quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Histórias do Hilton..............Relações de amor e ódio

Por inúmeros motivos até o sujeito mais valente tem algum medo ou trauma.....de altura,de avião,de escada rolante,do mar......o sempre irreverente HILTON GORRESEN tem seu medo com o elevador e este é o tema da crônica de hoje.CONFIRA! "Se há algo que pode marcar a vida de uma pessoa esse é a primeira vez em que fez alguma coisa.A primeira vez que a Dercy Gonçalves disse um palavrão. A primeira vez que o Papa rezou um 'Pai nosso'. Fora aquela primeira vez que todos querem saber dos famosos.Dessa não vou falar aqui,mesmo porque não sou famoso.Mas existem outras que me ficaram na memória e foram desastrosas. A primeira vez em que entrei num elevador.Bom,a gente só via elevador em filmes americanos. Uns vizinhos foram ao Rio de Janeiro e vieram contando maravilhas desse meio de transporte.Viraram quase heróis. Na década de 60,mal saído da adolescência,tive de ir ao Rio para tratar do início de minha vida profissional. Aí aproveitei para visitar um tio que morava em Copacabana,no quarto ou quinto andar.E ali estava ele,o elevador, com a porta aberta,esperando pelo meu ato de inauguração. Quando entrei,já havia umas duas pessoas.O elevador subiu.Eu esperava que deveria esperar quando o bicho parasse e as pessoas saíssem,para então apertar o botão de meu andar.Mas iam entrando mais e mais pessoas,que o apertavam antes que eu pudesse fazer isso.Eu ia ao décimo andar,ali entravam mais pessoas,e eu ia até o térreo,sem oportunidade de parar onde pretendia. Acabei voltando no oitavo andar e descendo pelas escadas.Ufa!Que coisa complicada era o elevador. A partir daí,começou minha relação de amor e ódio com ele.Só fui ter intimidade com esse maquinário quando vim para Joinville há alguns anos e passei a utilizá-lo diariamente.Descobri que andar de elevador é a melhor maneira de desfavorecer o diálogo.Se você levantar com o pé esquerdo,não tiver vontade de conversar ou olhar na cara de nimguém, entre num elevador cheio de gente. Passei anos subindo e descendo.A menos que você saiba voar ,o elevador é o caminho mais rápido ente dois pontos na vertical.Mas eis que um dia o bicho parou comigo dentro,sozinho. Acabou a luz do prédio.O barulho do maquinário pareceu morrer lentamente.Silêncio.E subitamente me senti como uma criança trancada num quarto escuro e sem portas.Tive a impressão de que o oxigênio ali dentro iria acabar em pouco tempo.Começei a suar ,as pernas bambearam.Apertei tudo quanto era botão. Adiantava gritar dentro daquele silêncio que absorveria minha voz?Felizmente,meu sufoco foi breve,a eletricidade voltou. Desde aquele dia passei a evitar elevadores.Só entro neles quando necessário.Mas ainda sinto um tremorzinho nas pernas."

Um comentário:

  1. Luciano,
    Quando quiser publicar algo meu, me mande um e-mail que enviarei o texto em word para facilitar.

    ResponderExcluir