sexta-feira, 30 de maio de 2014

Viagem Musical : Saudade

O norte-americano LENNIE DALE ( 1934 - 1994 )  marcou época na história da dança brasileira . Em um país conservador , onde a profissão de dançarino é mal vista por muitos , no início da década de 70 ele criou um grupo de bailarinos chamado DIZI CROQUETTES , um misto de teatro e dança , sempre maquiados e que em muitos espetáculos se apresentavam semi nus . Uma verdadeira afronta não apenas a sociedade como também ao autoritário e moralista regime militar então vigente . Entre os alunos do grande coreógrafo , dançarino e ator norte-americano estava um jovem carioca chamado RONALDO RESEDÁ .

 O antigo aluno virou professor e teve  entre seus pupilos nomes que mais tarde marcariam época na história das telenovelas brasileiras : ZEZÉ MOTTA , MARÍLIA PÊRA , LUCÉLIA SANTOS e LAURO CORONA ( 1957-1989 ) . Artista completo , Ronaldo Resedá não era apenas dançarino  mas também ator . No espetáculo CAMARIM , de 1976 , ele revelou outro lado de seu talento : o de cantor . Tendo a honra de se apresentar com dois  grandes nomes da música brasileira , MARINA LIMA e ÂNGELA RORÔ , em 1979 ele gravou aquele que acabaria sendo seu único disco  e fez sucesso com músicas como KITCH ZONA SUL , MARROM GLACÊ e PLUMAS E PAETÊS , todas integrantes de trilhas sonoras de novelas da TV Globo . Era também o auge da disco music e com ela veio o apelido de KID DISCOTECA .

 Em 1984 a disco music já era coisa do passado mas Ronaldo ainda fazia algum sucesso . Ele encontrava-se na cidade maranhense de Imperatriz para uma apresentação quando a fatalidade bateu ás portas : em 12 de setembro ele morria , vítima de um tumor no cérebro , a pouco mais de um mês de completar 39 anos ( ele nasceu em 16 de outubro de 1945 ) . O vídeo a seguir é o clipe da música KITCH ZONA SUL , gravado bem ao estilo dos musicais norte-americanos da Broadway . AGORA OUÇA O SOM DO SAUDOSO E TALENTOSO DANÇARINO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário