segunda-feira, 28 de julho de 2014

Se Fosse Mais Do Que Um Olhar

Já há mais de um ano o leitor do ALAMEDA CULTURAL já se acostumou com as sempre críticas crônicas de DONALD MALSCHITZKY . Atento observador dos costumes e vícios da sociedade , como ele mesmo explicou em entrevista para o ALAMEDA CULTURAL , elas são escritas com a esperança de que sensibilizem quem as lê para o caminho do bom senso . Outro lado pouco conhecido do escritor são bentense é o de poeta.......

 Duas conclusões podem ser tiradas da crônica de hoje : 1- É uma poesia em forma de crônica e 2- É uma verdadeira viagem literária , partindo da literatura tupiniquim , citando personagens de MACHADO DE ASSIS , JOSÉ DE ALENCAR  e ÉRICO VERÍSSIMO ; passeando pela literatura estrangeira , com  personagens de nomes como PABLO NERUDA , MIGUEL DE CERVANTES , WILLIAM SHAKESPEARE  ,CONAN DOYLE  e até mesmo elementos da mitologia grega  e chegando ao final não muito feliz . CONFIRA :

"Esbararam-se . No susto ,  olharam-se  . Nos olhos . E seguem seus caminhos . Ele ainda se vira em busca de uma razão , não do olhar , mas de algo que explicasse a impressão que ficou . ' Bonito ' , pensa ela . Seguem seus caminhos .



 E se  ela fosse Diana , guerreira , pronta a lutar todas as batalhas  e vencê-las por ele ? Seguiriam por céus em busca da suprema luta , a que para sempre sublima os corações .

 Quem sabe os olhos de ressaca , igual aos de Capitu ,



 eternamente vítima do ciúme dos julgamentos decorrentes o embriagassem também e andassem bêbados  , rindo do mundo .

 Ou seria ela a ' Reina ' de Neruda , com sua coroa de cristal , pisando em tapetes imaginários , e ouviram juntos o hino que enche o mundo , mas que é reservado apenas aos ouvidos dos dois ?

 Poderia haver mel em seus lábios , como Iracema , desenhados apenas para adoçar os dias os dias de acordarem como um para ouvir o amanhecer .

 Ou Julieta ,



 perdida de amor  e perdendo-se  por ele , virando lenda , mulher que Helena  , a de Tróia , que também virou lenda e causou guerra .

 Mais forte seria Úrsula  , pilar de Macondo , a solitária cidade ou a mulher sem nome a guiar cegos , como faria com ele , homem , com sua cegueira que é dos homens .

 Poderia ele ser Romeu ,



 jurando e cumprindo , para sempre amá-la .

 Capitão Rodrigo , que depois de morto , ainda amou , mas poderia leva-la para mais longe de toda  dor  .

 Não , Don Juan , não ,



 mas , se tivesse dele o encantamento e de Heitor a bondade  e a justiça , talvez nem precisasse da força e da determinação de Hércules para carrega-la nos braços e soprar felicidade em seus cabelos .

 No início ela riria , mas depois cairia de amores por sua pureza se ele fosse Don Quixote e , por ela , desistisse  de Dulcinéia e a ensinasse a enfrentar gigantes disfarçados de moinhos .

 Sendo Alexandre , ela o ensinaria a andar em cada encosta conquistada .

 E se Sherlock , sagaz e observador  , trocasse seu cachimbo por beijos , interrompendo suas investigações somente para pedi-los e saboreá-los .

 Poderiam ser tantos ligados por um encontro , colados por um esbarrão , mas continuam assim  , ela simplesmente Maria , ele simplesmente João , em olhares que se perderam no éter sem nunca mais se encontrarem . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário