quinta-feira, 12 de junho de 2014

O Que Significa ?

Localizado na península Ibérica , ponto de encontro entre Europa e África e região conhecida como esquina da Europa , Portugal ao longo de séculos teve o seu pequeno território invadido por diversos povos : celtas , romanos , godos , visigodos , mouros , alamanos e franceses . As invasões e o período em que os portugueses se lançaram ao mar, entrando em contato com culturas completamente diferentes e variadas fizeram com que a língua portuguesa se tornasse uma das vivas e dinâmicas do mundo , sempre estando em transformação . Tendo origem no LATIM VULGAR , uma versão mais simples da língua oficial do antigo Império Romano , a língua portuguesa também teve influência de inúmeras outras línguas como francês , inglês , espanhol , árabe e dialetos africanos .

 Um exemplo ? Você sabia que , por exemplo , a palavra CHOFER é de origem francesa  e seu sentido original não tem nada a ver com carro ? O escritor HILTON GORRESEN nos traz um interessante texto a respeito da origem dessa palavra . CONFIRA :



" Sempre me perguntei porque alguns termos automobilísticos tem origem francesa. Certamente porque muitos automóveis nos vieram por intermédio da França. Mas interessante é a origem do termo 'chofer '.
Antes do automóvel de motor a explosão, havia os veículos a vapor, como barcos e trens.  Como era preciso esquentar as caldeiras para movimentá-los, o encarregado disso era chamado de 'chaufeur' (esquentador).
Quando pintou a automóvel na França, não havia nome para designar seu condutor, por isso foi aproveitado o nome do condutor de trens. E como a língua francesa gozava na época de grande prestígio outros países, como o Brasil e a Espanha, adotarem esse nome."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário