicamente fechadas . Eu estava deitado no tapete , ao lado da caixa acústica adaptada com um toca-fitas de carro . Era hipnotizado pela luz de tom esverdeado que se dissipara ao redor de si e em minha direção . 'Owner of Lonely Heart ' , da banda de rock progressivo Yes , ( FOTO ABAIXO )



 ecoava quarto adentro . Quem disse que eu sabia o nome da banda ou , sequer , o estilo ? Era música e apenas música que transbordava daquela luz verde . Na sequência , 'Lost In Love ' , do Air Supply , ' ( FOTO ABAIXO )



 Do You Wanna Dance ' , do Johnny Rivers ; ( FOTO ABAIXO )



 e , depois :Lionel Richie , Kenny Rogers , Queen , Milli Vanilly , Tim Maia , Celso Blues Boy , Djavan , ELIS , Kid Abelha , Bonnie Tyler , Paralamas do Sucesso , Blitz , Prince , Léo Jaime , Kim Karnes , Duran Duran , Gazebo , Scorpions , Eurytmnicse , Supertramp e uma década inteira invadia meus ouvidos para se alojar no hipocampo e reaparecer com inigualável força trinta anos depois .



 Não sei se a década de 80 foi tão rica quanto minha memória apresenta ou se meus hormônios adolescentes ampliaram as sensações e transformaram aquela pequena luz verde de toca-fita encaixado em uma caixa acústica num jogo de luzes e romance que tudo em 80 virou magia  e tempo bom . O que quer que seja minha adolescência foi embalada  por músicas e sonhos , que faziam o mundo parecer mais amplo e as possibilidades infindáveis   eu só precisava completar 18 anos ! ( ABAIXO , FOTO DE CYNDI LAUPER , UM DOS GRANDES ÍCONES DAQUELA DÉCADA )



 Já fiz 18 anos duas vezes e , vi no caminho , o mundo se apequenar , vi algumas possibilidades se metamorfosearem  , outras morrerem ou ficarem menos excitantes . Vi que os toca-fitas e os rádios já não são mais adaptados  a caixas acústicas , e que a luz verde migrou para aparelhos modernos  , cheios de outras cores e som digital . Mas de tudo , o que mais me traz melancolia é ouvir o que tocam as emissoras de rádio  em 2014 .( ABAIXO , FOTO DE MICHEL TELÓ )



 Entendo , devo estar ficando velho e ranzinza , sem talento para apreciar novidades  .

 As décadas de 70 e 80 no que se refere à música , foram uma agressão para as gerações anteriores , dos musicais , dos boleros e das cantoras de rádio . Talvez tanto o que ouço hoje é para meus ouvidos  que cresceram ouvindo outra coisa . O que há de salvador nisso tudo é que o século 21 trouxe-nos exatamente a possibilidade de ouvir o que queremos , bastando para isso selecionar uma estação de rádio de um segmento específico . Neste momento ouço Jimmy Cliff ( FOTO ABAIXO )



e tenho de novo a sensação de ser eterno , só me falta a pequena luz verde e alguns de meus velhos sonhos . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário