quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ardem , Lábaro e Estrelas

Como já era esperado , a seleção brasileira na última Copa bateu recordes ........só que negativos : a Copa de 2014 foi a que o Brasil sofreu mais gols : 18 , sendo 10 em apenas 2 jogos e a vergonhosa derrota para a Alemanha foi a maior goleada sofrida pelo Brasil na centenária história da seleção brasileira . Tão bisonhos quanto a participação do Brasil na Copa realizada em sua própria casa foram fatos ocorridos fora dos gramados como invasões de treinos por torcedores e apresentadores de televisão , jogadores sem comprometimento , mimados pela mídia , chorões e mais preocupados com as redes sociais e o marketing pessoal e ainda um técnico ultrapassado e e que perdeu completamente o controle do grupo . Como se não bastasse tudo isso , certos "torcedores" protagonizaram cenas de violência e vandalismo após a eliminação do Brasil da Copa , até mesmo queimando a bandeira nacional .........

  Em matéria de EDUCAÇÃO , infelizmente o Brasil sempre perdeu de goleada . Enquanto na vizinha Argentina , já no século 17 havia uma universidade na cidade de Córdoba , a primeira universidade brasileira só foi criada em 1912 , em Curitiba , e assim mesmo sendo de curta duração . E é justamente sobre a educação , ou melhor , a falta dela  , que a crônica de hoje , de JURA ARRUDA , aborda . CONFIRA :

"Vínhamos de todos os lugares com expectativa e apreensão amarradas como braçadeiras às mangas da camisa . Todas as glórias de antes trazíamos no peio apertado . Expurgaríamos a inglória de uma tarde tristonha de 1950 . ( ABAIXO , FOTO DO GOL URUGUAIO QUE TIROU O TÍTULO DA COPA DE 1950 DO BRASIL )



 Renovadas esperanças de vitória catártica flamejavam na atmosfera cobrindo as auras de incontinentis torcedores . Um telão a tudo mostrava sem cortes . Uma esquadra alemã impunha-se com maestria e assombro .



 ' O que está acontecendo ? ' , perguntavam-se  público e jogadores . Seis minutos de pane e a esperança flamejante sucumbiu diante de olhares incrédulos .



 Alguém do meu lado acendeu um fósforo e centenas de pessoas olharam para a chama como se vissem o fogo pela primeira vez . Hastes que sustentavam lábaro estrelado transformaram-se por encanto em tacapes . As melodias entoadas viraram gritos . Nós que não sabíamos distinguir uma partida de futebol de uma guerra milenar , ateamos fogo à bandeira nacional .



Urramos brutos , broncos , estúpidos  . Ardia lábaro e estrelas diante de filhos que não fogem à  luta  ; sequer sabem porque lutam .

 O futebol desmascara , desvenda , revela . O espetáculo repetiu-se em Copacabana , Joinville , Curitiba  e sabe-se lá quantas mais recônditas praças do país . Eventos assim separam com eficácia vândalos de torcedores . Torcedores sabem que uma derrota em uma partida de futebol , por mais inesperada e acachapante , não pode ser motivo para barbárie , não é motivo para queimar a bandeira de uma pátria , não é motivo para queimar estelas . Vândalos veem motivos onde há tristeza , veem desonra onde só há derrota .



 Envergonha-me não os sete gols sofridos , nem a falta de bons jogadores no meio-de-campo , sequer o noticiário de um jornal argentino a esfregar-nos o desastre . ( FOTO ABAIXO . O JORNAL CITADO É O JORNAL ESPORTIVO OLÉ ,  FAMOSO POR SUAS MANCHETES SENSACIOALISTAS E PELAS PROVOCAÇÕES AO FUTEBOL BRASILEIRO )



Envergonha-me ,  sim ,  a atitude pouco civilizada de brasileiros incultos e insanos . Que vergonha tenho desse povo que , é certo , por séculos foi privado de boa educação e de salário digno , mas não posso entender tal atitude . Sei da dificuldade vivida e da revolta aflorada , mas nada disso tira meu direito de envergonhar-me  , porque queimar a bandeira do país é não amá-lo , é prova de má educação , é desrespeito e crime . Coisas que no Brasil estamos fartos . O estopim que pôs fogo à bandeira nacional não foi o desejo de melhora social , mas o desequilíbrio de pessoas que colocam no futebol a esperança e a culpa por suas vidas inglórias . A luta , brasileiros , é outra e não passa por atitudes como essa . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário