segunda-feira, 14 de julho de 2014

Amanhã Foi Um Belo Dia

O HOMO SAPIENS , ou seja , a espécie humana moderna teria surgido na África entre 210.000 e 150.000 anos atrás  e deixado aquele continente em um pequeno grupo há cerce de 100.000 anos ( antes da espécie humana moderna existiram 19 espécies de hominídeos , sendo que uma delas , a dos NEANDERTAIS , conviveu com o Homo Sapiens durante cerce de 100.000 anos ) e desde então a humanidade têm feito conquistas incríveis : aumentou a expectativa de vida , a produtividade agrícola , conquistou praticamente todas as regiões do planeta , venceu distâncias físicas e de comunicação , chegou ao espaço e na Lua  e realizou progressos tecnológicos fantásticos como as invenções do telefone , avião , computador , automóvel ..........mas  tem uma coisa que a ciência ainda está "devendo" : UMA MÁQUINA QUE VIAJE NO TEMPO . Mas e se caso algum fato do passado e que determinou os rumos da humanidade for alterado , isso será bom ou ruim ? O tema , por si só fascinante , desperta polêmica e infindáveis discussões científicas , éticas e filosóficas . Na crônica de hoje ( escrita antes do jogo Brasil X Colômbia ) o jornalista ROBERTO SZABUNIA faz um exercício de imaginação e comenta de maneira bem humorada sobre o tema . CONFIRA :

" Como é ? Esse título é uma doideira do cronista , direis . Ou foi a Solange , nossa revisora , que comeu bola ? Nada disso , o título está correto . Garanto que 'amanhã foi um belo dia ' . Teve sol ,



fez um friozinho gostoso , a seleção depenou os colombianos e vou mais longe : sábado também foi legal .

 O leitor que me acompanha desde 2008 neste espaço sacou : andei fazendo mais uma de minhas malucas viagens no tempo e já estive na sexta e no sábado  .



 É que não aguentei a agonia de esperar o jogo , já pensou ter de suportar de novo aquele sufoco de sábado passado ? Mas não posso repetir a experiência e ver quem levanta a taça , pois minhas possibilidades de dobrar o tempo são limitadas : pro passado posso ir com frequência e sem limite de data , mas pro futuro só uma vez por ano , no máximo dois dias ; então já gastei a deste período .

 O tema 'viagem no tempo' me fascina - acho que exerce a mesma atração sobre a maioria da raça humana , especialmente quanto a possibilidade de saber o  que vai acontecer . De minha parte , sinceramente , viajar ao passado é melhor .



 Gosto da ideia de testemunhar ao vivo , fatos dos quais só tenho conhecimento através de testemunhas  orais ou pela arte ( literatura ou cinema ) .

 Também aprecio as previsões feitas por visionários  do passado  , tipo Júlio Verne ( FOTO ABAIXO )



 e sua bem embasada ficção científica ( de seu vasto legado literário - li todos os livros do francês - a obra de que mais gosto é 'Vinte Mil Léguas Submarinas ' , que também rendeu um belo filme produzido pelos estúdios Disney , em 1954 ) . Outro bom autor do gênero é o inglês Arthur C. Clarke .( FOTO ABAIXO )



 Dele , estou concluindo a leitura de 'O Fim da Infância' , talvez sua obra mais densa e apocalíptica . Recomendo ( e ofereço para quem quiser ler ) .

 Já vi e revi incontáveis filmes icônicos sobre o tema 'viagem no tempo' . Há os baseados na literatura , como 'Em Algum Lugar do Passado' ( livro de Richard Matheson ) e 'A Máquina do Tempo' ( H. G. Wells , outro visionário ) . Novos clássicos como a série 'De Volta para o Futuro ' e 'Peggy Sue -Seu Passado a Espera ' . Passado e futuro se fundem de maneira dramática ,  no filme 'Dias de Trovão' . Nesse , uma corporação desenvolve a tecnologia de viagem no tempo e organiza 'safaris' à pré-história .



 A condição , para os bilionários excursionistas  , é jamais interferir no ambiente , sob risco de alterar o futuro - ou seja , nosso 'presente' . Até que alguém deixa uma marca e......( vá ver o filme ) .

 Quero relatar minha mais recente viagem ao passado . Para quem ainda não leu meus relatos anteriores , esclareço : nunca sei para que época minha mente se desloca , e tampouco de que forma viajo ( na última , em abril , voltei no corpo de um cavalo , em 1880 , durante a colonização de Rio Negrinho ) .



 Só que como o espaço aqui terminou , vou marcar um encontro com os interessados em me ouvir : terça-feira que vem , às 18 horas , aqui na redação .

 Puxa , agora é que me dei conta : essa reunião da próxima terça , sobre viagem no tempo , foi transferida pra semana passada ."

Nenhum comentário:

Postar um comentário