terça-feira, 26 de agosto de 2014

Querer É Poder ?

Caso você seja uma das poucas pessoas a prestar atenção nos intervalos comerciais ou tenha uma grande memória com certeza deve se lembrar de um comercial da marca de produtos esportivos NIKE , que foi ao ar durante a última Copa do Mundo , e que tinha como voz de fundo um depoimento de AYRTON SENNA ( 1960-1994 ) . O saudoso piloto de Fórmula 1 comenta sobre a importância de se ter um sonho na vida e correr atrás dele , esforçando-se  para que ele se torne realidade ; mas será que além de nosso esforço não entram também outros fatores como sorte , azar e oportunidade ? Ele não é tricampeão mundial nem  recordista de pole positions mas é um dos mais experientes e conhecidos jornalistas de Joinville e divide suas histórias e  "causos"  com os leitores do jornal NOTÍCIAS DO DIA e do blog ALAMEDA CULTURAL . Este é ROBERTO SZABUNIA , que se inspirou em um fato ocorrido em sua querida Rio Negrinho natal para escrever a motivacional crônica de hoje . CONFIRA :

"Li a frase do título acima , ' Querer é poder ' , sem o ponto de interrogação quando tinha uns dez anos de idade , no Salão Central de Rio Negrinho . ( FOTO ABAIXO )



 Único local de espetáculos da cidade , antes da construção da Casa Paroquial com seu auditório , o palco do salão Detmmer recebia um portador de deficiência , multi instrumentista .

 Lamentavelmente , não me recordo do nome , mas era um senhor lá pelos seus 40 e poucos anos , sem o braço direito . Pois bem , mesmo com uma mão só , ele tocava bateria , violão e gaita de boca . Foi a primeira vez que via adaptação da harmônica ,



 como popularizaram Bob Dylan e John Lennon ( terminado de ler , ligue o PC e coloque no youtube Os Beatles cantando 'Love Me Do ' ) .

 Enfim , com um braço só o homem executava os três movimentos numa mistura de gêneros , em cerca de uma hora e meia de show . No bumbo , onde normalmente aparece  o nome da banda , estava escrita a tal frase ' Querer é poder ' .

 Nunca me esqueci da lição de superação ,



sempre evocando a imagem daquele artista  ao me ver em dificuldades . Realmente , a frase é inspiradora . Durante a vida , porém , também aprendo que nem sempre basta querer . E nem sempre só o teu esforço é suficiente para alcançar algum objetivo .

 Poder querer é um direito que nos assiste , mas certas metas dependem de mais metas querendo chegar ao mesmo final . Uma coisa é você passar no vestibular ,



outra é conseguir boas depois , na faculdade , nos trabalhos em grupo . Uma coisa é você desejar que o mundo viva em paz  ; outra , bem mais complicada , é esperar que séculos de antagonismo se resolvam com diplomacia .



 Pior ainda é constatar que muitos indivíduos trocam o 'é ' da frase por 'o' . Querer o poder . Vejo exemplos -ruins - na história e na ficção , no passado e no futuro . Você se recorda do que aprendeu nas aulas de História na escola ?  Os grandes impérios , o feudalismo , as guerras.......Tudo visava ao poder , conquistar , sobrepujar , destruir se preciso fosse . Querer o poder .



 Você aí , que não tema menor pretensão de dominar o planeta ,mas que gostaria de uma vida confortável , até mesmo um cadinho de luxo e riqueza , por que não ? Quer ? Pode ? A primeira alternativa , claro , é alcançar os objetivos de forma tradicional , trabalhando .



 Dependendo de sua profissão , pode levar uma vida para conseguir o essencial : casa própria , estudo , conforto para a família ,  filhos bem encaminhados .......Se for muuuuuito bom de bola , terá mansão na praia , carrões na garagem , apartamento em Mônaco .......Mas os muuuuuuuito bons de bola , sabemos , são cada vez mais escassos ( vide o time da camisa amarela , com um mísero muuuuuuito bom



 e dez esforçados  que ficam órfãos sem o craque ) .

 Enfim , caro leitor , prezada leitora , querer é poder , mas depende das circunstâncias e da capacidade individual . Para alguns , querer é um poder  , para outros , fica só no querer . Cada um age de acordo com sua capacidade .



 Como aquele artista de um braço só . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário