terça-feira, 1 de julho de 2014

Não Desista !

Um dos grandes sucessos do saudoso poeta-cantor CAZUZA foi IDEOLOGIA , música-título do seu terceiro disco solo , lançado em abril de 1988 . Na capa do disco aparecem símbolos de várias ideologias políticas e religiões como comunismo , anarquismo , cristianismo e budismo e a música-título é sobre um jovem que queria mudar o mundo . Desde tempos remotos existem pessoas que se dedicam à essa árdua tarefa e das mais variadas maneiras : criando e semeando  idéias e imaginando uma sociedade mais igualitária  , como o alemão KARL MARX ( considerado pai do comunismo ) ; fazendo a luta armada como o argentino CHE GUEVARA ; pregando a não violência e liderando campanhas de desobediência civil como o líder indiano MAHATMA GANDI ; realizando obras sociais como o cantor BONO VOX e o saudoso piloto  AIRTON SENNA , que criou as bases do instituto que leva seu nome pouco antes de morrer e também pelo mais nobre dos sentimentos , O AMOR , como o casal de atores hollywoodianos BRAD PITT e ANGELINA JOLIE e a joinvilense MÃE  ABIGAIL , que adotaram muitas crianças . MUDAR O MUNDO , este também é o tema da crônica de hoje , de autoria do jornalista ROBERTO SZABUNIA . CONFIRA :

"Quem já não levantou da cama , um dia , com vontade de mudar o mundo ? Alguns são radicais nos esforços de , efetivamente , fazer alguma coisa . É só ouvir ou ler alguma declaração dos nefastos black blocs ; eles , com sua  ânsia destruidora , querem fazer mudanças tipo Jack , o estripador ,



 reformando a sociedade .

 Além de não colaborar para uma mudança 'do bem' , acabam apenas sendo grotescos em seu vandalismo . Não brandem um só argumento que valha a pena analisar . Ora , se sua intenção é  'lutar por um mundo melhor' , pra que esconder a cara ?



 Aliás , por falar no assunto , aquele episódio do pai que arrancou o guri do meio de uma bagunça foi bem simbólico . Não passam de piás bagunceiros , dignos de uma chinelada na bunda ! (opa ! isso agora dá cana pro pai , não pode ! ) .

 Prefiro as pessoas que buscam mudanças de outras formas . Por exemplo , com seu trabalho . Simples , mas bem mais apropriado . É a tal história do passarinho combatendo o incêndio na floresta .



 Ele , sozinho , dificilmente , vai conseguir ,mas dando o exemplo , acaba congregando a comunidade , e aí a chance de sucesso aumenta .

 Uma situação assim pode ser vista num filme , 'Sangue No Gelo' ( The Frozen Ground , 2013 -FOTO ABAIXO ) ,



 um policial ambientado no Alasca . Nicolas Cage interpreta um investigador prestes a se aposentar , impedido pelo caso de um serial killer que vem eliminando mulheres . Baseado num caso real ocorrido nos anos 80 , o filme coloca o personagem de Cage num dilema entre a promessa feita à família , de se dedicar à esposa e aos filhos , e a missão como policial . A certa altura , a mulher , conformada com a dedicação do marido à profissão lhe diz : 'Sei que é difícil você mudar o mundo . Mas também sei que você nunca vai desistir . '

 O policial , no caso , é mais um pequeno pássaro enchendo o bico de água do riacho e tentando apagar o incêndio na floresta . Penso que , dessa forma , o esforço de mudança tem mais possibilidade de ser recompensado . Cada um tentando fazer  da melhor forma  a sua parte  , por menor que seja . Ditados populares não faltam para ilustrar a situação , desde 'uma andorinha não faz verão' até ' a união faz a  força '



 - eles se complementam , certo ?

 De nada adianta , insisto , sair por aí apedrejando fachada de banco ou queimando ônibus . Pelo contrário , isso só vai exigir mais esforço dos que realmente querem mudar o mundo e não só se divertir vandalizando .



 Então caro leitor , prezada leitora  , vá à luta , não desista . Se hoje , dia de Corpus Christi , sua missão é ajudar a comunidade a elaborar o tapete para a procissão ,



 ponha todo seu empenho na tarefa . É uma forma de colocar seu cérebro e seus braços a serviço do bem comum . A efêmera beleza do arranjo será um símbolo de seu desejo de mudança . Ainda que alguém ache que o mundo está bom assim , sempre há espaço para melhorias . É só não desistir ! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário