quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O Faroeste Acabou ?

FILME  GENUINAMENTE AMERICANO , WESTERN  , FILME DE VELHO OESTE , FAROESTE , BANG - BANG .............a variedade de nomes para definir esse gênero de filme já serve para dar uma ideia de sua popularidade . A sua origem é anterior até mesmo ao surgimento do cinema : já em 1876 o alemão KARL MAY  escrevia livros a respeito da expansão norte-americana rumo ao Oeste ( até 1853 boa parte daquela região pertenceu ao México ) e os primeiros filmes a respeito do tema foram KIT CARSON e  O GRANDE ASSALTO DE TREM  , ambos de 1903 . Também foi um faroeste  o primeiro filme produzido pela hoje milionária e badalada indústria cinematográfica de Hollywood  , IN OLD CALIFORNIA , de 1910 . O gênero teve o seu grande auge entre 1939 e 1969 , chegando a ser produzidos mais de 100 filmes desse gênero por ano ! Sua popularidade foi tão grande , que vários países também produziram filmes de faroeste , incluindo a rival União Soviética , mas sem dúvida foram os italianos que produzira os melhores filmes do gênero fora dos Estados  Unidos , chamado de WESTERN SPAGHETTI e praticamente revelando o ator norte-americano CHARLES BRONSON , chamado pelos italianos de " O BRUTO " .

 Na década de 60 os filmes de faroeste entraram na linha do "politicamente correto" e passaram a não mais considerar os índios inimigos e a dar  mais espaço para personagens femininos . Com a mudança de costumes naquela década e o surgimento de movimentos pacifistas , como o dos hippies , o gênero entrou em decadência e teve a sua pá de cal em 1980 , com o colossal fiasco do filme HEAVEN ´S GATE . Na crônica  de hoje , HILTON GORRESEN , a escrita mais rápida da velha São Chico , relembra como tudo era NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS . CONFIRA :

"Muitas de nossas lembranças infantis são ligadas ao cinema . Quem teve a infância nos anos 50-60 não pode se esquecer dos filmes e seriados de faroeste , nas seções de final de semana . Muitos esperavam a semana inteira para saber como seu mocinho preferido conseguia se livrar dos truques e armadilhas de inimigos .



 O faroeste é considerado o cinema americano por excelência . A primeira manifestação de ' longa metragem ' foi nele baseada : ' O Grande Assalto de Trem ' , de 1903 . ( FOTO ABAIXO )



 O primeiro autor a romantizar o homem da fronteira foi Penimore Cooper ( o último dos moicanos ) ; após ele outros autores passaram a explorar o tema . Na obra ' O Virginiano ' , posteriormente filmada , o escritor Owen Wister fixou a figura do caubói como uma espécie de cavaleiro andante , valente e leal . O primeiro filme sonorizado fora dos estúdios foi ' No Velho Arizona ' , um western baseado em um conto de O. Henri . ( FOTO ABAIXO )



 Caubóis como Bronco Billy , William Hart e Tom Mix ( os pioneiros ) tornaram-se ídolos dos espectadores e abriram caminho para dezenas de heróis do Oeste . Figuravam no que se chamou de Faroeste B , filmes de baixo orçamento , feitos por pequenos estúdios , mas que alcançavam grande sucesso e consequentemente davam lucros . Eram caubóis produzidos em Hollywood , com vistosos trajes feitos sob medida , lindas botas e chapéus . Dizem que se reconhecia um filme B quando o cavalo do mocinho tinha nome . Mesmo John Wayne ( FOTO ABAIXO ) , antes de chegar ao sucesso , trabalhou em várias películas daquela natureza .



 Depois da Segunda Guerra , com a decadência dos super heróis nas histórias em quadrinhos , viu-se nos caubóis de cinema um filão a ser explorado . Surgiram dezenas de gibis estrelados por heróis como Rock Lane , Gene Autry , Roy Rogers , Durango Kid e outros menos votados . Tanto os filmes como os gibis faziam sucesso entre a garotada .



 Havia também os westerns clássicos , produzidos por grandes estúdios e com diretores famosos , que se fixavam mais nos dramas morais e psicológicos dos personagens , tendo as belas paisagens do Oeste como pano de fundo .



 Mas os tempos mudam . As novas gerações ( ABAIXO , FOTO DE HIPPIES )  passaram a rejeitar os mitos da tradição americana , os duelos de Colt , a luta contra os índios .



A violência desses filmes apenas mudou de endereço , sofisticou-se na moderna tecnologia , tornou-se mais explícita . Os jovens , no fundo , são os mesmos que vibravam com os tiros e perseguições .

 A pós algumas produções que deram prejuízo , os estúdios temem se arriscar com novas películas do gênero . Será que o faroeste acabou ? " ( ABAIXO , FOTO DE CENA DO FILME RIO VERMELHO , DE 1948 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário