segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Bendito Estresse

HANDROANTHUS ALBUS  esse nome esquisito é a denominação científica do brasileiríssimo IPÊ-AMARELO . Dependendo da região , a árvore pode ter inúmeros nomes - ipê-ouro , ipê-mandioca, ipê-da-serra ......-  , podendo chegar a ter 30 metros da altura , a árvore tem seu período de florada entre julho e setembro ; desenvolve-se , de preferência , em terrenos úmidos e planos e é encontrado nos estados do sul e do sudeste brasileiro , no Estado de Goiás e ainda em algumas regiões do Paraguai e da Argentina . Como uma mãe generosa , sua madeira tem várias utilidades  ,  mais precisamente na construção civil , marcenaria , carpintaria e no paisagismo urbano . Antigos projetos de lei , de 1961 , 1974 e 1975 , reivindicavam  o título de ÁRVORE NACIONAL para o ipê , porém tal título foi dado ao PAU-BRASIL por lei federal de 7 de dezembro de 1978 . Mas qual é a relação que pode haver entre a árvore , que acabou de ser descrita , e uma mulher " naqueles dias "  ?  A bem humorada resposta está na crônica de DONALD MALSCHITZKY . CONFIRA :

"O pau-brasil ( FOTO ABAIXO )  é a árvore símbolo do Brasil  , e aprendemos no primário que é por causa da árvore que nosso país leva esse nome .



 Sinceramente ? Poderíamos pensar em mudar isso , pois se há uma planta cujas flores pintam a natureza  com nossas cores , esta é o ipê-amarelo . Já houve tentativa de decretá-la flor-símbolo  , deixando ao pau-brasil a honra de emprestar o nome à nação . Não passou , mas o ipê-amarelo  se vinga todo ano , como uma criança a mostrar a língua em desaforo .

 Céu azul , apenas com alguns traços de nuvens alvas , e um ipê num pasto ,a exuberância das flores no pé que a brisa  leve faz balançar para o céu e provoca leve chuva florida , que se espalha no verde chão : está o Brasil pintado . Sem muita ordem cartesiana , é verdade , mas com muito mais beleza e sentimento . O lábaro que ostentas espalhado . E florido , o que seria bom que perdurasse para sempre .



 Conforme o professor Google , existem 246 espécies da árvore , embora o mesmo professor também fale em 800 , mas ele anda meio confuso . No Brasil são 15 e suas flores apresentam diferentes colorações . Sua madeira é dura e durável . Nossos indígenas a usavam para fabricar arcos e sua aplicação industrial é bem ampla . Muito visitadas por beija-flores



 e abelhas , exercem importante papel na natureza , além da ternura que o quadro dessa interação promove .

 Os mais velhos devem se lembrar de quando quase acabaram com os ipês -roxos ,



 pois surgiu a informação de o chá de sua casca curava câncer . Aparentemente a casca de algumas espécies tem propriedades medicinais e seu chá é um bom expectorante . Ao menos é vendida em toda casa de produtos naturais .

 Neste ano , as árvores foram enganadas : normalmente florescem em agosto nos lugares mais quentes , e somente em setembro nos mais frios . O calor que fez nos meses de julho e agosto provocou a antecipação da florada ,



 e, mesmo em locais em maior altitude , o espetáculo se apresenta deslumbrante desde o mês de julho .

 Li a declaração de um biólogo dizendo que , devido ao calor , as árvores foram enganadas e que isso provoca estresse nelas . A reação é florirem . Bela forma de reagir ao estresse . E se fosse assim com as mulheres ? A mulher chegaria em casa com roupa florida  , um enorme buquê nos braços , espalhando cor e alegria . O marido perguntaria o que de tão bom aconteceu e ela , toda sorridente : 'Estou com TPM ' . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário