terça-feira, 30 de setembro de 2014

Mania De Ser Do Contra

A DEMOCRACIA é algo muito antigo ............ela surgiu na Grécia há milhares de anos atrás  , mais especificamente na cidade de Atenas e espalhou-se pelas demais cidades gregas . Partindo daquele princípio de alguns são mais iguais do que outros , ela era extremamente elitista : resumia-se aos cidadãos nascidos na cidade e  que não fossem escravos ( maioria esmagadora da população )  . A parcela que podia participar das decisões reunia-se em praça pública e aqueles que não se interessavam pelos assuntos de interesse da comunidade eram chamados de IDIOTAS ( não no sentido que conhecemos hoje ) . Mas a democracia como conhecemos hoje - abrangente , participativa  e sem distinção de classe social , cor , religião e  sexo -  só começou a surgir no século 18 com as revoluções americana ( responsável ela independência dos atuais Estados Unidos do domínio britânico )  e francesa , com  esta última criando o conceito de poder dividido em 3 partes : EXECUTIVO , LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO . Mas , curiosamente o parlamento mais antigo do mundo é muito anterior à essa revoluções e surgiu na Islândia no ano de 930 , o ALTHING , surgido  , a princípio , de um conselho de camponeses . Em países como ESTADOS UNIDOS e SUÍÇA  a democracia é plena , com constantes consultas à população : OS PLEBISCITOS . Entende-se como democracia algo em que minha liberdade termina quando começa a liberdade do outro e isso passa pelo respeito às diferenças e às opiniões dos outros . E justamente esse o tema da crônica de hoje , de autoria do jornalista ROBERTO SAZABUNIA . CONFIRA :

"Na turma da Mônica , há um personagem , da nova geração , chamado 'Do Contra ' . ( GRAVURA ABAIXO )



 O leitor de gibis conhece : ele sempre tem uma opinião diferente dos outros , gosta de andar plantando bananeira , se a comida é salgada ele enche de açúcar ,etc....etc.....Enfim , nunca está satisfeito com nada ( só pra acrescentar um pouco de informação : Do Contra , como vários personagens da turma , é baseado nu filhos do criador , Maurício de Souza ; neste caso , Maurício Hiromashi Fagundes Takeda Filho - FOTO ABAIXO  ) .



 O personagem em questão , claro , é divertido  ; suas manias são apenas um contraponto ás características dos outros . Veio-me à mente o Do Contra um dia desses , ao ver na TV alguns trechos de propaganda política , com 'pesquisas espontâneas ' nas ruas . É incrível como as pessoas são ' do contra ' . O que era ótimo há alguns anos era péssimo ; quem era picareta virou aliado ; corrupto agora é benfeitor , se o orçamento direciona mais recursos à educação , está errado , pois segurança é prioridade ; amanhã , saúde será mais importante do que infraestrutura ; mas hoje que tem bisteca no cardápio do prato-feito , quero fígado acebolado .



 Por que ser sempre do contra ?

 Justamente quando eu matutava sobre o assunto , juntando ideias para esta crônica , eis que que me surge na caixa de entrada o e-mail diário do padre Renato . Além de lembrar que esta quarta ( 17 ) é dia de São Roberto Belarmino , ( GRAVURA ABAIXO )



veja só o trecho do evangelho do dia ,tirado do capítulo 7 de Lucas  ( 31-35 ) : ' Naquele tempo disse Jesus : ' Com quem hei de comparar os homens dessa geração ? Com quem eles se parecem ? São como crianças que se sentam nas praças , e se dirigem aos colegas dizendo : ' Tocamos flauta para vós  e não dançastes ; fizemos lamentações e não chorastes ! Pois veio João Batista ( GRAVURA ABAIXO )



 que não comia pão nem bebia vinho , e vós dissestes : Ele está com o demônio ! ' Veio o filho do Homem , que come e bebe , e vós dizeis : ' Ele é um comilão e beberrão , amigo dos publicanos e dos pecadores ! ' Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos  ' .

 Pense bem , leitor : quantas você tocou flauta e ninguém dançou ?



 Lamentou-se e viu risos  ? Pediu água com gás  e alguém tirou sarro , arrotando cachaça ? Elogiou um vinho e alguém o chamou de beberrão ? Você mesmo , já não foi ali  ao lado da grade  , na Arena , xingou os do lado de lá só por serem torcedores do outro time ? Tem coragem de sair pelas ruas de São Paulo usando a  camisa do Verdão ? Já vi gente da União , na frente da Arena , agredindo um desavisado que foi comprar ingresso  usando a camisa do Criciúma .



 Qual é o problema se alguém não tem a mesma opinião que a minha ? Podemos debater , tentando convencer o outro de suas convicções , mas sempre mantendo uma das virtudes mais importantes - e , infelizmente , menos praticadas - : O RESPEITO . No caso de gostos pessoais , o debate nem sempre é convencimento  : se gosto de música clássica e você de lepo-lepo , ( ABAIXO , FOTO DE PSIRICA , AUTOR E CANTOR DA MÚSICA )



 cada um na sua ; sou palmeirense e tenho amigos corintianos , cada um tira sarro do outro ( mais de lá pra cá , ultimamente )  , mas não deixaremos de ser amigos . Sejamos Do Contra só na torcida . O bem comum exige coesão . A sabedoria é justificada por todos . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário