terça-feira, 12 de agosto de 2014

A Ignorância Que Destrói

Frequentemente comparados à espécie humana  , caso os macacos pudessem falar  com certeza ficariam com a essa comparação , e por inúmeros motivos............."A IGNORÂNCIA É VIZINHA DA MALDADE " , já diz um velho ditado árabe e um dos grandes exemplos disso ocorreu entre os dias 23 e 24 de agosto de 1572 em um episódio sangrento na França em algo que ficou conhecido como NOITE DE SÃO BARTOLOMEU . Nação tradicional e fortemente católica , naquele século 16 crescia o número de protestantes naquele país , especialmente na região central e sendo chamados de HUGUENOTES . A tentativa de assassinato de um oficial protestante da marinha francesa por um mordomo da regente e mãe do rei da França , CATARINA DE MÉDICI , foi a senha para  barbárie : em 12 cidades francesas cerca de 2.000 protestantes foram assassinados , já segundo outras esse número teria sido de 70.000 pessoas .......Na crônica de hoje  o escritor DONALD MALSCHITZKY  sem meias palavras e com todo o senso crítico  , que lhe é peculiar , comenta sobre vários exemplos de intolerância e que com certeza fariam um macaco ficar enraivecido com a comparação com a espécie humana . CONFIRA :

"Tomado por uma 'ira divina'  um rapaz invadiu uma igreja católica em Sacramento ( MG ) e destruiu 10 imagens de santos e anjos ( FOTO ABAIXO )  , algumas com mais de 100 anos . Justificou , dizendo que era evangélico e contra o culto de imagens .



 Basta entrar no Google para encontrar vários acontecimentos semelhantes no Brasil somente neste ano . O que acontece ? Por quê ?



 A origem vem de longe : no ano  730 , o imperador bizantino Leão III , ( ABAIXO , MOEDA COM IMAGEM DE LEÃO III )



 alegando querer purificar o cristianismo  , ordenou a destruição das imagens sacras . Mais tarde o movimento iconoclasta ( do grego : ' destruidor de imagens ' ) foi banido da Igreja Católica e a arte sacra voltou a ser incentivada .

 Embora a reforma protestante condenasse os excessos e as grandes distorções do catolicismo , Lutero e outros reformadores nunca negaram a importância  da arte e Lutero ( GRAVURA ABAIXO )



 se opôs veementemente ao movimento iconoclasta que surgiu entre alguns de seus discípulos , principalmente porque entre eles havia poucos mentores e uma turba ignorante que aderiu à ideia sem qualquer conhecimento mais profundo de seu significado . Quebravam imagens , queimavam igrejas , matavam padres .

 Os calvinistas reforçaram o movimento iconoclasta ( ABAIXO , GRAVURA DO CRIADOR DO CALVINISMO , O TEÓLOGO FRANCÊS JOÃO CALVINO )



 e os anabatistas fizeram do combate às imagens uma questão de fé . Boa  parte dessa crença sobreviveu até hoje , volta e meia , aparecem esses malucos que aliam a suprema ignorância ao fanatismo e se deixam influenciar por pregações tendenciosas e análises tortas . Cheios do que consideram ódio divino , fazem o que fazem .

 Quanto mais se fala em respeito às diferenças e em tolerância , mais os fanáticos ganham força , mais os ignorantes ( os que não conhecem )  levantam suas vozes , mais a prepotência se instala . 'Cristão ' que é como cada seguidor de Cristo pode ser designado , é usado por muitos dos integrantes das religiões 'evangélicas ' como propriedade deles ;



 católicos e luteranos não têm esse direito .

 Alguns desses cristãos , muito toscos para entender que as imagens são apenas símbolos , e que os símbolos emitem mensagens , se travestem de justiceiros de Deus ,condenam á danação todos os que não pensam como eles e fazem o que melhor sabem fazer : destruir . Pior é que estão cada vez mais fortes . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário