sexta-feira, 11 de julho de 2014

Viagem Musical : Zé do Sertão

" O NORDESTINO É ANTES DE TUDO UM FORTE " .........sábias palavras as do escritor EUCLIDES DA CUNHA . Assolado pelas secas , a fome , a miséria , a prostituição infantil e o coronelismo , o nordestino ainda encontra forças para rir , celebrar e festejar . A região é dona de riquíssima e bela tradição popular , representada por manifestações como o repente , a literatura de cordel , as festas juninas , ritmos musicais como o côco , o xaxado e o forró e ainda os "causos" populares ........O nosso personagem de hoje é filho daquela terra e nasceu em pleno sertão paraibano , mais precisamente na pequena Brejo da Cruz  , em 3 de outubro de 1949 . Filho de seresteiro e criado na capital daquele Estado após viver um breve período em Campina Grande , contrariando a família que queria que fosse médico , preferiu os palcos aos hospitais e José  Ramalho Neto virou simplesmente Zé , o ZÉ RAMALHO DA PARAÍBA ........

 Iniciou sua carreira musical em 1974 , fazendo a trilha sonora do filme NORDESTE : CORDEL , REPENTE E CANÇÃO  e antes de seguir carreira solo gravou com LULA CÔRTES em 1975 o disco PAÊBIRU . Nessa época já aparecia que viria  a ser uma de suas marcas registradas : a mistura de ritmos nordestinos com rock, mitologia e histórias em quadrinhos . Viveu grande fase na carreira entre 1977 e 1983 , quando além de emplacar vários sucessos como AVÔHAI , ADMIRÁVEL GADO NOVO  e FORÇA VERDE também compôs sucessos para sua então esposa , a cantora AMELINHA , especialmente a música MULHER NOVA, BONITA E  CARINHOSA  FAZ O HOMEM GEMER SEM SENTIR DOR ( a música foi o tema de abertura de um mini série da TV Globo sobre o famoso cangaceiro Lampião ) . Após a calmaria a tempestade ..........e entre 1985 e 1990 a carreira do cantor passa por sua pior fase , com acusações de plágios e a falta de grandes sucessos . Esse período de obscuridade só teve como exceção o sucesso de MISTÉRIOS DA MEIA NOITE , música que fez parte da trilha sonora da novela ROQUE SANTEIRO ( 1985 ) e que também é uma das músicas mais marcantes daquela novela .

 O reencontro com o sucesso viria em 1991 , com o disco BRASIL NORDESTE , cujo grande destaque é a música ENTRE A SERPENTE E A ESTRELA . Entre 2001 e 2011 o cantor gravou discos-cover de músicas daqueles que mais influenciaram sua carreira : RAUL SEIXAS , BOB DYLAN, LUIZ GONZAGA , JACKSON DO PANDEIRO e  BEATLES  e em setembro de 2013 , para a surpresa geral ele e os metaleiros da banda SEPULTURA dividiram o mesmo palco , em um show chamado ZÉPULTURA ..........Em 40 anos de carreira o veterano cantor gravou 27 discos . Outro característica marcante de Zé Ramalho é sua constante participação em discos de outros cantores ou em antologias ( discos com músicas interpretadas por vários cantores ) , até hoje foram nada menos do que 47 participações ! Este é ZÉ RAMLAHO DA PARAÍBA , cabra arretado do sertão , artistas talentoso e inovador ! O vídeo a seguir é o clipe da música ADMIRÁVEL GADO NOVO , presente no disco A PELEJA DO DIABO COM O DONO DO CÉU ( 1978 ) e cujas letras , infelizmente , continuam atuais ........AGORA OUÇA A VOZ VINDA DO SERTÃO !





Nenhum comentário:

Postar um comentário