quinta-feira, 12 de junho de 2014

Ai , Meus Bens !

Já dizia uma antiga canção da década de 70 , de autoria do sambista PAULINHO DA VIOLA , "DINHEIRO NA MÃO É VENDAVAL " . A música fez parte da trilha sonora da novela PECADO CAPITAL ( 1975-76) e pode perfeitamente ser o acompanhamento musical da crônica de hoje . Agora embarque em mais uma divertida aventura do irreverente escritor HILTON GORRESEN . CONFIRA :

"Dizem que só se conhecem bem as pessoas em certas ocasiões . Heranças e partilhas , por exemplo . Não existe ocasião melhor para que os tigres e tigresas mostrem as garras .

-Mas como ? Vivi quase 30 anos com ela e não sabia que era assim ! Está fazendo questão até de um mísero cinzeiro de R$ 1,99 .



-Você ousou exterminar o camundongo que fez ninho dentro do fogão ? Não pode mexer em nada na casa sem minha autorização . Exijo que reponha o camundongo .



 No caso de heranças também se veem coisas  grotescas  :

- O terno do velho fica pra mim !

- Terno ? Que terno ? Que eu saiba papai tinha um único terno , aquele com o qual foi enterrado .

- Pois é . Antes de fechar o caixão , fui lá e tirei o terno . Ele não ia precisar mesmo . E depois , pra que estragar a roupa ?



- Quero minha parte : você fica com as calças , eu fico com o paletó .

- E o pintinho do velho ( estou me referindo ao bebê galináceo  que , se resistir a essa partilha , um dia se tornará um belo espécime de crista carnuda e asas curtas e largas , o rei do galinheiro ) .

- Não abro mão do pintinho - desafia a irmã solteirona



 - Vocês já se apossaram do trombone de vara ( certamente , um deles ficou com o trombone , outro ficou coma vara ).



 Quando falo em partilhas , me vem á mente a história dos marrecos , que até parece conto infantil . Um fazendeiro , ao morrer , deixou três marrecos para repartir entre quatro herdeiros . Acho que se fosse apenas pelos irmãos , teriam resolvido entre eles . Mas seus cônjuges ( quero dizer , as respectivas mulheres ) não deixavam por menos :

- Seja firme , Osvaldo , não deixa teus irmãos te lesarem .

- Eu faço questão , Hermóneges , não é pelos bichos , mas o que é certo é certo . Vai lá , bate o pé !

- Não deixa as sirigaitas das tuas cunhadas levarem a melhor  , Valdício ; nós temos todo o direito .

  A última delas não disse nada , pois era de pouca conversa , mas olhou o marido com uma cara que não deixava a menor dúvida .



 Se a situação fosse inversa , quatro marrecos para três herdeiros , a coisa se resolvia facilmente : um penoso para cada um deles e o quarto seria convidado para ser o prato principal num saboroso jantar em família .



 Feitas as contas , daria 0,75 marrecos para cada um deles . Como resolveram o problema ? Fácil : para não sacrificarem os bichinhos , apelaram para a justiça de Salomão : cada um dos herdeiros ficava com os marrecos durante sete dias e meio . Num mês , os marrecos passavam pelo quintal de cada todos eles . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário