sexta-feira, 20 de junho de 2014

Viagem Musical : O Poeta da Juventude

É muito provável que a redação com o título CASA VELHA , EM RUÍNAS .......tenha impressionado a professora daquele menino de apenas 6 anos e que muito tempo depois , já no início da década de 80 , os alunos daquele já jovem professor de Inglês tenham ficado impressionados com sua cultura e conhecimentos ; porém nenhum deles poderia imaginar que aquele rapaz seria um dos porta-vozes e símbolos da juventude brasileira , especialmente daquela juventude dos anos 80 , que viveu a transição da nada saudosa ditadura militar para a democracia  . Nascido no Rio de Janeiro em 27 de março de 1960 e radicado em Brasília a partir dos 13 anos de idade , após viver durante um breve período em Nova Iorque  , o rapaz e sua banda colocou Brasília , uma cidade mal vista por boa parte da população e tida como a "ilha da fantasia" no mapa da música  brasileira . RENATO MANFREDINI JÚNIOR , o RENATO RUSSO , é o típico exemplo de artista que se torna símbolo de um época e de uma geração e cujas obras continuam a ser lembradas durante décadas .

 Formado em Jornalismo e extremamente culto ( seu apelido veio de ROUSSEAU , filósofo suíço que viveu no século 18 ) , Renato  era ao mesmo tempo sensível , temperamental e briguento ; carismático e marrento . Sua vida foi também uma sucessão de revezes : uma rara infecção óssea que o deixou de cama por 6 meses quando tinha 15 anos de idade , tentativas de suicídio , drogas , álcool , o imenso problema em assumir sua homossexualidade.......Tudo começou em 1978 , naquele  ano algo vindo da Inglaterra fez a cabeça do então adolescente Renato Russo : O PUNK  . Ele , ANDRÉ PRETORIUS , FÊ LEMOS e ICO OURO PRETO formaram aquele que seria uma das bandas-símbolo do movimento punk em Brasília e cujo nome já era extremamente ousado : ABORTO ELÉTRICO . As desavenças entre Renato e o baterista Fê Lemos decretaram o fim da banda em 1981 e após um breve período em tocou cantando e tocando violão ( que lhe valeu o apelido de TROVADOR SOLITÁRIO ) , em maio de 1982  surgiu a LEGIÃO URBANA , que só no ano seguinte teria a sua formação clássica  : RENATO RUSSO , o guitarrista DADO VILLA LOBOS , o baterista MARCELO BONFÁ e o baixista RENATO ROCHA ( que saiu da banda em 1988 ) .

  A voz do contraditório e genial cantor foi silenciada à 1:15 do dia 11 de outubro de 1996 , morria aos 36 anos e vítima da AIDS . Onze dias mais tarde foi anunciado o que todos já sabiam : a LEGIÃO URBANA acabava . Em vida Renato gravou 10 discos ( dois deles solo ) e a Legião Urbana vendeu  cerca de 20 milhões de discos . A pós sua morte foram lançados 9 discos , sendo três deles com material então inédito ; foram produzidos 8 filmes a seu respeito , incluindo uma adaptação da extensa FAROESTE CABLOCO e ainda  publicados 2 livros : uma biografia e um livro espírita , que tria sido supostamente psicografado pelo próprio Renato ( ! ) . O que acabou de ser exposto é uma pequena demonstração da importância de Renato Russo para a história da música brasileira e , usando uma frase escrita por um ex-presidente da república : ELE SAIU DA VIDA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA !

  O primeiro vídeo postado é o clipe da música STRANI AMORE , o último vídeo gravado por Renato Russo ( em 1995 ) . A m´suíça foi originalmente gravada pela cantora LAURA PAUSINI  está no disco EQUILÍBRIO DISTANTE , com músicas em italiano . Já o outro vídeo é o clipe da música EU SEI , presente no disco QUE PAÍS É ESTE . Composta em 1982 ,a música só foi gravada em 1987 . AGORA OUÇA O POETA DA JUVENTUDE !

Nenhum comentário:

Postar um comentário