sexta-feira, 23 de maio de 2014

Viagem Musical : Voz de Prata

  Na metade da década de 50 ninguém em sã consciência poderia imaginar que um simples motorista de caminhão dos Estados Unidos , religioso e muito apegado  à sua mãe , não só seria um cantor de estrondoso sucesso como também faria uma revolução não apenas na história da música mundial como também na história da sociedade ocidental , influenciando milhões de jovens e músicos . Esse foi o rei do rock , ELVIS PRESLEY ( 1935- 1977 ) e um desses jovens foi um adolescente inglês , nascido na pequena Hounslow em 19 de agosto de 1945 e que já tinha a música correndo em suas veias : seu avô materno foi cantor de ópera profissional , educado em Milão . O rapaz chamava-se IAN GILLAN  e ainda adolescente fez parte das bandas THE SWEET e THE JELINS . Já adulto entrou na banda EPISODE SIX e aí sua carreira e sua própria vida começou a mudar.........

  Em março de 1968 surgia na Inglaterra uma das maiores bandas de rock de todos os tempos : DEEP PURPLE , e que logo acabou fazendo sucesso . Porém faltava uma voz que , digamos , desse mais adrenalina às canções da banda no lugar da voz "suave" do vocalista ROD EVANS . Em 1969 membros da banda assistiram a um show do Episode Six  e se impressionaram com a voz daquele jovem cantor da banda . Em julho daquele mesmo ano Ian Gillan  entrou  no Deep Purple e nos quatro anos seguintes a banda lançaria 3 discos de enorme sucesso : DEEP PURPLE INROCK ( 1970 ) , FIREBALL ( 1971) e MACHINE HEAD , disco que tem simplesmente um dos clássicos da história do rock : SMOKE ON THE WATER . Ian Gillan também tinha projetos paralelos : ele participou do musical JESUS CHRIST SUPERSATR  e ainda gravou algumas músicas do que seria uma trilha sonora para um filme infantil ( o disco só foi lançado em 1992 , com o nome de CHERKAZOO ) .

  O sucesso , porém , cobrou um preço caro : o pesado ritmo de trabalho da banda , com discos e shows em ritmo intenso , gerou um clima na tensão entre os seus  membros , especialmente entre Ian Gillan e o temperamental guitarrista RITCHIE BLACKMORE . Em junho de 1973 Ian Gillan deixava a banda e , desiludido da carreira artística , chegou a ser dono de hotel e de uma fábrica de motos . Coube ao ex-companheiro de banda e baixista ROGER GLOVER encorajar Ian Gillan a retomar a carreira e em 1976 ele formava a IAN GILLAN BAND , tendo também uma rápida passagem pelo BLACK SABBAH em 1983 . Em 1984 , para a alegria dos velhos fãs do Deep Purple , a banda voltava depois de 8 anos e com Ian Gillan nos vocais ; porém a velha rixa entre Ian Gillan e Ritchie Blackmore também voltou e em 1988 o cantor deixou mais uma vez o Deep Purple e recriou a sua antiga banda . Com o sucesso de seu disco solo NAKED THUNDER ( lançado em 1990 ) e a falta de carisma do limitado JOE LINN TURNER ( que havia substituído Gillan no Deep Purple ) Ian  Gillan acabou voltando de maneira definitiva para o Deep Purple em 1992 .

 Apelidado de SILVER VOICE ( Voz de Prata ) , existem duas lendas a seu respeito : a de que usava calças justíssimas para aumentar os famosos gritos ao fim  da música CHIL IN TIME ( um dos maiores sucessos do Deep Purple ) e a de que ficava nu no estúdio durante as gravações para se sentir mais a vontade..........O vídeo postado há pouco é o clipe da música NO GOOD LUCK , de 1990 , em que Ian Gillan aparece curtindo o Rio de Janeiro . AGORA OUÇA A VOZ DE PRATA !



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário