segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Quintana Para Sempre

Visto muitas vezes como um sujeito solitário cujas poesias  , na maioria das  vezes  , são difíceis de se entender , e refletem o seu temperamento  , um poeta não seria necessariamente uma pessoa que conquista fãs com  sua arte  . Lamentável engano........MÁRIO QUINTANA ( 1906 - 1994 )  provou que a poesia pode sim ser um gênero literário acessível  ; solteiro e sem filhos , conquistou uma legião de fãs com suas poesias sobre o cotidiano e muitas vezes carregadas de ironia  . Educado em um colégio militar  , foi como jornalista , escritor e tradutor que ganhou a vida  e se realizou : escreveu 19 livros de poesia , sendo um deles publicado postumamente ( ÁGUA , de 2011 ) , 6 livros infantis e participou de 14 antologias , sendo duas póstumas ( ANTOLOGIAS POÉTICAS , de 1997 e MÁRIO QUINTANA , POESIA PERFEITA  , de 2005 ) e traduziu um número incontável de livros , especialmente de autores franceses como BALZAC , VOLTAIRE e PROUST .

 Um sujeito com esse perfil só poderia fazer parte da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS , outro lamentável engano .......o poeta se candidatou e foi derrotado 3 vezes na tentativa de se tornar um dos "imortais "  . Em 1980 , como que pedindo desculpas , a academia concedeu ao poeta a medalha MACHADO DE ASSIS pelo conjunto de sua obra . Na crônica de hoje o escritor LUIZ CARLOS AMORIM comenta sobre esse que foi , sem dúvida , um dos grandes nomes da literatura brasileira . CONFIRA :

"Quintana faz aniversário neste 30 de julho e completaria, se vivo fosse, 108 anos. Mas ele não continua vivo, na sua prosa e na sua poesia, obra imortal que o conservará para sempre em nossos corações, em nossa memória?
Então há que se comemorar, como deixar passar em branco o aniversário do grande poeta? Não só comemorar com grande programação para lembrar o nosso poeta passarinho, como Porto Alegre ( FOTO ABAIXO )



 faz todo o ano, mas ler Quintana, publicar Quintana, declamar Quintana ( FOTO ABAIXO ) , falar da grande figura humana que ele foi, falar da grande obra que ele deixou, que o torna imortal para todos nós.




No dia 30 de julho de 1906, nascia Mario Quintana, em Alegrete, no Rio Grande do Sul, ( FOTO ABAIXO )
 
para encher o mundo de poesia, para trazer poesia a todos nós, para ser o ícone da poesia brasileira como ele o foi e continuará sendo, para sempre.



Quintana foi o poeta que difundiu a poesia, publicando-a em jornais, tornando-a conhecida e apreciada.
 
 Foram os versos do nosso imortal poeta que aumentaram exponencialmente o número de leitores de poesia de meados do século passado para cá. Com todo o talento que Deus lhe deu, ele tornou a sua poesia conhecida em todo o Brasil e até pelo mundo.



Então, no aniversário do poeta, nosso tributo e o agradecimento pela sua obra, pela sua sensibilidade e humanidade, por nos fazer descobrir que gostamos de poesia. Parabéns, poeta. Os arco-íris, o sol, a chuva, as estrelas ainda nos trazem seus versos, pedaços dos poemas que continua produzindo e que joga para nós lá do andar de cima, céu abaixo, onde continua escrevendo sentimentos e emoções  com Coralina, com Drummond, com Pessoa...
 



Parabéns a você, nosso poeta menino, nosso poeta passarinho. Todo o nosso carinho a você. Pediremos a Cora Coralina ( GRAVURA ABAIXO )
 
que lhe dê um beijo e um abraço por nós. Amamos você, a sua poesia, a sua alma. "
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário