segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Banana !

Ela é antiga ( existem indícios de  que cerca de 8.000 anos antes de Cristo já era cultivada ! ) , por volta do ano 650 foi levada do Sudeste asiático , seu local de origem , para a África por mercadores árabes e de lá , a partir do século XV se espalhou pelo resto do mundo  através de navegadores portugueses ; é típica de países tropicais e é cultivada em 130 países . É riquíssima em vitaminas A e C , em fibras e em proteínas  e em 1967 o jornal alternativo norte-americano BERKLEY BARB  divulgou a informação  , falsa , de que a sua folha seca conteria uma substância alucinógena ........Curiosamente  o seu nome , de origem africana , significa " FOLHA DE ENROLAR " .........Esta é a gostosa , nutritiva , abundante e barata  BANANA  e  o jornalista ROBERTO SZABUNIA  revela o seu lado mestre-cuca  , escrevendo uma crônica de dar água na boca a respeito dos valores nutritivos e gastronômicos da apreciada fruta . CONFIRA :

"De vez em quando recebo um e-mail , daqueles que circulam durante anos , e alguém sempre manda achando que é novidade . É um pequeno tratado de nutrição sobre as propriedades da banana . Não repetir aqui todas as maravilhas enumeradas no arquivo , pois é bem provável que você leitor , já tenha recebido a mesma mensagem várias vezes . De qualquer forma , tudo o que vem informado no tal e-mail eu já conheço por experiência própria . Sim , sou apreciador da tropicalíssima banana . Devoro uma todo dia , no café da manhã , exatamente da mesma maneira que comia quando criança : acompanhada de uma fatia de pão com manteiga e uma bem fornida caneca de pão com leite . As únicas diferenças : o pão , em vez daquele bem caseiro que minha avó fazia , é desses cheios de ingredientes nutritivos  , como castanha ; e no café , adoçante substitui o açúcar ( é bom controlar a glicose , sabe né ? ) . A banana , essa não muda . Tem sempre o mesmo - delicioso - sabor , só variando as nuances , de acordo com a variedade da fruta  ( nanica , maçã , prata , da terra , etc....) .



 Quando eu era criança , a banana era um ingrediente constante em casa . Fruta tipicamente tropical , era desconhecida de minha família , lá na gélida Polônia . ( FOTO ABAIXO )



 Por isso , quando descobriram a banana , logo se tornaram fãs . E dê-lhe empurrar banana na piazada . Se bem que não havia problema , pois todos gostavam muito dessa maravilha da natureza .

 O mais comum era comê-la in natura , arrancando do cacho assim que ficava madura . Mas minha babushka ( avó , em polonês ) sabia transformar aquela fruta saborosa em delícias insuperáveis . A principal era a cuca ( ou cuque , como chamávamos lá em Rio Negrinho ) . Quando aquilo saía do forno , lá pelo meio da tarde , o aroma se espalhava pela vizinhança . Minha avó amassava pão e cuque no forno de tijolo , a lenha , e aí tudo ficava mais saboroso . O café da tarde , normalmente gostoso , se tornava um banquete quando vinha os pedaços de cuque de banana ainda quentinhos .



 Bolos e tortas eram outros pratos que levavam banana , sempre em quantidades generosas . Minha avó fazia também um pudim de banana supimpa  , estupendo ! E ainda tinha o doce , pra passar no pão . Pense bem na cena do café da tarde . Na mesa , um pão caseiro , que acaba de sair do forno , aquela maciez , a fatia grossa pedindo uma generosa camada  de linguiça de porco que eu acabei de trazer da vendinha . Depois , outra fatia de pão , agora com doce de banana feito em casa . Se sobrar espaço no estômago , um pedaço de cuque , também de banana ou de farofa . Tudo acompanhado de um café feito há pouco , fumegando no bule , e leite que o leiteiro trouxe hoje de manhã ........



 Se o rádio estivesse ligado , poderíamos ouvir Nenê , dos Incríveis , cantando as agruras do ' Vendedor de Banana ' . Harry Belafonte entoava ' Banana Boat Song ' . Carmem Miranda



 vinha de ' Yes , Nós Temos Banana '  ou ' Chiquita Banana ' . Na TV assistíamos a um seriado chamado ' Banana Split ' , com uns bonecos esquisitos .

 Deu vontade ? Vá até uma quitanda ali na esquina e compre meio quilo de banana . Vai ser meio quilo de saúde a mais em sua vida - e sem gosto de remédio . Viva a banana ! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário