sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Viagem Musical : Rainha Da Dança

Você sabia que o ator LIMA DUARTE na verdade se chama Ariclenes Venâncio Martins ? Que a atriz FERNANDA MONTENEGRO  chama-se Arlete Pinheiro Esteves da Silva ? E que o cantor JERRY ADRIANI tem como seu nome de batismo Jair Alves de Souza ? Os exemplos que acabaram de ser citados dão uma clara ideia de como muitas vezes o personagem da vida artística pode ser muito mais forte que o cidadão comum e esse é o exemplo de nossa personagem de hoje..........Zuleide Santos Silva nasceu no bairro paulistano do Canindé em 7 de maio de 1958 e o pai logo percebeu que ela tinha  algo de especial..........inscrita em concursos musicais infantis de rádio e televisão , a menina teve aula de canto entre os 10 e os 13 anos de idade e logo também passou a cantar em bailes da periferia paulistana . A vitória em um concurso musical estudantil em 1975 acabou sendo crucial na vida de Zuleide : um dos jurados , OSMAR NAVARRO , era músico e lhe deu dicas valiosíssimas para seguir na carreira . Pouco tempo depois uma modesta fita caseira gravada por Zuleide , com covers de Roberto Carlos e Maria Bethania  , chegou às mãos e aos ouvidos de MARCOS MAYNARD , produtor musical da gravadora PHONOGRAM  . A  DISCO MUSIC já era uma febre que havia tomado conta do mundo e no Brasil faltava ainda  um grande nome para o gênero . Zuleide era muito talentosa , porém teria que mudar seu visual , estilo musical e até o próprio nome ..........naquele momento surgia LADY ZU .



   Em 1977 ter uma música na trilha sonora de alguma novela da TV Globo  era o mesmo que subir o elevador rumo ao sucesso  e naquele ano Lady Zu gravou um disco  com apenas uma música , como era comum no tempo do vinil . A música era A NOITE VAI CHEGAR , vendeu cerca de um milhão de cópias e entrou na trilha sonora da novela SEM LENÇO , SEM DOCUMENTO . A música também foi incluída e foi a música-título do primeiro disco oficial da cantora , lançado em 1978 . O disco acabou sendo um marco não só na disco music ( ela chegou a ser comparada a norte-americana DONNA SUMMER , um dos grandes nomes da disco music )  como também na soul music brasileira , e com um toque bem brasileiro , incluindo baião , samba e forró . No embalo do sucesso , foi lançado em 1979 o disco FÊMEA BRASILEIRA , cujo grande destaque foi a dançante  HORA DE UNIÃO ( SAMBA-SOUL )  , um dueto da cantora com o compositor da música , TOTÓ MUGABE . O disco ainda traz versões dançantes de BONECA DE PIXE ( composta por ARY BARROSO ) e de A BANDA ( de CHICO BUARQUE ) . A disco music acabou saindo de cena  de maneira tão veloz quanto entrou e cantores antes dedicados ao gênero , como a própria Lady Zu , acabaram caindo no ostracismo .



 Lady Zu só voltaria a gravar um disco em 1989 , o romântico LOUCO AMOR , cujo grande destaque foi a música CONTRATO ASSINADO , mais tarde gravada por SANDRA DE SÁ . Após outro longo período de ostracismo , a cantora só voltaria a gravar mais um disco em 2002 , chamado NUMBER ONE , com um som mais eletrônico  , e também o seu mais recente trabalho . A cantora ainda participou de um disco em homenagem ao centenário da abolição da escravidão chamado ALMA NEGRA e lançado em 1988  , e ainda de 7 músicas com outros cantores ou bandas , entre elas a bem humorada ESTÁ CHOBENDO HOMEM ( uma versão de IT ´S RAINING MEN , da dupla feminina norte-americana  THE WEATHER GIRLS ) . Desde 2001  Lady Zu vem fazendo shows com frequência  pelo Brasil , alegrando jovens e velhos fãs e tem também participado esporadicamente de programas de televisão . Um dos vídeos do dia é a apresentação da cantora na TV Aratu  , de Salvador , em 1979 ,  cantando a música NÃO DEU EM NADA . AGORA DANCE AO SOM DE LADY ZU !

Nenhum comentário:

Postar um comentário