terça-feira, 1 de abril de 2014

Manifesto líquido

Você já chegou a ficar alguns dias sem água ? Com certeza é uma experiência nada agradável e milhões de pessoas no mundo vivem com esse drama . Ao contrário do que muitos pensam o líquido vital para nossa existência é limitado e cidades como São Paulo já vivem o drama da ameaça de racionamento de água . Até mesmo o aquífero Guarani , uma das maiores reservas de água do mundo e que percorre vários estados brasileiros está ameaçado diante da constante poluição em alguns centros urbanos como Ribeirão Preto . O último parágrafo da crônica de hoje , de DONALD MALSCHITZKY , não deixa de ser um grito de alerta . CONFIRA : "Antes de você ser quase nada , eu já estava presente . Por longo caminho guiei sua semente e , por eu existir , ela conseguiu furar a parede e começar a ser você . Por intermináveis tempos inchei a barriga de sua mãe para protegê-lo . Imerso em mim , você nadava em paz . Eu era seu escudo e seu agasalho e sua cama e seu alimento . Caprichoso artista o esculpiu com tempo e amor . E eu também era você . Quase tudo era eu , em cada tecido , cada espaço . Houve o tempo de amadurecer e você desabrochou . Deixei de protege-lo , talvez imaginasse sua pequena mente , mas agora é que começava nossa comum história . Lembra que lhe disse que quase tudo era eu ? Você não se deu conta , mas eu continuava lhe rodeando , presente em tudo . Você descobriu 'pedra' e era eu , você 'grama' e era eu , você descobriu 'mãe' e era eu . Você respirava e eu entrava por suas narinas , você se movimentava e eu saía de seus poros , você balbuciava e eu lubrificava sua língua , você comia e era a mim que você engolia , você chorava e eu falava sua tristeza . Tudo era eu e você voltava para mim pensando que era ao aconchego do ventre que voltava . Batia-me com as mãos e minhas gotas desenhavam pérolas com sua alegria . A vida o puxou para cima e para os lados e seus olhos curiosos me descobriram pintando arco-íris , atapetando encostas e sendo cúmplice de suas travessuras . Você me absorvia rindo para o céu , pisando forte nas poças só para ver-me levantar vôo e traçar curvas na minha queda . Com o tempo , você foi definindo caminhos e quereres . Na sua cabeça nada em mim tinha descanso . E eu com você : lembra da primeira folha de papel em que você escreveu a primeira letra ? Fui eu que a fiz para você , assim como a árvore que partiu seu lápis ou o grafite que o recheou e a mesa onde você se apoiou . Seu caminho era meu caminho e por isso reguei a terra , para que você sentisse meu cheiro e a semente , novamente , desabrochasse e tivesse alimento e crescesse como você cresceu , e que a vida fosse abundante e tudo fosse suficiente para todos , e que eu levitasse por causa do sol e pintasse fantasias no céu e me derramasse em generosidade sempre . Fui você antes de seu início , sou você em cada instante . Abrando seu calor , lavo suas feridas , levo suas dores , sacio sua sede e sua fome . Sou rio , mar , gota , flor , fruto .Sou quase tudo . Sou vida . Sou eu que sobrevivo você , e você me trata assim ? "

Nenhum comentário:

Postar um comentário