sexta-feira, 6 de junho de 2014

Viagem Musical : Alegria e Solidariedade

No tempo do faraós já se falava nela , sendo inclusive citada até mesmo na bíblia . Foi chamada durante certo tempo de ABISSÍNIA e junto com a Libéria foi uma das 2 nações africanas a jamais serem colônia de uma potência europeia . Esta é a antiquíssima Etiópia , que na década de 80 voltou a ser notícia  mas por algo nada agradável : correram o mundo imagens de pessoas famintas e esqueléticas . O cantor irlandês BOB GELDORF e o cantor inglês MIDGE URE  não apenas ficaram chocados , como todo o planeta , como também resolveram agir . Em 1984 foi realizado o concerto BAND AID , apenas com artistas e bandas ingleses e irlandeses e que acabou sendo um sucesso . Então , por que não organizar algo muito maior e fora dos limites do Reino Unido ?

 Em 13 de julho ( dia mundial do rock ) de 1985 era realizado o LIVE AID , cuja renda seria revertida em prol dos flagelados etíopes . O concerto foi realizado simultaneamente em 5 locais : Washington ( no estádio John Kennedy ) , Londres ( no histórico estádio de Wembley , que acabaria  sendo demolido em 2003 ) , Sidney ( Austrália ) , Japão e Moscou . Estima-se que cerca de 1 bilhão e meio de pessoas tenham assistido o evento pela televisão  em mais de 100 países  e arrecadou-se o equivalente hoje a cerca de 283 milhões de dólares . Em Wembley aconteceram 33 apresentações para um público estimado de 80.000 pessoas e em Washington  foram 42 apresentações para cerca de 99.000 pessoas ! Como se pode perceber os números são colossais e talvez esse tenha sido o maior evento artístico humanitário de todos os tempos .

 Porém nem tudo saiu às mil maravilhas........aconteceram vários problemas técnicos , como um gerador que estourou durante a apresentação da banda inglesa THE WHO em Wembley e um microfone defeituoso durante a apresentação de PAUL MACCARTNEY  também em Wembley ; acusações de cinismo e pura ação de marketing  contra os artistas que participaram do evento e ainda boa parte do dinheiro foi doado à ONGs da própria Etiópia , em sua maioria controladas pelo corrupto e autoritário governo então vigente naquele país  . Como se não bastasse aconteceram quatro  grandes ausências : os cantores JULIAN LENNON e PRINCE e as bandas TEARS FOR FEARS  e DEEP PURPLE .

 Imagine PHIL COLLINS , TINA TURNER e ERIC CLAPTON num mesmo show ........pois é os espectadores do LIVE AID ( FOTOS ABAIXO ) tiveram  o privilégio de acompanhar esse memorável momento . No vídeo a seguir eles tocam a música TEAR US APART . MERECE SER VISTO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário